Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fernanda Demutti Pimpão
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leal, Luciana Pedrosa, Linhares, Francisca Márcia Pereira, Santos, Alessandro Henrique da Silva, Leite, Gerlaine de Oliveira, Pontes, Cleide Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
spa
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155885
Resumo: Objetivo: avaliar o efeito de uma tecnologia educacional do tipo jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em nove escolas, com 99 crianças do 3º ano do ensino fundamental (grupo controle = 51 e intervenção = 48). O pré-teste foi realizado em ambos os grupos; a intervenção consistiu na aplicação de tecnologia educacional imediatamente após o pré-teste no grupo intervenção; e o pós-teste foi aplicado no sétimo e no trigésimo dia em ambos os grupos. Para análise do conhecimento das crianças sobre amamentação consideraram-se as médias dos escores do pré e pós-teste, utilizando-se o teste de Mann-Whitney para comparação das médias entre os grupos, e o de Wilcoxon dentro do mesmo grupo. Resultados: no pré-teste, não houve diferença significante entre os grupos. No seguimento, na comparação entre os grupos, verificaram-se médias mais elevadas no grupo intervenção, no sétimo (19,68±1,788) e no trigésimo dia (20,16±1,260), com diferença estatisticamente significativa. Dentro do grupo intervenção, houve aumento significativo das médias do pré-teste (15,89±3,082) para o trigésimo dia (20,16±1,260). Conclusão: a intervenção educacional contribuiu significativamente para o aumento dos escores de conhecimento das crianças acerca da amamentação no grupo intervenção. UTN: U1111- 1184-7386.
id USP-38_0558ce7c7f5945763063d08dc8b14fd9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/155885
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia maternaEffect of the board game as educational technology on schoolchildren’s knowledge on breastfeedingEfeito de tecnologia educacional jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento maternoBreast FeedingChildSchool HealthClinical TrialEducational TechnologyNursingLactancia MaternaNiñoSalud EscolarEnsayo ClínicoTecnología EducativaEnfermeríaAleitamento MaternoCriançaSaúde EscolarEnsaio ClínicoTecnologia EducacionalEnfermagemObjetivo: avaliar o efeito de uma tecnologia educacional do tipo jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em nove escolas, com 99 crianças do 3º ano do ensino fundamental (grupo controle = 51 e intervenção = 48). O pré-teste foi realizado em ambos os grupos; a intervenção consistiu na aplicação de tecnologia educacional imediatamente após o pré-teste no grupo intervenção; e o pós-teste foi aplicado no sétimo e no trigésimo dia em ambos os grupos. Para análise do conhecimento das crianças sobre amamentação consideraram-se as médias dos escores do pré e pós-teste, utilizando-se o teste de Mann-Whitney para comparação das médias entre os grupos, e o de Wilcoxon dentro do mesmo grupo. Resultados: no pré-teste, não houve diferença significante entre os grupos. No seguimento, na comparação entre os grupos, verificaram-se médias mais elevadas no grupo intervenção, no sétimo (19,68±1,788) e no trigésimo dia (20,16±1,260), com diferença estatisticamente significativa. Dentro do grupo intervenção, houve aumento significativo das médias do pré-teste (15,89±3,082) para o trigésimo dia (20,16±1,260). Conclusão: a intervenção educacional contribuiu significativamente para o aumento dos escores de conhecimento das crianças acerca da amamentação no grupo intervenção. UTN: U1111- 1184-7386.Objetivo: evaluar el efecto de una tecnología educacional del tipo juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna. Método: ensayo clínico randomizado por conglomerado, realizado en nueve escuelas, con 99 niños del 3º año de la enseñanza primaria (grupo control = 51 e intervención = 48). La preprueba fue realizada en ambos grupos; la intervención consistió en la aplicación de la tecnología educacional inmediatamente después de la preprueba en el grupo intervención; y la post prueba fue aplicada en el séptimo y en el trigésimo día en ambos grupos. Para análisis del conocimiento de los niños sobre lactancia se consideraron las calificaciones de las puntaciones de la pre y post prueba, utilizándose la prueba de Mann-Whitney para la comparación de las calificaciones entre los grupos, y el de Wilcoxon dentro del mismo grupo. Resultados: en la preprueba, no hubo diferencia significante entre los grupos. En el seguimiento, en la comparación entre los grupos, se certificaron las calificaciones más elevadas en el grupo intervención, en el séptimo (19,68±1,788) y en el trigésimo día (20,16±1,260), con diferencia estadísticamente significativa. Dentro del grupo intervención, hubo incremento significativo de las calificaciones de la preprueba (15,89±3,082) para el trigésimo día (20,16±1,260). Conclusión: la intervención educacional aportó significativamente para el incremento de las puntuaciones de conocimiento de los niños acerca de la lactancia en el grupo intervención. UTN: U1111-1184-7386.Objective: to evaluate the effect of the board game as an educational technology on schoolchildren’s knowledge on breastfeeding. Method: cluster-randomized clinical trial, held in nine schools, with 99 children in the third grade of elementary school (control group = 51 and intervention group = 48). The pretest was conducted in both groups; intervention consisted in the application of the educational technology immediately after pretest to the intervention group; and the post-test was applied on the 7th and 30th days to both groups. For the analysis of children’s knowledge on breastfeeding, we considered the pre- and post-test score means, using the Mann-Whitney test – for comparing the means between groups – and the Wilcoxon test – within the same group. Results: there was no statistically significant difference between the groups in the pretest. In the follow-up, when comparing the groups, there were higher means in the intervention group, on the 7th (19.68 ±1.788) and on the 30th (20.16±1.260) days, with statistically significant difference. Within the intervention group, there was significant increase of the means in the pretest (15.89±3.082) for the 30th day (20.16±1.260). Conclusion: such educational intervention has significantly contributed to the increase in scores of children’s knowledge on breastfeeding for the intervention group. UTN: U1111-1184-7386.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/15588510.1590/1518-8345.2316.3049Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e3049Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e3049Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e30491518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspaporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155885/151486https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155885/151487https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155885/151488Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Fernanda Demutti PimpãoLeal, Luciana PedrosaLinhares, Francisca Márcia PereiraSantos, Alessandro Henrique da SilvaLeite, Gerlaine de OliveiraPontes, Cleide Maria2019-03-21T18:45:54Zoai:revistas.usp.br:article/155885Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2019-03-21T18:45:54Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna
Effect of the board game as educational technology on schoolchildren’s knowledge on breastfeeding
Efeito de tecnologia educacional jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno
title Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna
spellingShingle Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna
Martins, Fernanda Demutti Pimpão
Breast Feeding
Child
School Health
Clinical Trial
Educational Technology
Nursing
Lactancia Materna
Niño
Salud Escolar
Ensayo Clínico
Tecnología Educativa
Enfermería
Aleitamento Materno
Criança
Saúde Escolar
Ensaio Clínico
Tecnologia Educacional
Enfermagem
title_short Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna
title_full Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna
title_fullStr Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna
title_full_unstemmed Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna
title_sort Efecto de tecnología educacional juego de mesa en el conocimiento de escolares sobre lactancia materna
author Martins, Fernanda Demutti Pimpão
author_facet Martins, Fernanda Demutti Pimpão
Leal, Luciana Pedrosa
Linhares, Francisca Márcia Pereira
Santos, Alessandro Henrique da Silva
Leite, Gerlaine de Oliveira
Pontes, Cleide Maria
author_role author
author2 Leal, Luciana Pedrosa
Linhares, Francisca Márcia Pereira
Santos, Alessandro Henrique da Silva
Leite, Gerlaine de Oliveira
Pontes, Cleide Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fernanda Demutti Pimpão
Leal, Luciana Pedrosa
Linhares, Francisca Márcia Pereira
Santos, Alessandro Henrique da Silva
Leite, Gerlaine de Oliveira
Pontes, Cleide Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Breast Feeding
Child
School Health
Clinical Trial
Educational Technology
Nursing
Lactancia Materna
Niño
Salud Escolar
Ensayo Clínico
Tecnología Educativa
Enfermería
Aleitamento Materno
Criança
Saúde Escolar
Ensaio Clínico
Tecnologia Educacional
Enfermagem
topic Breast Feeding
Child
School Health
Clinical Trial
Educational Technology
Nursing
Lactancia Materna
Niño
Salud Escolar
Ensayo Clínico
Tecnología Educativa
Enfermería
Aleitamento Materno
Criança
Saúde Escolar
Ensaio Clínico
Tecnologia Educacional
Enfermagem
description Objetivo: avaliar o efeito de uma tecnologia educacional do tipo jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em nove escolas, com 99 crianças do 3º ano do ensino fundamental (grupo controle = 51 e intervenção = 48). O pré-teste foi realizado em ambos os grupos; a intervenção consistiu na aplicação de tecnologia educacional imediatamente após o pré-teste no grupo intervenção; e o pós-teste foi aplicado no sétimo e no trigésimo dia em ambos os grupos. Para análise do conhecimento das crianças sobre amamentação consideraram-se as médias dos escores do pré e pós-teste, utilizando-se o teste de Mann-Whitney para comparação das médias entre os grupos, e o de Wilcoxon dentro do mesmo grupo. Resultados: no pré-teste, não houve diferença significante entre os grupos. No seguimento, na comparação entre os grupos, verificaram-se médias mais elevadas no grupo intervenção, no sétimo (19,68±1,788) e no trigésimo dia (20,16±1,260), com diferença estatisticamente significativa. Dentro do grupo intervenção, houve aumento significativo das médias do pré-teste (15,89±3,082) para o trigésimo dia (20,16±1,260). Conclusão: a intervenção educacional contribuiu significativamente para o aumento dos escores de conhecimento das crianças acerca da amamentação no grupo intervenção. UTN: U1111- 1184-7386.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155885
10.1590/1518-8345.2316.3049
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155885
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2316.3049
dc.language.iso.fl_str_mv eng
spa
por
language eng
spa
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155885/151486
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155885/151487
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155885/151488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e3049
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e3049
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e3049
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222853521473536