Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Junior, Carlos Rogerio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/140262
Resumo: O artigo tem por objeto as cinco pinturas de Oscar Pereira da Silva realizadas sob encomenda da diretoria do Museu Paulista na pessoa de Afonso Taunay e destinadas à sala Antiga Iconografia Paulista, aberta ao público em 1922. Atenta-se para a escolha das matrizes visuais selecionadas por Taunay, de autoria de Hercule Florence, Aimé-Adrien Taunay e Jean-Baptiste Debret, datadas das primeiras décadas do século XIX e ampliadas em óleo sobre tela por Pereira da Silva quase cem anos depois. Diante da escassa iconografia sobre o passado paulista, a produção de tais imagens, baseadas em documentos tidos como autênticos dentro da concepção histórica de Taunay, poderia informar os visitantes a respeito de temas relacionados à história de São Paulo, como as monções e as bandeiras. São discutidas ainda as alterações realizadas no momento da ampliação dos desenhos, gravuras e ilustrações tomadas como fontes visuais para as pinturas, com o objetivo de realçar ou obscurecer certos elementos contidos nessas imagens, adequando-as ao discurso exaltativo proposto pelo Museu. Suas portas eram reabertas justamente para celebrar o Centenário da Independência e demonstrar a pujança econômica e política do estado de São Paulo diante dos demais estados da federação, atribuindo-a a atos protagonizados pelos paulistas e compreendidos como heroicos.
id USP-37_9f49de97b2ebd70968fcba21aaaf71c1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/140262
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da SilvaFrom quills to brushes: the past of São Paulo (re)created in orders from Afonso Taunay to Oscar Pereira da SilvaAfonso TaunayPaitingOscar Pereira da SilvaAntiga iconografia paulistacommissionAfonso TaunayPinturaOscar Pereira da SilvaAntiga iconografia paulistaEncomendaO artigo tem por objeto as cinco pinturas de Oscar Pereira da Silva realizadas sob encomenda da diretoria do Museu Paulista na pessoa de Afonso Taunay e destinadas à sala Antiga Iconografia Paulista, aberta ao público em 1922. Atenta-se para a escolha das matrizes visuais selecionadas por Taunay, de autoria de Hercule Florence, Aimé-Adrien Taunay e Jean-Baptiste Debret, datadas das primeiras décadas do século XIX e ampliadas em óleo sobre tela por Pereira da Silva quase cem anos depois. Diante da escassa iconografia sobre o passado paulista, a produção de tais imagens, baseadas em documentos tidos como autênticos dentro da concepção histórica de Taunay, poderia informar os visitantes a respeito de temas relacionados à história de São Paulo, como as monções e as bandeiras. São discutidas ainda as alterações realizadas no momento da ampliação dos desenhos, gravuras e ilustrações tomadas como fontes visuais para as pinturas, com o objetivo de realçar ou obscurecer certos elementos contidos nessas imagens, adequando-as ao discurso exaltativo proposto pelo Museu. Suas portas eram reabertas justamente para celebrar o Centenário da Independência e demonstrar a pujança econômica e política do estado de São Paulo diante dos demais estados da federação, atribuindo-a a atos protagonizados pelos paulistas e compreendidos como heroicos.This article focuses on the five paintings by Oscar Pereira da Silva (1865 [7?] – 1939), commissioned by Museu Paulista’s board of directors, represented by Afonso d'Escragnolle Taunay (1876 – 1958), and destined to the Antiga Iconografia Paulista (Ancient São Paulo’s Iconography) room, which was opened to the public in 1922. Attention is drawn to the visual matrices selected by Taunay, such as those made by Hercule Florence (1804 – 1879), Aimé-Adrien Taunay (1803 – 1828) and Jean-Baptiste Debret (1768 – 1848), dating from the first decades of the 19th century and enlarged by Pereira da Silva in oil on canvas paintings almost 100 years later. Given the scarce iconography inherited from the past of São Paulo, the production of such images based on documents that were considered as authentic in Taunay's historical conception, would inform visitors about themes related to the history of São Paulo, such as monsoons and bandeiras. Changes that were made when enlarging the drawings, engravings and illustrations are also discussed, since these were taken as visual sources for the paintings, highlighting or obscuring certain elements contained in these images, adapting them to the glorification discourse proposed within the Museum. Its doors were reopened precisely for the celebrations of the Brazilian Independence Centenary, in a period when the economic and political strength of the state of São Paulo, when compared to other states of the federation, was justified by acts considered as heroic that were conducted by paulistas, as these paintings would attest.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/14026210.1590/1982-02672018v26e34Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e341982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/140262/148875Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Junior, Carlos Rogerio2019-03-08T18:05:08Zoai:revistas.usp.br:article/140262Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2019-03-08T18:05:08Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
From quills to brushes: the past of São Paulo (re)created in orders from Afonso Taunay to Oscar Pereira da Silva
title Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
spellingShingle Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
Lima Junior, Carlos Rogerio
Afonso Taunay
Paiting
Oscar Pereira da Silva
Antiga iconografia paulista
commission
Afonso Taunay
Pintura
Oscar Pereira da Silva
Antiga iconografia paulista
Encomenda
title_short Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
title_full Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
title_fullStr Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
title_full_unstemmed Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
title_sort Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendadas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
author Lima Junior, Carlos Rogerio
author_facet Lima Junior, Carlos Rogerio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Junior, Carlos Rogerio
dc.subject.por.fl_str_mv Afonso Taunay
Paiting
Oscar Pereira da Silva
Antiga iconografia paulista
commission
Afonso Taunay
Pintura
Oscar Pereira da Silva
Antiga iconografia paulista
Encomenda
topic Afonso Taunay
Paiting
Oscar Pereira da Silva
Antiga iconografia paulista
commission
Afonso Taunay
Pintura
Oscar Pereira da Silva
Antiga iconografia paulista
Encomenda
description O artigo tem por objeto as cinco pinturas de Oscar Pereira da Silva realizadas sob encomenda da diretoria do Museu Paulista na pessoa de Afonso Taunay e destinadas à sala Antiga Iconografia Paulista, aberta ao público em 1922. Atenta-se para a escolha das matrizes visuais selecionadas por Taunay, de autoria de Hercule Florence, Aimé-Adrien Taunay e Jean-Baptiste Debret, datadas das primeiras décadas do século XIX e ampliadas em óleo sobre tela por Pereira da Silva quase cem anos depois. Diante da escassa iconografia sobre o passado paulista, a produção de tais imagens, baseadas em documentos tidos como autênticos dentro da concepção histórica de Taunay, poderia informar os visitantes a respeito de temas relacionados à história de São Paulo, como as monções e as bandeiras. São discutidas ainda as alterações realizadas no momento da ampliação dos desenhos, gravuras e ilustrações tomadas como fontes visuais para as pinturas, com o objetivo de realçar ou obscurecer certos elementos contidos nessas imagens, adequando-as ao discurso exaltativo proposto pelo Museu. Suas portas eram reabertas justamente para celebrar o Centenário da Independência e demonstrar a pujança econômica e política do estado de São Paulo diante dos demais estados da federação, atribuindo-a a atos protagonizados pelos paulistas e compreendidos como heroicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/140262
10.1590/1982-02672018v26e34
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/140262
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672018v26e34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/140262/148875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e34
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222816696532992