Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Angela Marina Bravin dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929
Resumo: Este artigo discute a complexidade subjacente ao estudo, nas escolas brasileiras, das construções com verbos transitivos diretos combinados com a partícula “se”. Para tanto, parte de resultados de uma pesquisa sociolinguística desenvolvida em textos acadêmicos produzidos pela editora da UFRRJ. A investigação baseia-se nos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968) e tem por objetivo analisar o comportamento variável de tais construções em contextos de indeterminação do sujeito, a fim de mostrar que a dificuldade de o aluno compreendê-las está no fato de que a tradição gramatical as considera passivas, mas, na verdade, trata-se de formas ativas com o traço [+referência arbitrária], variando com a 1ª pessoa do plural.
id USP-36_e488b22def9307a1ea3c063bb6661fbd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/77929
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching PortugueseVariação em construções com se: um desafio para o ensino de portuguêsSociolinguisticLinguistic variationIndeterminacy of the subjectConstructions with ifPortuguese teaching.SociolinguísticaVariação linguísticaIndeterminação do sujeitoConstruções com seEnsino de Língua Portuguesa.Este artigo discute a complexidade subjacente ao estudo, nas escolas brasileiras, das construções com verbos transitivos diretos combinados com a partícula “se”. Para tanto, parte de resultados de uma pesquisa sociolinguística desenvolvida em textos acadêmicos produzidos pela editora da UFRRJ. A investigação baseia-se nos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968) e tem por objetivo analisar o comportamento variável de tais construções em contextos de indeterminação do sujeito, a fim de mostrar que a dificuldade de o aluno compreendê-las está no fato de que a tradição gramatical as considera passivas, mas, na verdade, trata-se de formas ativas com o traço [+referência arbitrária], variando com a 1ª pessoa do plural.This article discusses the complexity underlying the study, in Brazilian schools, of constructions with direct transitive verbs combined with the particle “if”. To this end, the start point is the results of a sociolinguistic survey conducted in academic texts produced by the publishers of UFRRJ. The research is based on the Theory of Variation and Change (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968), aiming at analyzing the behavior of such variable constructions in contexts of indeterminacy of the subject, in order to show that the difficulty of the student in understanding them is the fact that the grammatical tradition considers them as passive, but actually they are active forms with the feature [+arbitrary reference], varying with the 1st person of plural.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/7792910.11606/issn.2236-4242.v27i1p76-86Linha D'Água; v. 27 n. 1 (2014): Teorias gramaticais: gramática, uso e variação linguística em contextos de língua materna e estrangeira; 76-862236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929/84808Copyright (c) 2014 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Angela Marina Bravin dos2022-03-25T13:46:38Zoai:revistas.usp.br:article/77929Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:45.842853Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese
Variação em construções com se: um desafio para o ensino de português
title Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese
spellingShingle Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese
Santos, Angela Marina Bravin dos
Sociolinguistic
Linguistic variation
Indeterminacy of the subject
Constructions with if
Portuguese teaching.
Sociolinguística
Variação linguística
Indeterminação do sujeito
Construções com se
Ensino de Língua Portuguesa.
title_short Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese
title_full Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese
title_fullStr Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese
title_full_unstemmed Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese
title_sort Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese
author Santos, Angela Marina Bravin dos
author_facet Santos, Angela Marina Bravin dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguistic
Linguistic variation
Indeterminacy of the subject
Constructions with if
Portuguese teaching.
Sociolinguística
Variação linguística
Indeterminação do sujeito
Construções com se
Ensino de Língua Portuguesa.
topic Sociolinguistic
Linguistic variation
Indeterminacy of the subject
Constructions with if
Portuguese teaching.
Sociolinguística
Variação linguística
Indeterminação do sujeito
Construções com se
Ensino de Língua Portuguesa.
description Este artigo discute a complexidade subjacente ao estudo, nas escolas brasileiras, das construções com verbos transitivos diretos combinados com a partícula “se”. Para tanto, parte de resultados de uma pesquisa sociolinguística desenvolvida em textos acadêmicos produzidos pela editora da UFRRJ. A investigação baseia-se nos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968) e tem por objetivo analisar o comportamento variável de tais construções em contextos de indeterminação do sujeito, a fim de mostrar que a dificuldade de o aluno compreendê-las está no fato de que a tradição gramatical as considera passivas, mas, na verdade, trata-se de formas ativas com o traço [+referência arbitrária], variando com a 1ª pessoa do plural.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929
10.11606/issn.2236-4242.v27i1p76-86
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v27i1p76-86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929/84808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 27 n. 1 (2014): Teorias gramaticais: gramática, uso e variação linguística em contextos de língua materna e estrangeira; 76-86
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893930778624