Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/149354
Resumo: José Wasth Rodrigues (1891-1957) – artista multifacetado, estudioso e escritor – teve carreira longeva e profícua. Com obras em diversos museus, órgãos públicos e coleções privadas, colaborou no projeto visual de Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) para o Museu Paulista em diversos períodos e espaços expositivos. Entre outras obras, são de sua autoria os quatro painéis que apresentam personagens essenciais para a colonização de São Paulo no período quinhentista: D. João III (1932), Martim Afonso de Souza (1932), João Ramalho e filho (1934) e Cacique Tibiriçá e neto (1934). Essas pinturas, realizadas na década de 1930, tiveram como mote as comemorações do IV Centenário da fundação do povoado de São Vicente. As próprias telas, modelos anteriores desses personagens, estudos, reproduções e releituras das pinturas passam a circular em diferentes suportes e épocas. As obras produzidas naquele período – visuais e textuais – advêm de um grupo de profissionais engajados em uma construção histórica do Brasil, tendo como centro o estado de São Paulo no seu período formacional, salientando fatos que colaboraram para a ampliação do território, interiorização da população, crescimento econômico, usos e costumes. Também nos anos 1930, questões  ligadas ao patrimônio arquitetônico e cultural começam a ser esboçadas. Como esses temas passam a ser visualizados nas paredes do Museu Paulista? Como se dá a recepção e a comunicação de tais obras e discursos?  
id USP-37_70074b6f27cbf9a98a240a3317500fae
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/149354
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu PaulistaBetween friction and serenity, the pathway to the countryside: the panels of Wasth Rodrigues in the peristyle of Museu PaulistaMuseu PaulistaHistorical paintingPictureJosé Wasth RodriguesAfonso d’Escragnolle TaunayMuseu PaulistaPintura históricaRetratoJosé Wasth RodriguesAfonso d’Escragnolle TaunayJosé Wasth Rodrigues (1891-1957) – artista multifacetado, estudioso e escritor – teve carreira longeva e profícua. Com obras em diversos museus, órgãos públicos e coleções privadas, colaborou no projeto visual de Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) para o Museu Paulista em diversos períodos e espaços expositivos. Entre outras obras, são de sua autoria os quatro painéis que apresentam personagens essenciais para a colonização de São Paulo no período quinhentista: D. João III (1932), Martim Afonso de Souza (1932), João Ramalho e filho (1934) e Cacique Tibiriçá e neto (1934). Essas pinturas, realizadas na década de 1930, tiveram como mote as comemorações do IV Centenário da fundação do povoado de São Vicente. As próprias telas, modelos anteriores desses personagens, estudos, reproduções e releituras das pinturas passam a circular em diferentes suportes e épocas. As obras produzidas naquele período – visuais e textuais – advêm de um grupo de profissionais engajados em uma construção histórica do Brasil, tendo como centro o estado de São Paulo no seu período formacional, salientando fatos que colaboraram para a ampliação do território, interiorização da população, crescimento econômico, usos e costumes. Também nos anos 1930, questões  ligadas ao patrimônio arquitetônico e cultural começam a ser esboçadas. Como esses temas passam a ser visualizados nas paredes do Museu Paulista? Como se dá a recepção e a comunicação de tais obras e discursos?   José Wasth Rodrigues (1891-1957) – a multifaceted artist, scholar and writer – enjoyed a long and fruitful career. With works in various museums, public offices and private collections, Wasth Rodrigues collaborated in the visual project of Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) for the Museu Paulista in various periods and exhibition spaces. Among other works, four panels authored by him present fundamental characters for the colonization of São Paulo in the sixteenth century: D. João III (1932), Martim Afonso de Souza (1932), João Ramalho e filho (1934) and Cacique Tibiriçá e neto (1934). These paintings – made in the 1930s – were motivated by the celebrations of the 4th Centenary of the foundation of the village of São Vicente. Previous models of these characters, studies, reproductions, new versions and these very paintings thus began to circulate in different media and periods. The works produced in that period – visual and textual – come from a group of professionals engaged in a historical construction of Brazil, having the state of São Paulo as the center in its formational period, highlighting facts that contributed to the expansion of territory, movement toward the countryside, economic growth, uses and customs. Issues related to the architectural and cultural heritage also began to be outlined during the 1930s. How were these themes observed on the walls of Museu Paulista? How such works and narratives are received and communicated?   Universidade de São Paulo. Museu Paulista2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/14935410.1590/1982-02672019v27e21d2Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 27 (2019); 1-581982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/149354/157379https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/149354/157380Copyright (c) 2019 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ana Paula2020-06-25T15:55:10Zoai:revistas.usp.br:article/149354Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2020-06-25T15:55:10Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
Between friction and serenity, the pathway to the countryside: the panels of Wasth Rodrigues in the peristyle of Museu Paulista
title Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
spellingShingle Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
Nascimento, Ana Paula
Museu Paulista
Historical painting
Picture
José Wasth Rodrigues
Afonso d’Escragnolle Taunay
Museu Paulista
Pintura histórica
Retrato
José Wasth Rodrigues
Afonso d’Escragnolle Taunay
title_short Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
title_full Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
title_fullStr Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
title_full_unstemmed Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
title_sort Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
author Nascimento, Ana Paula
author_facet Nascimento, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Museu Paulista
Historical painting
Picture
José Wasth Rodrigues
Afonso d’Escragnolle Taunay
Museu Paulista
Pintura histórica
Retrato
José Wasth Rodrigues
Afonso d’Escragnolle Taunay
topic Museu Paulista
Historical painting
Picture
José Wasth Rodrigues
Afonso d’Escragnolle Taunay
Museu Paulista
Pintura histórica
Retrato
José Wasth Rodrigues
Afonso d’Escragnolle Taunay
description José Wasth Rodrigues (1891-1957) – artista multifacetado, estudioso e escritor – teve carreira longeva e profícua. Com obras em diversos museus, órgãos públicos e coleções privadas, colaborou no projeto visual de Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) para o Museu Paulista em diversos períodos e espaços expositivos. Entre outras obras, são de sua autoria os quatro painéis que apresentam personagens essenciais para a colonização de São Paulo no período quinhentista: D. João III (1932), Martim Afonso de Souza (1932), João Ramalho e filho (1934) e Cacique Tibiriçá e neto (1934). Essas pinturas, realizadas na década de 1930, tiveram como mote as comemorações do IV Centenário da fundação do povoado de São Vicente. As próprias telas, modelos anteriores desses personagens, estudos, reproduções e releituras das pinturas passam a circular em diferentes suportes e épocas. As obras produzidas naquele período – visuais e textuais – advêm de um grupo de profissionais engajados em uma construção histórica do Brasil, tendo como centro o estado de São Paulo no seu período formacional, salientando fatos que colaboraram para a ampliação do território, interiorização da população, crescimento econômico, usos e costumes. Também nos anos 1930, questões  ligadas ao patrimônio arquitetônico e cultural começam a ser esboçadas. Como esses temas passam a ser visualizados nas paredes do Museu Paulista? Como se dá a recepção e a comunicação de tais obras e discursos?  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/149354
10.1590/1982-02672019v27e21d2
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/149354
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672019v27e21d2
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/149354/157379
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/149354/157380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 27 (2019); 1-58
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222816777273344