Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053 |
Resumo: | Objetivo: adaptar para a língua portuguesa o Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) e verificar índices de validade e confiabilidade. Método: estudo metodológico. Utilizou-se o ISPOR, Análise Fatorial Confirmatória, correlação entre o instrumento adaptado/Escala de Design da Simulação – Versão Estudante/Avaliação Prática Individual e confiabilidade (teste-reteste e índices de consistência interna). Amostra de conveniência com 435 estudantes da Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação. Resultados: o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira obteve média de escores entre 2,36 a 2,94. A Análise Fatorial Confirmatória mostrou carga fatoral > 0,30 para 17 dos 19 itens. O alfa de Cronbach variou entre 0,729 e 0,874. O ômega de McDonald foi 0,782. Não houve correlação entre Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e o Design da Simulação ou a Avaliação Prática Individual. Houve correlação positiva entre o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e a idade dos participantes. Os escores dos voluntários nas simulações foram significativamente mais altos que os dos observadores em três domínios. Conclusão: o SET-M Versão Brasileira, mantendo os 19 itens e quatro domínios da escala original, ficou disponibilizado para ser usado no Brasil para avaliar a efetividade da simulação, recomendando-se estudos com amostras diferentes. |
id |
USP-38_619e8cf9a8798adfdfaa0d81d16d67cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/188053 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o BrasilSimulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptación y validación para BrasilSimulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptation and validation for BrazilSimulaçãoEstudo de ValidaçãoEfetividadeInquéritos e QuestionáriosEducação em EnfermagemTreinamento por SimulaçãoSimulaciónEstudio de ValidaciónEfectividadEncuestas y CuestionariosEducación en EnfermeríaEntrenamiento SimuladoSimulation TechniqueValidation StudyEffectivenessSurveys and QuestionnairesNursing EducationSimulation TrainingObjetivo: adaptar para a língua portuguesa o Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) e verificar índices de validade e confiabilidade. Método: estudo metodológico. Utilizou-se o ISPOR, Análise Fatorial Confirmatória, correlação entre o instrumento adaptado/Escala de Design da Simulação – Versão Estudante/Avaliação Prática Individual e confiabilidade (teste-reteste e índices de consistência interna). Amostra de conveniência com 435 estudantes da Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação. Resultados: o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira obteve média de escores entre 2,36 a 2,94. A Análise Fatorial Confirmatória mostrou carga fatoral > 0,30 para 17 dos 19 itens. O alfa de Cronbach variou entre 0,729 e 0,874. O ômega de McDonald foi 0,782. Não houve correlação entre Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e o Design da Simulação ou a Avaliação Prática Individual. Houve correlação positiva entre o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e a idade dos participantes. Os escores dos voluntários nas simulações foram significativamente mais altos que os dos observadores em três domínios. Conclusão: o SET-M Versão Brasileira, mantendo os 19 itens e quatro domínios da escala original, ficou disponibilizado para ser usado no Brasil para avaliar a efetividade da simulação, recomendando-se estudos com amostras diferentes.Objetivo: adaptar el Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) al portugués y verificar los índices de validez y confiabilidad. Método: estudio metodológico. En esta etapa de la investigación se utilizó el ISPOR, Análisis Factorial Confirmatorio, correlación entre el instrumento adaptado/Escala de Design de la Simulación - Versión Estudiante/Evaluación Práctica Individual y confiabilidad (test-retest e índices de consistencia interna). Muestra de conveniencia con 435 estudiantes de licenciatura en Enfermería y del posgrado. Resultados: el Simulation Effectiveness Tool – Modified - Versión Brasileña obtuvo un puntaje promedio entre 2,36 a 2,94; el Análisis Factorial Confirmatorio mostró una carga factorial > 0,30 para 17 de los 19 ítems. El alpha de Cronbach osciló entre 0,729 y 0,874; El omega de McDonald fue 0,782. No hubo correlación entre Simulation Effectiveness Tool – Modified Versión Brasileña y el Design de la Simulación o la Evaluación Práctica Individual. Hubo una correlación positiva entre el Simulation Effectiveness Tool – Modified Versión Brasileña y la edad de los participantes. Los puntajes de los voluntarios en las simulaciones fueron significativamente más altos que las de los observadores en tres dominios. Conclusión: el SET-M Versión Brasileña, manteniendo los 19 ítems y cuatro dominios de la escala original, se puso a disposición para su uso en Brasil para evaluar la efectividad de la simulación, recomendándose estudios con diferentes muestras.Objective: to adapt the Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) to Portuguese and to verify validity and reliability indexes. Method: methodological study using ISPOR, Confirmatory Factor Analysis, correlation between the adapted instrument/Simulation Design Scale - Student Version/Individual Practice Assessment and reliability (test-retest and internal consistency indexes). Convenience sample with a total of 435 Nursing undergraduate and graduate students. Results: Simulation Effectiveness Tool - Modified Brazilian Version obtained an average score between 2.36 to 2.94. The Confirmatory Factor Analysis had a factor load > 0.30 for 17 of the 19 items. Cronbach’s alpha ranged between 0.729 and 0.874. McDonald’s omega was 0.782. There was no correlation between Simulation Effectiveness Tool - Modified Brazilian Version and the Simulation Design or Individual Practical Assessment. There was a positive correlation between the Simulation Effectiveness Tool - Modified Brazilian Version and the participants’ age. The scores of the volunteers in the simulations were significantly higher than those of the observers in three domains. Conclusion: the SET-M Brazilian Version, maintaining the 19 items and four domains of the original scale, was made available for use in Brazil to evaluate the effectiveness of the simulation, recommending studies with different samples.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18805310.1590/1518-8345.4282.3437Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3437Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3437Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34371518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173629https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173630https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173631Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBergamasco, Ellen CristinaCruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da 2021-07-01T18:41:07Zoai:revistas.usp.br:article/188053Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-07-01T18:41:07Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptación y validación para Brasil Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptation and validation for Brazil |
title |
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil |
spellingShingle |
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil Bergamasco, Ellen Cristina Simulação Estudo de Validação Efetividade Inquéritos e Questionários Educação em Enfermagem Treinamento por Simulação Simulación Estudio de Validación Efectividad Encuestas y Cuestionarios Educación en Enfermería Entrenamiento Simulado Simulation Technique Validation Study Effectiveness Surveys and Questionnaires Nursing Education Simulation Training |
title_short |
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil |
title_full |
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil |
title_fullStr |
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil |
title_full_unstemmed |
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil |
title_sort |
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil |
author |
Bergamasco, Ellen Cristina |
author_facet |
Bergamasco, Ellen Cristina Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergamasco, Ellen Cristina Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação Estudo de Validação Efetividade Inquéritos e Questionários Educação em Enfermagem Treinamento por Simulação Simulación Estudio de Validación Efectividad Encuestas y Cuestionarios Educación en Enfermería Entrenamiento Simulado Simulation Technique Validation Study Effectiveness Surveys and Questionnaires Nursing Education Simulation Training |
topic |
Simulação Estudo de Validação Efetividade Inquéritos e Questionários Educação em Enfermagem Treinamento por Simulação Simulación Estudio de Validación Efectividad Encuestas y Cuestionarios Educación en Enfermería Entrenamiento Simulado Simulation Technique Validation Study Effectiveness Surveys and Questionnaires Nursing Education Simulation Training |
description |
Objetivo: adaptar para a língua portuguesa o Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) e verificar índices de validade e confiabilidade. Método: estudo metodológico. Utilizou-se o ISPOR, Análise Fatorial Confirmatória, correlação entre o instrumento adaptado/Escala de Design da Simulação – Versão Estudante/Avaliação Prática Individual e confiabilidade (teste-reteste e índices de consistência interna). Amostra de conveniência com 435 estudantes da Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação. Resultados: o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira obteve média de escores entre 2,36 a 2,94. A Análise Fatorial Confirmatória mostrou carga fatoral > 0,30 para 17 dos 19 itens. O alfa de Cronbach variou entre 0,729 e 0,874. O ômega de McDonald foi 0,782. Não houve correlação entre Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e o Design da Simulação ou a Avaliação Prática Individual. Houve correlação positiva entre o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e a idade dos participantes. Os escores dos voluntários nas simulações foram significativamente mais altos que os dos observadores em três domínios. Conclusão: o SET-M Versão Brasileira, mantendo os 19 itens e quatro domínios da escala original, ficou disponibilizado para ser usado no Brasil para avaliar a efetividade da simulação, recomendando-se estudos com amostras diferentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053 10.1590/1518-8345.4282.3437 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.4282.3437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173629 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173630 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3437 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3437 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3437 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856185905152 |