Olhando o passado no Palácio Tiradentes: um retrato coletivo da autoridade republicana disfarçado de esperança
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/150702 |
Resumo: | Este artigo busca discutir o histórico da criação do Palácio Tiradentes dentro do contexto de construção de edifícios públicos que marcaram a autoridade do governo republicano brasileiro na cidade do Rio de Janeiro durante as primeiras décadas do século XX. Procura compreender as relações simbólicas pretendidas pela comissão responsável na escolha do programa iconográfico adotado para a decoração do Palácio Tiradentes. Apresenta um estudo de caso sobre uma das pinturas decorativas que compõem o programa iconográfico do Palácio Tiradentes, a saber: a obra Assinatura da Constituição de 1891 (1926) de autoria de Eliseu Visconti. O objetivo é entender as intenções simbólicas inerentes à escolha do tema da Constituição de 1891 dentro de um programa iconográfico de diretrizes republicanas. E, por fim, refletir sobre como Eliseu Visconti tratou e reinventou o tema da Constituição dentro de certa tradição artística. |
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Olhando o passado no Palácio Tiradentes: um retrato coletivo da autoridade republicana disfarçado de esperançaLooking at the past at Tiradentes Palace: a collective portrait of republican authority disguised as hopeTiradentes PalaceConstitution of 1891Eliseu ViscontiBrazilian art in the first RepublicPalácio TiradentesConstituição de 1891Eliseu ViscontiArte brasileira na Primeira RepúblicaEste artigo busca discutir o histórico da criação do Palácio Tiradentes dentro do contexto de construção de edifícios públicos que marcaram a autoridade do governo republicano brasileiro na cidade do Rio de Janeiro durante as primeiras décadas do século XX. Procura compreender as relações simbólicas pretendidas pela comissão responsável na escolha do programa iconográfico adotado para a decoração do Palácio Tiradentes. Apresenta um estudo de caso sobre uma das pinturas decorativas que compõem o programa iconográfico do Palácio Tiradentes, a saber: a obra Assinatura da Constituição de 1891 (1926) de autoria de Eliseu Visconti. O objetivo é entender as intenções simbólicas inerentes à escolha do tema da Constituição de 1891 dentro de um programa iconográfico de diretrizes republicanas. E, por fim, refletir sobre como Eliseu Visconti tratou e reinventou o tema da Constituição dentro de certa tradição artística.This articule aims discuss the history of the Tiradentes Palace’s creation in the contexto of the publics building constructions that marked the brazilian republican government authority at the Rio de Janeiro city during the firts decade of the twenthy decades. It try to understand the symbolics relations meant for the comitee responsible for the choice the iconographic program adopted to de Tiradentes Palace’s decoration. It also presentes a case study about one of decorative paintings that composse the Tiradentes Palace’s iconographic program: the work Signing of the Constitution of 1891 (1926) by Eliseu Visconti. The objective is to undertand the symbolic intentions inherents to the choise oh the Constitutions if the 1891 subject within a guidelines republican iconographic program. After all, to reflect about hou Eliseu Visconti took care and reinvented the theme of the Constitution inside some tradition artistic.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/15070210.1590/1982-02672019v27e09Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 27 (2019); 1-241982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/150702/156589Copyright (c) 2019 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Fabíola Cristina2020-06-25T15:55:22Zoai:revistas.usp.br:article/150702Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2020-06-25T15:55:22Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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