Gêneros textuais mobilizados para o repertório sociocultural produtivo em redações do Enem 2022
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221823 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem, edição de 2022, cujos repertórios socioculturais produtivos se baseiam em gêneros textuais. A fundamentação teórico-metodológica está inserida na teoria dos gêneros textuais desenvolvida pela Escola de Genebra, com o apoio de Bronckart (1999, 2000, 2003, 2006), além de Baltar (2007), Bertucci (2021), Bunzen (2004), Rojo (2008), entre outros autores. O corpus da pesquisa é composto por vinte e sete redações nota mil da edição de 2022 do Enem, publicadas pela revista Cartilha Redação a Mil 5.0. Como resultado, observou-se a recorrência do gênero textual normativo (Constituição Federal de 1988) em nove redações, além de outros quatorze gêneros utilizados pelos participantes para compor o repertório sociocultural produtivo. Isso possibilita o entendimento de que deve haver um esforço na formação acadêmica dos alunos voltado para o ensino e a aprendizagem da diversidade de gêneros textuais que possam auxiliá-los não apenas a desenvolver uma escrita autônoma, mas também a participar de práticas de interação social mais significativas. |
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Gêneros textuais mobilizados para o repertório sociocultural produtivo em redações do Enem 2022Textual genres mobilized for the productive sociocultural repertoire in essays of the 2022 EnemInteracionismo sociodiscursivoPráticas de interação socialTexto dissertativo-argumentativoSociodiscursive interactionismSocial interaction practicesDissertative-argumentative textEste artigo tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem, edição de 2022, cujos repertórios socioculturais produtivos se baseiam em gêneros textuais. A fundamentação teórico-metodológica está inserida na teoria dos gêneros textuais desenvolvida pela Escola de Genebra, com o apoio de Bronckart (1999, 2000, 2003, 2006), além de Baltar (2007), Bertucci (2021), Bunzen (2004), Rojo (2008), entre outros autores. O corpus da pesquisa é composto por vinte e sete redações nota mil da edição de 2022 do Enem, publicadas pela revista Cartilha Redação a Mil 5.0. Como resultado, observou-se a recorrência do gênero textual normativo (Constituição Federal de 1988) em nove redações, além de outros quatorze gêneros utilizados pelos participantes para compor o repertório sociocultural produtivo. Isso possibilita o entendimento de que deve haver um esforço na formação acadêmica dos alunos voltado para o ensino e a aprendizagem da diversidade de gêneros textuais que possam auxiliá-los não apenas a desenvolver uma escrita autônoma, mas também a participar de práticas de interação social mais significativas.This article aims to analyze the top-scoring essays from the 2022 Enem (Brazilian National High School Exam), whose productive sociocultural repertoires are based on textual genres. The theoretical and methodological foundation is grounded in the genre theory developed by the Geneva School, alongside Bronckart (1999, 2000, 2003, 2006), as well as Baltar (2007), Bertucci (2021), Bunzen (2004), Rojo (2008), among other authors. The corpus consists of twenty-seven top-scoring essays from the 2022 edition of the Enem, published in the Cartilha Redação a Mil 5.0 magazine. The results showed the recurrence of the normative genre (1988 Federal Constitution) in nine essays, along with fourteen other genres used by participants to compose the productive sociocultural repertoire. This suggests that academic training should focus on teaching and learning a variety of textual genres, which can help students not only develop autonomous writing skills but also engage in more meaningful social interaction practices.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2024-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/22182310.11606/issn.2236-4242.v37i3p313-328Linha D'Água; v. 37 n. 3 (2024): Linguagem/linguagens em estudos textuais, enunciativos e discursivos; 313-3282236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221823/208805Copyright (c) 2024 Ademir Juvêncio da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ademir Juvêncio da2024-10-04T20:22:29Zoai:revistas.usp.br:article/221823Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-10-04T20:22:29Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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