Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929 |
Resumo: | Este artigo discute a complexidade subjacente ao estudo, nas escolas brasileiras, das construções com verbos transitivos diretos combinados com a partícula “se”. Para tanto, parte de resultados de uma pesquisa sociolinguística desenvolvida em textos acadêmicos produzidos pela editora da UFRRJ. A investigação baseia-se nos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968) e tem por objetivo analisar o comportamento variável de tais construções em contextos de indeterminação do sujeito, a fim de mostrar que a dificuldade de o aluno compreendê-las está no fato de que a tradição gramatical as considera passivas, mas, na verdade, trata-se de formas ativas com o traço [+referência arbitrária], variando com a 1ª pessoa do plural. |
id |
USP-36_e488b22def9307a1ea3c063bb6661fbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/77929 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching PortugueseVariação em construções com se: um desafio para o ensino de portuguêsSociolinguisticLinguistic variationIndeterminacy of the subjectConstructions with ifPortuguese teaching.SociolinguísticaVariação linguísticaIndeterminação do sujeitoConstruções com seEnsino de Língua Portuguesa.Este artigo discute a complexidade subjacente ao estudo, nas escolas brasileiras, das construções com verbos transitivos diretos combinados com a partícula “se”. Para tanto, parte de resultados de uma pesquisa sociolinguística desenvolvida em textos acadêmicos produzidos pela editora da UFRRJ. A investigação baseia-se nos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968) e tem por objetivo analisar o comportamento variável de tais construções em contextos de indeterminação do sujeito, a fim de mostrar que a dificuldade de o aluno compreendê-las está no fato de que a tradição gramatical as considera passivas, mas, na verdade, trata-se de formas ativas com o traço [+referência arbitrária], variando com a 1ª pessoa do plural.This article discusses the complexity underlying the study, in Brazilian schools, of constructions with direct transitive verbs combined with the particle “if”. To this end, the start point is the results of a sociolinguistic survey conducted in academic texts produced by the publishers of UFRRJ. The research is based on the Theory of Variation and Change (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968), aiming at analyzing the behavior of such variable constructions in contexts of indeterminacy of the subject, in order to show that the difficulty of the student in understanding them is the fact that the grammatical tradition considers them as passive, but actually they are active forms with the feature [+arbitrary reference], varying with the 1st person of plural.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/7792910.11606/issn.2236-4242.v27i1p76-86Linha D'Água; v. 27 n. 1 (2014): Teorias gramaticais: gramática, uso e variação linguística em contextos de língua materna e estrangeira; 76-862236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929/84808Copyright (c) 2014 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Angela Marina Bravin dos2022-03-25T13:46:38Zoai:revistas.usp.br:article/77929Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:45.842853Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese Variação em construções com se: um desafio para o ensino de português |
title |
Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese |
spellingShingle |
Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese Santos, Angela Marina Bravin dos Sociolinguistic Linguistic variation Indeterminacy of the subject Constructions with if Portuguese teaching. Sociolinguística Variação linguística Indeterminação do sujeito Construções com se Ensino de Língua Portuguesa. |
title_short |
Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese |
title_full |
Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese |
title_fullStr |
Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese |
title_full_unstemmed |
Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese |
title_sort |
Variation in Constructions with se: a Challenge for Teaching Portuguese |
author |
Santos, Angela Marina Bravin dos |
author_facet |
Santos, Angela Marina Bravin dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Angela Marina Bravin dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociolinguistic Linguistic variation Indeterminacy of the subject Constructions with if Portuguese teaching. Sociolinguística Variação linguística Indeterminação do sujeito Construções com se Ensino de Língua Portuguesa. |
topic |
Sociolinguistic Linguistic variation Indeterminacy of the subject Constructions with if Portuguese teaching. Sociolinguística Variação linguística Indeterminação do sujeito Construções com se Ensino de Língua Portuguesa. |
description |
Este artigo discute a complexidade subjacente ao estudo, nas escolas brasileiras, das construções com verbos transitivos diretos combinados com a partícula “se”. Para tanto, parte de resultados de uma pesquisa sociolinguística desenvolvida em textos acadêmicos produzidos pela editora da UFRRJ. A investigação baseia-se nos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968) e tem por objetivo analisar o comportamento variável de tais construções em contextos de indeterminação do sujeito, a fim de mostrar que a dificuldade de o aluno compreendê-las está no fato de que a tradição gramatical as considera passivas, mas, na verdade, trata-se de formas ativas com o traço [+referência arbitrária], variando com a 1ª pessoa do plural. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929 10.11606/issn.2236-4242.v27i1p76-86 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v27i1p76-86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/77929/84808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 27 n. 1 (2014): Teorias gramaticais: gramática, uso e variação linguística em contextos de língua materna e estrangeira; 76-86 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893930778624 |