Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5530 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar os fotógrafos brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho e suas fotografias. Assim, contextualiza-se o período de fins da década de 1940 até 1964, ano da morte de Oiticica Filho, abordando a história da fotografia brasileira e sua relação com a história da arte, bem como a questão da abstração. Desse modo, temos a história da fotografia moderna brasileira relacionada com os movimentos concretos e neoconcretos. Ao mesmo tempo, este artigo busca também fazer uma revisão crítica dos textos escritos sobre estes fotógrafos e suas imagens, a fim de estabelecer sua importância além do campo fotográfico. |
id |
USP-37_d4666ee1dd71848ba4cf7ff955943d6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/5530 |
network_acronym_str |
USP-37 |
network_name_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) FotografiaExperimentaçãoVanguardasGeraldo de BarrosJosé Oiticica FilhoFotógrafos brasileirosPhotographyExperimentationAvant-gardeGeraldo de BarrosJosé Oiticica FilhoBrazilian photographers O presente artigo tem por objetivo apresentar os fotógrafos brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho e suas fotografias. Assim, contextualiza-se o período de fins da década de 1940 até 1964, ano da morte de Oiticica Filho, abordando a história da fotografia brasileira e sua relação com a história da arte, bem como a questão da abstração. Desse modo, temos a história da fotografia moderna brasileira relacionada com os movimentos concretos e neoconcretos. Ao mesmo tempo, este artigo busca também fazer uma revisão crítica dos textos escritos sobre estes fotógrafos e suas imagens, a fim de estabelecer sua importância além do campo fotográfico. The objective of this paper is to introduce the Brazilian photographers Geraldo de Barros and José Oiticica Filho and their work. Set between the late 1940s and 1964 - the year of Oticica Filho's death - the article discusses the history of Brazilian photography and how it relates to the history of art, as well as the issue of abstraction. By doing so, it shows how the history of modern Brazilian photography interacts with the concrete and neoconcrete art movements. In addition, the author offers a critical review of the texts written about these two photographers and their images as a means to determine their importance beyond the field of photography. Universidade de São Paulo. Museu Paulista2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/553010.1590/S0101-47142010000100007Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 18 n. 1 (2010); 207-228 1982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5530/7060Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessEtcheverry, Carolina2020-06-25T15:57:13Zoai:revistas.usp.br:article/5530Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2020-06-25T15:57:13Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) |
title |
Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) |
spellingShingle |
Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) Etcheverry, Carolina Fotografia Experimentação Vanguardas Geraldo de Barros José Oiticica Filho Fotógrafos brasileiros Photography Experimentation Avant-garde Geraldo de Barros José Oiticica Filho Brazilian photographers |
title_short |
Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) |
title_full |
Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) |
title_fullStr |
Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) |
title_full_unstemmed |
Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) |
title_sort |
Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) |
author |
Etcheverry, Carolina |
author_facet |
Etcheverry, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Etcheverry, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Experimentação Vanguardas Geraldo de Barros José Oiticica Filho Fotógrafos brasileiros Photography Experimentation Avant-garde Geraldo de Barros José Oiticica Filho Brazilian photographers |
topic |
Fotografia Experimentação Vanguardas Geraldo de Barros José Oiticica Filho Fotógrafos brasileiros Photography Experimentation Avant-garde Geraldo de Barros José Oiticica Filho Brazilian photographers |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar os fotógrafos brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho e suas fotografias. Assim, contextualiza-se o período de fins da década de 1940 até 1964, ano da morte de Oiticica Filho, abordando a história da fotografia brasileira e sua relação com a história da arte, bem como a questão da abstração. Desse modo, temos a história da fotografia moderna brasileira relacionada com os movimentos concretos e neoconcretos. Ao mesmo tempo, este artigo busca também fazer uma revisão crítica dos textos escritos sobre estes fotógrafos e suas imagens, a fim de estabelecer sua importância além do campo fotográfico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5530 10.1590/S0101-47142010000100007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5530 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0101-47142010000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5530/7060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 18 n. 1 (2010); 207-228 1982-0267 0101-4714 reponame:Anais do Museu Paulista (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
collection |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaismp@usp.br |
_version_ |
1800222815742328832 |