Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436 |
Resumo: | Objetivo: traduzir e adaptar a Facilitator Competency Rubric para o idioma português e a cultura brasileira, e analisar as propriedades de medida. Método: estudo metodológico que cumpriu as etapas de tradução, síntese das traduções, back translation , revisão por um comitê de especialistas composto por sete profissionais, teste da versão pré-final com 33 facilitadores de simulação e submissão à autora do instrumento original. Para a validação de conteúdo, foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo e o Coeficiente de Kappa modificado. Para a confiabilidade foram avaliados o α de Cronbach e o Coeficiente de Correlação Intraclasse por 52 e 15 facilitadores de simulação, respectivamente. Resultados: foram realizadas duas rodadas de avaliação do conteúdo, com mudança de 19 itens na primeira avaliação e três itens na segunda. A escala geral alcançou α de Cronbach de 0,98 e Coeficientes de Correlação Intraclasse de 0,95 a 0,97. Conclusão: a Facilitator Competency Rubric foi traduzida e adaptada culturalmente à realidade brasileira e apresentou validade de conteúdo, confiabilidade e estabilidade, com resultados seguros para uso no ensino e na pesquisa. |
id |
USP-38_01766911db4b915c592ff705a81a1bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/227436 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica Cultural adaptation and evaluation of the measurement properties of the Facilitator Competency Rubric for clinical simulation facilitatorsAdaptación cultural y evaluación de las propiedades de medición de la Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulación clínicaSimulation Training; Surveys and Questionnaires; Education; Teaching; Faculty Professional CompetenceEntrenamiento Simulado; Encuestas y Cuestionarios; Educación; Enseñanza; Docentes; Competencia ProfesionalTreinamento por Simulação; Inquéritos e Questionários; Educação; Ensino; Docentes; Competência ProfissionalObjetivo: traduzir e adaptar a Facilitator Competency Rubric para o idioma português e a cultura brasileira, e analisar as propriedades de medida. Método: estudo metodológico que cumpriu as etapas de tradução, síntese das traduções, back translation , revisão por um comitê de especialistas composto por sete profissionais, teste da versão pré-final com 33 facilitadores de simulação e submissão à autora do instrumento original. Para a validação de conteúdo, foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo e o Coeficiente de Kappa modificado. Para a confiabilidade foram avaliados o α de Cronbach e o Coeficiente de Correlação Intraclasse por 52 e 15 facilitadores de simulação, respectivamente. Resultados: foram realizadas duas rodadas de avaliação do conteúdo, com mudança de 19 itens na primeira avaliação e três itens na segunda. A escala geral alcançou α de Cronbach de 0,98 e Coeficientes de Correlação Intraclasse de 0,95 a 0,97. Conclusão: a Facilitator Competency Rubric foi traduzida e adaptada culturalmente à realidade brasileira e apresentou validade de conteúdo, confiabilidade e estabilidade, com resultados seguros para uso no ensino e na pesquisa.Objective: translate and adapt the Facilitator Competency Rubric to the Portuguese language and the Brazilian culture, and analyze the measurement properties. Method: methodological study that completed the steps of translation, synthesis of translations, back translation, review by a Committee of Experts composed of 7 professionals, testing of the pre-final version with 33 simulation facilitators, and submission to the author of the original instrument. For content validation, the Content Validity Index and the modified Kappa Coefficient were calculated. For reliability, Cronbach’s α and the Intraclass Correlation Coefficient were evaluated by 52 and 15 simulation facilitators, respectively. Results: two rounds of content evaluation were carried out, resulting in changes to 19 items in the first evaluation and 3 items in the second. The overall scale achieved a Cronbach’s α of 0.98 and an Intraclass Correlation Coefficient of 0.95 to 0.97. Conclusion: the Facilitator Competency Rubric was translated and culturally adapted to the Brazilian reality and presented content validity, reliability and stability, with safe results for use in teaching and research.Objetivo: traducir y adaptar la Facilitator Competency Rubric a la lengua portuguesa y a la cultura brasileña, y analizar las propiedades de medición. Método: estudio metodológico que completó las etapas de traducción, síntesis de las traducciones, back translation , revisión por un Comité de Expertos compuesto por 7 profesionales, prueba de la versión pre-final con 33 facilitadores de simulación y presentación a la autora del instrumento original. Para la validación de contenido se calculó el Índice de Validez de Contenido y el Coeficiente Kappa modificado. Para determinar la confiabilidad, 52 y 15 facilitadores de simulación evaluaron el α de Cronbach y el Coeficiente de Correlación Intraclase, respectivamente. Resultados: se realizaron dos rondas de evaluación de contenidos, con modificaciones de 19 ítems en la primera evaluación y 3 ítems en la segunda. La escala general alcanzó α de Cronbach de 0,98 y Coeficientes de Correlación Intraclase de 0,95 a 0,97. Conclusión: la Facilitator Competency Rubric fue traducida y adaptada culturalmente a la realidad brasileña y presentó validez de contenido, confiabilidad y estabilidad, con resultados seguros para su uso en la enseñanza y la investigación.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2024-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/22743610.1590/1518-8345.7214.4258Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4258Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4258Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e42581518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205986https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205987https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205988Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Daniel GonçalvesSilva, Juliany Lino GomesSilva, Ruana Luiz Ferreira daAlmeida, Angélica OlivettoLira, Ana Luísa Brandão de CarvalhoOliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza2024-07-29T17:56:46Zoai:revistas.usp.br:article/227436Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2024-07-29T17:56:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica Cultural adaptation and evaluation of the measurement properties of the Facilitator Competency Rubric for clinical simulation facilitators Adaptación cultural y evaluación de las propiedades de medición de la Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulación clínica |
title |
Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica |
spellingShingle |
Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica Campos, Daniel Gonçalves Simulation Training; Surveys and Questionnaires; Education; Teaching; Faculty Professional Competence Entrenamiento Simulado; Encuestas y Cuestionarios; Educación; Enseñanza; Docentes; Competencia Profesional Treinamento por Simulação; Inquéritos e Questionários; Educação; Ensino; Docentes; Competência Profissional |
title_short |
Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica |
title_full |
Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica |
title_fullStr |
Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica |
title_full_unstemmed |
Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica |
title_sort |
Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica |
author |
Campos, Daniel Gonçalves |
author_facet |
Campos, Daniel Gonçalves Silva, Juliany Lino Gomes Silva, Ruana Luiz Ferreira da Almeida, Angélica Olivetto Lira, Ana Luísa Brandão de Carvalho Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Juliany Lino Gomes Silva, Ruana Luiz Ferreira da Almeida, Angélica Olivetto Lira, Ana Luísa Brandão de Carvalho Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Daniel Gonçalves Silva, Juliany Lino Gomes Silva, Ruana Luiz Ferreira da Almeida, Angélica Olivetto Lira, Ana Luísa Brandão de Carvalho Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulation Training; Surveys and Questionnaires; Education; Teaching; Faculty Professional Competence Entrenamiento Simulado; Encuestas y Cuestionarios; Educación; Enseñanza; Docentes; Competencia Profesional Treinamento por Simulação; Inquéritos e Questionários; Educação; Ensino; Docentes; Competência Profissional |
topic |
Simulation Training; Surveys and Questionnaires; Education; Teaching; Faculty Professional Competence Entrenamiento Simulado; Encuestas y Cuestionarios; Educación; Enseñanza; Docentes; Competencia Profesional Treinamento por Simulação; Inquéritos e Questionários; Educação; Ensino; Docentes; Competência Profissional |
description |
Objetivo: traduzir e adaptar a Facilitator Competency Rubric para o idioma português e a cultura brasileira, e analisar as propriedades de medida. Método: estudo metodológico que cumpriu as etapas de tradução, síntese das traduções, back translation , revisão por um comitê de especialistas composto por sete profissionais, teste da versão pré-final com 33 facilitadores de simulação e submissão à autora do instrumento original. Para a validação de conteúdo, foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo e o Coeficiente de Kappa modificado. Para a confiabilidade foram avaliados o α de Cronbach e o Coeficiente de Correlação Intraclasse por 52 e 15 facilitadores de simulação, respectivamente. Resultados: foram realizadas duas rodadas de avaliação do conteúdo, com mudança de 19 itens na primeira avaliação e três itens na segunda. A escala geral alcançou α de Cronbach de 0,98 e Coeficientes de Correlação Intraclasse de 0,95 a 0,97. Conclusão: a Facilitator Competency Rubric foi traduzida e adaptada culturalmente à realidade brasileira e apresentou validade de conteúdo, confiabilidade e estabilidade, com resultados seguros para uso no ensino e na pesquisa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436 10.1590/1518-8345.7214.4258 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.7214.4258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205986 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205987 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4258 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4258 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4258 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444202695786496 |