Pensando a espiritualidade no ensino de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benko, Maria Antonieta
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Silva, Maria Júlia Paes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16062
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a opinião dos docentes de enfermagem sobre a espiritualidade e a assistência espiritual no ensino de graduação, identificando sua presença no ensino atual e propondo aspectos para a sua abordagem junto aos alunos. Foram entrevistados 24 docentes durante o mês de novembro de 1994 e 95,8% responderam considerar o homem um ser espiritual, citando diferentes maneiras de como essa dimensão altera e influencia seu dia-a-dia; 66,6% referiram ser importante o ensino da assistência espiritual na graduação. Frente a diversidade dos conceitos e respostas ficou evidenciada a necessidade de reflexão conjunta.
id USP-38_002a60cfc7c327b1e69c58a123dd3a54
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16062
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Pensando a espiritualidade no ensino de graduaçãoThinking about spirituality within nursing undergraduate programPensando en la espiritualidad en la enseñanza de pre-gradospiritualityspiritual assistanceespiritualidadasistencia espiritualespiritualidadeassistência espiritualO presente trabalho teve como objetivo verificar a opinião dos docentes de enfermagem sobre a espiritualidade e a assistência espiritual no ensino de graduação, identificando sua presença no ensino atual e propondo aspectos para a sua abordagem junto aos alunos. Foram entrevistados 24 docentes durante o mês de novembro de 1994 e 95,8% responderam considerar o homem um ser espiritual, citando diferentes maneiras de como essa dimensão altera e influencia seu dia-a-dia; 66,6% referiram ser importante o ensino da assistência espiritual na graduação. Frente a diversidade dos conceitos e respostas ficou evidenciada a necessidade de reflexão conjunta.This article aimed at identifying the opinion of nurses' teachers about spirituality and spiritual assistance within their education program, as well as its presence in courses and their suggestions about spiritual aspects to be included. 24 teachers were interviewed during November 1994; 95,8% of them thought the human being to be a spiritual being, mentioning ways this dimension alter and influences daily life; 66,6% of the teachers thought about the importance to include spiritual assistance within their educational program. In the light of the variety of answers the authors emphasize the importance to reflect about this subject.El presente trabajo tuvo como objetivos verificar la opinión de docentes de enfermería sobre la espiritualidad y la enseñanza de la asistencia espiritual en los cursos de pre-grado, identificando su presencia en la enseñanza actual y proponiendo aspectos para su abordaje con los alumnos. Fueron entrevistados 24 docentes durante el mes de noviembre de 1994 y 95,8% consideran el hombre cómo un ser espiritual, citando diferentes maneras de cómo esa dimensión altera e influye en su día a día, 66,6% hicieron referencia a la importancia de que la asistencia espiritual sea abordada en el pre-grado. Frente a la diversidad de los conceptos y respuestas se hizo evidente la necesidad de reflexiones conjuntas.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1996-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1606210.1590/S0104-11691996000100007Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 4 n. 1 (1996); 71-85Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 Núm. 1 (1996); 71-85Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 No. 1 (1996); 71-851518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16062/17633Benko, Maria AntonietaSilva, Maria Júlia Paes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:46:07Zoai:revistas.usp.br:article/16062Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:46:07Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando a espiritualidade no ensino de graduação
Thinking about spirituality within nursing undergraduate program
Pensando en la espiritualidad en la enseñanza de pre-grado
title Pensando a espiritualidade no ensino de graduação
spellingShingle Pensando a espiritualidade no ensino de graduação
Benko, Maria Antonieta
spirituality
spiritual assistance
espiritualidad
asistencia espiritual
espiritualidade
assistência espiritual
title_short Pensando a espiritualidade no ensino de graduação
title_full Pensando a espiritualidade no ensino de graduação
title_fullStr Pensando a espiritualidade no ensino de graduação
title_full_unstemmed Pensando a espiritualidade no ensino de graduação
title_sort Pensando a espiritualidade no ensino de graduação
author Benko, Maria Antonieta
author_facet Benko, Maria Antonieta
Silva, Maria Júlia Paes da
author_role author
author2 Silva, Maria Júlia Paes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benko, Maria Antonieta
Silva, Maria Júlia Paes da
dc.subject.por.fl_str_mv spirituality
spiritual assistance
espiritualidad
asistencia espiritual
espiritualidade
assistência espiritual
topic spirituality
spiritual assistance
espiritualidad
asistencia espiritual
espiritualidade
assistência espiritual
description O presente trabalho teve como objetivo verificar a opinião dos docentes de enfermagem sobre a espiritualidade e a assistência espiritual no ensino de graduação, identificando sua presença no ensino atual e propondo aspectos para a sua abordagem junto aos alunos. Foram entrevistados 24 docentes durante o mês de novembro de 1994 e 95,8% responderam considerar o homem um ser espiritual, citando diferentes maneiras de como essa dimensão altera e influencia seu dia-a-dia; 66,6% referiram ser importante o ensino da assistência espiritual na graduação. Frente a diversidade dos conceitos e respostas ficou evidenciada a necessidade de reflexão conjunta.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16062
10.1590/S0104-11691996000100007
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16062
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691996000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16062/17633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 4 n. 1 (1996); 71-85
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 Núm. 1 (1996); 71-85
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 No. 1 (1996); 71-85
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444189845487616