Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentin, Andreas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521
Resumo: A partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-se a obra do entomólogo e fotógrafo José Oiticica Filho (1906-1964). Aqui é analisada sua produção fotográfica, contemplando a relação com suas pesquisas e métodos científicos e a aproximação com os movimentos concreto e neoconcreto. É apontada, também, a aproximação de sua obra com a fotografia alemã após a Segunda Guerra Mundial, em particular os grupos fotoform e subjektive fotografie
id USP-45_5797c20ca409e937f69025d60a0a82c4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105521
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica FilhoOn the wings of moths: José Oiticica Filho's science and photographyfotografia moderna brasileiravanguardas modernas brasileirasJosé Oiticica FilhoJOFfotografia alemãFotoformSubjektive fotografieBrazilian modern photographyJosé Oiticica FilhoJOFBrazilian modern avant-gardesGerman photographyFotoformSubjektive fotografieA partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-se a obra do entomólogo e fotógrafo José Oiticica Filho (1906-1964). Aqui é analisada sua produção fotográfica, contemplando a relação com suas pesquisas e métodos científicos e a aproximação com os movimentos concreto e neoconcreto. É apontada, também, a aproximação de sua obra com a fotografia alemã após a Segunda Guerra Mundial, em particular os grupos fotoform e subjektive fotografieFrom the second half of the 1940s and more so in the 1950s, Brazilian photography renewed itself, initially within the photoclub circuits, in particular the Foto Cine Clube Bandeirantes in São Paulo, and later in the context of Brazilian constructivist movements. In this scenario, stands out the work of entomologist and photographer José Oiticica Filho (1906-1964). Analyzed here is his photographic production, its close relationship to his scientific research and methods as well as his encounter with the Brazilian Concrete and Neoconcrete Movements. Addressed also is the proximity of his work to the post-second World War German photography, particularly the fotoform and subjektive fotografie groups.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10552110.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105521ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 31-49ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 31-49ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 31-492178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521/104179Copyright (c) 2015 Andreas Valentininfo:eu-repo/semantics/openAccessValentin, Andreas2016-01-14T11:07:53Zoai:revistas.usp.br:article/105521Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:53ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
On the wings of moths: José Oiticica Filho's science and photography
title Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
spellingShingle Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
Valentin, Andreas
fotografia moderna brasileira
vanguardas modernas brasileiras
José Oiticica Filho
JOF
fotografia alemã
Fotoform
Subjektive fotografie
Brazilian modern photography
José Oiticica Filho
JOF
Brazilian modern avant-gardes
German photography
Fotoform
Subjektive fotografie
title_short Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
title_full Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
title_fullStr Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
title_full_unstemmed Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
title_sort Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
author Valentin, Andreas
author_facet Valentin, Andreas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentin, Andreas
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia moderna brasileira
vanguardas modernas brasileiras
José Oiticica Filho
JOF
fotografia alemã
Fotoform
Subjektive fotografie
Brazilian modern photography
José Oiticica Filho
JOF
Brazilian modern avant-gardes
German photography
Fotoform
Subjektive fotografie
topic fotografia moderna brasileira
vanguardas modernas brasileiras
José Oiticica Filho
JOF
fotografia alemã
Fotoform
Subjektive fotografie
Brazilian modern photography
José Oiticica Filho
JOF
Brazilian modern avant-gardes
German photography
Fotoform
Subjektive fotografie
description A partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-se a obra do entomólogo e fotógrafo José Oiticica Filho (1906-1964). Aqui é analisada sua produção fotográfica, contemplando a relação com suas pesquisas e métodos científicos e a aproximação com os movimentos concreto e neoconcreto. É apontada, também, a aproximação de sua obra com a fotografia alemã após a Segunda Guerra Mundial, em particular os grupos fotoform e subjektive fotografie
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521
10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105521
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105521/104179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Andreas Valentin
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Andreas Valentin
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 31-49
ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 31-49
ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 31-49
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292227940352