A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5426 |
Resumo: | A emergência disciplinar das ciências humanas, especialmente da geografia e da etnologia, caminhou, desde o início do século, ao lado da formação das coleções fotográficas e de outras séries figurativas inscritas na construção de representações nacionais internacionalmente comparáveis, ancoradas no regionalismo. Neste artigo, os desenhos de Percy Lau para a série "Tipos e aspectos do Brasil", em seção da Revista Brasileira de Geografia a partir de 1939, são colocados em relação com outras "visões iconográficas" do Brasil moderno - no caso, as fotografias dos franceses Pierre Monbeig e Marcel Gautherot. Na associação de imagens em séries correlatas evidencia-se uma cultura visual que se generaliza, num momento em que tanto a viagem individual como o ato de fotografar se tornam práticas cada vez mais comuns e acessíveis. A convergência de representações de uma mesma geração convida-nos a detectar na mise en serie as convenções visuais e os parâmetros do estilo documentário de uns e de outros, para que se chegue a uma síntese sobre o pensamento imagético da época. As imagens evidenciam itinerários figurativos geograficamente coincidentes resultando em representações que, por extensão e repetição, tornam-se ícones. Os tipos e aspectos da série de Percy Lau e os textos que os acompanham inscrevem-se na geografia vidaliana, uma das matrizes intelectuais da geografia brasileira, em momento de sua institucionalização, em pleno Estado Novo. Se história, viagem e imagem apóiam-se no comparatismo, recuperar os modelos de conhecimento na base das representações, tecendo as persistências, apropriações, transformações e hibridismos das séries iconográficas em todos os níveis, é um vasto programa de pesquisas abertas ao diálogo interdisciplinar. |
id |
USP-37_93f58684ea3daab38822ca419d2e40b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/5426 |
network_acronym_str |
USP-37 |
network_name_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno Iconografia geográficaTipos e aspectosPaisagem humanaRegionalismoImagens da naçãoGeografia humanaGeographic IconographyTypes and AspectsHuman LandscapeRegionalismImages of NationHuman Geography A emergência disciplinar das ciências humanas, especialmente da geografia e da etnologia, caminhou, desde o início do século, ao lado da formação das coleções fotográficas e de outras séries figurativas inscritas na construção de representações nacionais internacionalmente comparáveis, ancoradas no regionalismo. Neste artigo, os desenhos de Percy Lau para a série "Tipos e aspectos do Brasil", em seção da Revista Brasileira de Geografia a partir de 1939, são colocados em relação com outras "visões iconográficas" do Brasil moderno - no caso, as fotografias dos franceses Pierre Monbeig e Marcel Gautherot. Na associação de imagens em séries correlatas evidencia-se uma cultura visual que se generaliza, num momento em que tanto a viagem individual como o ato de fotografar se tornam práticas cada vez mais comuns e acessíveis. A convergência de representações de uma mesma geração convida-nos a detectar na mise en serie as convenções visuais e os parâmetros do estilo documentário de uns e de outros, para que se chegue a uma síntese sobre o pensamento imagético da época. As imagens evidenciam itinerários figurativos geograficamente coincidentes resultando em representações que, por extensão e repetição, tornam-se ícones. Os tipos e aspectos da série de Percy Lau e os textos que os acompanham inscrevem-se na geografia vidaliana, uma das matrizes intelectuais da geografia brasileira, em momento de sua institucionalização, em pleno Estado Novo. Se história, viagem e imagem apóiam-se no comparatismo, recuperar os modelos de conhecimento na base das representações, tecendo as persistências, apropriações, transformações e hibridismos das séries iconográficas em todos os níveis, é um vasto programa de pesquisas abertas ao diálogo interdisciplinar. The disciplinary emergence of the human sciences, specially Geography and Ethnology, has evolved, from the beginning of the century, alongside the formation of photographic collections and other figurative series inscribed in the construction of internationally comparable national representations, anchored on regionalism. In this article, Percy Lau's drawings for the series "Types and Aspects of Brazil", in a section of the Revista Brasileira de Geografia magazine from 1939 onwards, are compared to other "iconographic views" of modern Brazil - in this case the photographs by Frenchmen Pierre Monbeig and Marcel Gautherot. A visual culture in the process of generalization is highlighted in the association of images in correlated series, at a moment when both the solo journey and the act of photographing ad become increasingly common and accessible practices. The convergence of representations by one same generation invites us to detect in the mise-en-serie the visual conventions and the documentary style parameters of one and the other, so that a synthesis of the imagistic thought of the era is arrived at. The images evidence geographically coincident figurative itineraries, resulting in representations that, by extension and repetition, become icons. The types and aspects of Percy Lau's series and the texts accompanying it are inscribed within the Vidalian geography, one of the intellectual matrices of Brazilian geography, in its moment of institutionalization, during the Estado Novo period. If history, travel and image lean on comparativeness, weaving persistencies, appropriations, transformations and hybridisms of the iconographic in all levels, then it constitutes a vast research program open to interdisciplinary dialogue. Universidade de São Paulo. Museu Paulista2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/542610.1590/S0101-47142005000200003Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 13 n. 2 (2005); 21-72 1982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5426/6956Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngotti-Salgueiro, Heliana2020-06-25T15:58:14Zoai:revistas.usp.br:article/5426Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2020-06-25T15:58:14Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno |
title |
A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno |
spellingShingle |
A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno Angotti-Salgueiro, Heliana Iconografia geográfica Tipos e aspectos Paisagem humana Regionalismo Imagens da nação Geografia humana Geographic Iconography Types and Aspects Human Landscape Regionalism Images of Nation Human Geography |
title_short |
A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno |
title_full |
A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno |
title_fullStr |
A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno |
title_full_unstemmed |
A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno |
title_sort |
A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras "visões iconográficas" do Brasil moderno |
author |
Angotti-Salgueiro, Heliana |
author_facet |
Angotti-Salgueiro, Heliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angotti-Salgueiro, Heliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iconografia geográfica Tipos e aspectos Paisagem humana Regionalismo Imagens da nação Geografia humana Geographic Iconography Types and Aspects Human Landscape Regionalism Images of Nation Human Geography |
topic |
Iconografia geográfica Tipos e aspectos Paisagem humana Regionalismo Imagens da nação Geografia humana Geographic Iconography Types and Aspects Human Landscape Regionalism Images of Nation Human Geography |
description |
A emergência disciplinar das ciências humanas, especialmente da geografia e da etnologia, caminhou, desde o início do século, ao lado da formação das coleções fotográficas e de outras séries figurativas inscritas na construção de representações nacionais internacionalmente comparáveis, ancoradas no regionalismo. Neste artigo, os desenhos de Percy Lau para a série "Tipos e aspectos do Brasil", em seção da Revista Brasileira de Geografia a partir de 1939, são colocados em relação com outras "visões iconográficas" do Brasil moderno - no caso, as fotografias dos franceses Pierre Monbeig e Marcel Gautherot. Na associação de imagens em séries correlatas evidencia-se uma cultura visual que se generaliza, num momento em que tanto a viagem individual como o ato de fotografar se tornam práticas cada vez mais comuns e acessíveis. A convergência de representações de uma mesma geração convida-nos a detectar na mise en serie as convenções visuais e os parâmetros do estilo documentário de uns e de outros, para que se chegue a uma síntese sobre o pensamento imagético da época. As imagens evidenciam itinerários figurativos geograficamente coincidentes resultando em representações que, por extensão e repetição, tornam-se ícones. Os tipos e aspectos da série de Percy Lau e os textos que os acompanham inscrevem-se na geografia vidaliana, uma das matrizes intelectuais da geografia brasileira, em momento de sua institucionalização, em pleno Estado Novo. Se história, viagem e imagem apóiam-se no comparatismo, recuperar os modelos de conhecimento na base das representações, tecendo as persistências, apropriações, transformações e hibridismos das séries iconográficas em todos os níveis, é um vasto programa de pesquisas abertas ao diálogo interdisciplinar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5426 10.1590/S0101-47142005000200003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5426 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0101-47142005000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5426/6956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 13 n. 2 (2005); 21-72 1982-0267 0101-4714 reponame:Anais do Museu Paulista (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
collection |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaismp@usp.br |
_version_ |
1800222815154077696 |