Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniel Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Juliany Lino Gomes, Silva, Ruana Luiz Ferreira da, Almeida, Angélica Olivetto, Lira, Ana Luísa Brandão de Carvalho, Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436
Resumo: Objetivo: traduzir e adaptar a Facilitator Competency Rubric para o idioma português e a cultura brasileira, e analisar as propriedades de medida. Método: estudo metodológico que cumpriu as etapas de tradução, síntese das traduções, back translation , revisão por um comitê de especialistas composto por sete profissionais, teste da versão pré-final com 33 facilitadores de simulação e submissão à autora do instrumento original. Para a validação de conteúdo, foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo e o Coeficiente de Kappa modificado. Para a confiabilidade foram avaliados o α de Cronbach e o Coeficiente de Correlação Intraclasse por 52 e 15 facilitadores de simulação, respectivamente. Resultados: foram realizadas duas rodadas de avaliação do conteúdo, com mudança de 19 itens na primeira avaliação e três itens na segunda. A escala geral alcançou α de Cronbach de 0,98 e Coeficientes de Correlação Intraclasse de 0,95 a 0,97. Conclusão: a Facilitator Competency Rubric foi traduzida e adaptada culturalmente à realidade brasileira e apresentou validade de conteúdo, confiabilidade e estabilidade, com resultados seguros para uso no ensino e na pesquisa.
id USP-38_01766911db4b915c592ff705a81a1bf2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/227436
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica Cultural adaptation and evaluation of the measurement properties of the Facilitator Competency Rubric for clinical simulation facilitatorsAdaptación cultural y evaluación de las propiedades de medición de la Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulación clínicaSimulation Training; Surveys and Questionnaires; Education; Teaching; Faculty Professional CompetenceEntrenamiento Simulado; Encuestas y Cuestionarios; Educación; Enseñanza; Docentes; Competencia ProfesionalTreinamento por Simulação; Inquéritos e Questionários; Educação; Ensino; Docentes; Competência ProfissionalObjetivo: traduzir e adaptar a Facilitator Competency Rubric para o idioma português e a cultura brasileira, e analisar as propriedades de medida. Método: estudo metodológico que cumpriu as etapas de tradução, síntese das traduções, back translation , revisão por um comitê de especialistas composto por sete profissionais, teste da versão pré-final com 33 facilitadores de simulação e submissão à autora do instrumento original. Para a validação de conteúdo, foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo e o Coeficiente de Kappa modificado. Para a confiabilidade foram avaliados o α de Cronbach e o Coeficiente de Correlação Intraclasse por 52 e 15 facilitadores de simulação, respectivamente. Resultados: foram realizadas duas rodadas de avaliação do conteúdo, com mudança de 19 itens na primeira avaliação e três itens na segunda. A escala geral alcançou α de Cronbach de 0,98 e Coeficientes de Correlação Intraclasse de 0,95 a 0,97. Conclusão: a Facilitator Competency Rubric foi traduzida e adaptada culturalmente à realidade brasileira e apresentou validade de conteúdo, confiabilidade e estabilidade, com resultados seguros para uso no ensino e na pesquisa.Objective: translate and adapt the Facilitator Competency Rubric to the Portuguese language and the Brazilian culture, and analyze the measurement properties. Method: methodological study that completed the steps of translation, synthesis of translations, back translation, review by a Committee of Experts composed of 7 professionals, testing of the pre-final version with 33 simulation facilitators, and submission to the author of the original instrument. For content validation, the Content Validity Index and the modified Kappa Coefficient were calculated. For reliability, Cronbach’s α and the Intraclass Correlation Coefficient were evaluated by 52 and 15 simulation facilitators, respectively. Results: two rounds of content evaluation were carried out, resulting in changes to 19 items in the first evaluation and 3 items in the second. The overall scale achieved a Cronbach’s α of 0.98 and an Intraclass Correlation Coefficient of 0.95 to 0.97. Conclusion: the Facilitator Competency Rubric was translated and culturally adapted to the Brazilian reality and presented content validity, reliability and stability, with safe results for use in teaching and research.Objetivo: traducir y adaptar la Facilitator Competency Rubric a la lengua portuguesa y a la cultura brasileña, y analizar las propiedades de medición. Método: estudio metodológico que completó las etapas de traducción, síntesis de las traducciones, back translation , revisión por un Comité de Expertos compuesto por 7 profesionales, prueba de la versión pre-final con 33 facilitadores de simulación y presentación a la autora del instrumento original. Para la validación de contenido se calculó el Índice de Validez de Contenido y el Coeficiente Kappa modificado. Para determinar la confiabilidad, 52 y 15 facilitadores de simulación evaluaron el α de Cronbach y el Coeficiente de Correlación Intraclase, respectivamente. Resultados: se realizaron dos rondas de evaluación de contenidos, con modificaciones de 19 ítems en la primera evaluación y 3 ítems en la segunda. La escala general alcanzó α de Cronbach de 0,98 y Coeficientes de Correlación Intraclase de 0,95 a 0,97. Conclusión: la Facilitator Competency Rubric fue traducida y adaptada culturalmente a la realidad brasileña y presentó validez de contenido, confiabilidad y estabilidad, con resultados seguros para su uso en la enseñanza y la investigación.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2024-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/22743610.1590/1518-8345.7214.4258Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4258Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4258Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e42581518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205986https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205987https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205988Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Daniel GonçalvesSilva, Juliany Lino GomesSilva, Ruana Luiz Ferreira daAlmeida, Angélica OlivettoLira, Ana Luísa Brandão de CarvalhoOliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza2024-07-29T17:56:46Zoai:revistas.usp.br:article/227436Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2024-07-29T17:56:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica
Cultural adaptation and evaluation of the measurement properties of the Facilitator Competency Rubric for clinical simulation facilitators
Adaptación cultural y evaluación de las propiedades de medición de la Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulación clínica
title Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica
spellingShingle Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica
Campos, Daniel Gonçalves
Simulation Training; Surveys and Questionnaires; Education; Teaching; Faculty Professional Competence
Entrenamiento Simulado; Encuestas y Cuestionarios; Educación; Enseñanza; Docentes; Competencia Profesional
Treinamento por Simulação; Inquéritos e Questionários; Educação; Ensino; Docentes; Competência Profissional
title_short Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica
title_full Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica
title_fullStr Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica
title_full_unstemmed Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica
title_sort Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica
author Campos, Daniel Gonçalves
author_facet Campos, Daniel Gonçalves
Silva, Juliany Lino Gomes
Silva, Ruana Luiz Ferreira da
Almeida, Angélica Olivetto
Lira, Ana Luísa Brandão de Carvalho
Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza
author_role author
author2 Silva, Juliany Lino Gomes
Silva, Ruana Luiz Ferreira da
Almeida, Angélica Olivetto
Lira, Ana Luísa Brandão de Carvalho
Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Daniel Gonçalves
Silva, Juliany Lino Gomes
Silva, Ruana Luiz Ferreira da
Almeida, Angélica Olivetto
Lira, Ana Luísa Brandão de Carvalho
Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Simulation Training; Surveys and Questionnaires; Education; Teaching; Faculty Professional Competence
Entrenamiento Simulado; Encuestas y Cuestionarios; Educación; Enseñanza; Docentes; Competencia Profesional
Treinamento por Simulação; Inquéritos e Questionários; Educação; Ensino; Docentes; Competência Profissional
topic Simulation Training; Surveys and Questionnaires; Education; Teaching; Faculty Professional Competence
Entrenamiento Simulado; Encuestas y Cuestionarios; Educación; Enseñanza; Docentes; Competencia Profesional
Treinamento por Simulação; Inquéritos e Questionários; Educação; Ensino; Docentes; Competência Profissional
description Objetivo: traduzir e adaptar a Facilitator Competency Rubric para o idioma português e a cultura brasileira, e analisar as propriedades de medida. Método: estudo metodológico que cumpriu as etapas de tradução, síntese das traduções, back translation , revisão por um comitê de especialistas composto por sete profissionais, teste da versão pré-final com 33 facilitadores de simulação e submissão à autora do instrumento original. Para a validação de conteúdo, foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo e o Coeficiente de Kappa modificado. Para a confiabilidade foram avaliados o α de Cronbach e o Coeficiente de Correlação Intraclasse por 52 e 15 facilitadores de simulação, respectivamente. Resultados: foram realizadas duas rodadas de avaliação do conteúdo, com mudança de 19 itens na primeira avaliação e três itens na segunda. A escala geral alcançou α de Cronbach de 0,98 e Coeficientes de Correlação Intraclasse de 0,95 a 0,97. Conclusão: a Facilitator Competency Rubric foi traduzida e adaptada culturalmente à realidade brasileira e apresentou validade de conteúdo, confiabilidade e estabilidade, com resultados seguros para uso no ensino e na pesquisa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436
10.1590/1518-8345.7214.4258
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.7214.4258
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205986
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205987
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/227436/205988
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4258
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4258
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4258
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444202695786496