Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521 |
Resumo: | A partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-se a obra do entomólogo e fotógrafo José Oiticica Filho (1906-1964). Aqui é analisada sua produção fotográfica, contemplando a relação com suas pesquisas e métodos científicos e a aproximação com os movimentos concreto e neoconcreto. É apontada, também, a aproximação de sua obra com a fotografia alemã após a Segunda Guerra Mundial, em particular os grupos fotoform e subjektive fotografie |
id |
USP-45_5797c20ca409e937f69025d60a0a82c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/105521 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica FilhoOn the wings of moths: José Oiticica Filho's science and photographyfotografia moderna brasileiravanguardas modernas brasileirasJosé Oiticica FilhoJOFfotografia alemãFotoformSubjektive fotografieBrazilian modern photographyJosé Oiticica FilhoJOFBrazilian modern avant-gardesGerman photographyFotoformSubjektive fotografieA partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-se a obra do entomólogo e fotógrafo José Oiticica Filho (1906-1964). Aqui é analisada sua produção fotográfica, contemplando a relação com suas pesquisas e métodos científicos e a aproximação com os movimentos concreto e neoconcreto. É apontada, também, a aproximação de sua obra com a fotografia alemã após a Segunda Guerra Mundial, em particular os grupos fotoform e subjektive fotografieFrom the second half of the 1940s and more so in the 1950s, Brazilian photography renewed itself, initially within the photoclub circuits, in particular the Foto Cine Clube Bandeirantes in São Paulo, and later in the context of Brazilian constructivist movements. In this scenario, stands out the work of entomologist and photographer José Oiticica Filho (1906-1964). Analyzed here is his photographic production, its close relationship to his scientific research and methods as well as his encounter with the Brazilian Concrete and Neoconcrete Movements. Addressed also is the proximity of his work to the post-second World War German photography, particularly the fotoform and subjektive fotografie groups.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10552110.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105521ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 31-49ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 31-49ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 31-492178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521/104179Copyright (c) 2015 Andreas Valentininfo:eu-repo/semantics/openAccessValentin, Andreas2016-01-14T11:07:53Zoai:revistas.usp.br:article/105521Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:53ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho On the wings of moths: José Oiticica Filho's science and photography |
title |
Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho |
spellingShingle |
Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho Valentin, Andreas fotografia moderna brasileira vanguardas modernas brasileiras José Oiticica Filho JOF fotografia alemã Fotoform Subjektive fotografie Brazilian modern photography José Oiticica Filho JOF Brazilian modern avant-gardes German photography Fotoform Subjektive fotografie |
title_short |
Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho |
title_full |
Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho |
title_fullStr |
Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho |
title_full_unstemmed |
Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho |
title_sort |
Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho |
author |
Valentin, Andreas |
author_facet |
Valentin, Andreas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentin, Andreas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia moderna brasileira vanguardas modernas brasileiras José Oiticica Filho JOF fotografia alemã Fotoform Subjektive fotografie Brazilian modern photography José Oiticica Filho JOF Brazilian modern avant-gardes German photography Fotoform Subjektive fotografie |
topic |
fotografia moderna brasileira vanguardas modernas brasileiras José Oiticica Filho JOF fotografia alemã Fotoform Subjektive fotografie Brazilian modern photography José Oiticica Filho JOF Brazilian modern avant-gardes German photography Fotoform Subjektive fotografie |
description |
A partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-se a obra do entomólogo e fotógrafo José Oiticica Filho (1906-1964). Aqui é analisada sua produção fotográfica, contemplando a relação com suas pesquisas e métodos científicos e a aproximação com os movimentos concreto e neoconcreto. É apontada, também, a aproximação de sua obra com a fotografia alemã após a Segunda Guerra Mundial, em particular os grupos fotoform e subjektive fotografie |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521 10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105521 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521/104179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Andreas Valentin info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Andreas Valentin |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 31-49 ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 31-49 ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 31-49 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292227940352 |