Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintans, Jeane Roza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Yonekura, Tatiana, Trapé, Carla Andrea, Soares, Cassia Baldini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305
Resumo: Objetivo: identificar e analisar os conceitos de avaliação realista e as metodologias recomendadas para o seu desenvolvimento na área da saúde. Método: revisão integrativa, que incluiu estudos teórico-metodológicos publicados nas seguintes bases de dados: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, SciELO, além de Teses-CAPES e Google Acadêmico, para a literatura cinza. A categoria mediação fundamentou a análise. Resultados: foram incluídas 19 referências, publicadas entre 1997 e 2018. Trata-se de proposta inovadora, para direcionar o processo de avaliação de programas, intervenções e/ou políticas de saúde, com a participação democrática das partes envolvidas, como usuários, trabalhadores, gestores e pesquisadores; propõe-se a elaborar teorias sobre o que funciona, para quem, em qual contexto e como. A categoria mediação indicou necessidade de que essas teorias não se restrinjam ao microcontexto, mas incorporem os elementos da macroestrutura social aos quais estão conectados. Conclusão: indica-se que a avaliação realista seja feita em 21 etapas. Ela toma em consideração métodos qualitativos e processuais, o que a torna potente para compreender as relações humanas e sociais no contexto analisado. As teorias que advêm da avaliação sobre o funcionamento dos programas analisados têm maiores chances explicativas se forem construídas por referência à totalidade social.
id USP-38_09441af458ece8b2b78c4dd59805ff0c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186305
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológicaRealist evaluation for programs and services in the health area: an integrative review of the theoretical and methodological literatureEvaluación realista para programas y servicios en el área de la salud: una revisión integradora de la literatura teórico-metodológicaAvaliação em Sa´údeMedidas Métodos e TeoriasParticipação dos InteressadosPolítica PúblicaSaúde PúblicaImplementação de Plano de SaúdeEvaluación en SaludMediciones, Métodos y TeoríasParticipación de los InteresadosPolítica PúblicaSalud PúblicaImplementación de Plan de SaludHealth EvaluationMeasurements Methods and TeoriesStakeholder ParticipationPublic PolicyPublic HealthHealth Plan ImplementationObjetivo: identificar e analisar os conceitos de avaliação realista e as metodologias recomendadas para o seu desenvolvimento na área da saúde. Método: revisão integrativa, que incluiu estudos teórico-metodológicos publicados nas seguintes bases de dados: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, SciELO, além de Teses-CAPES e Google Acadêmico, para a literatura cinza. A categoria mediação fundamentou a análise. Resultados: foram incluídas 19 referências, publicadas entre 1997 e 2018. Trata-se de proposta inovadora, para direcionar o processo de avaliação de programas, intervenções e/ou políticas de saúde, com a participação democrática das partes envolvidas, como usuários, trabalhadores, gestores e pesquisadores; propõe-se a elaborar teorias sobre o que funciona, para quem, em qual contexto e como. A categoria mediação indicou necessidade de que essas teorias não se restrinjam ao microcontexto, mas incorporem os elementos da macroestrutura social aos quais estão conectados. Conclusão: indica-se que a avaliação realista seja feita em 21 etapas. Ela toma em consideração métodos qualitativos e processuais, o que a torna potente para compreender as relações humanas e sociais no contexto analisado. As teorias que advêm da avaliação sobre o funcionamento dos programas analisados têm maiores chances explicativas se forem construídas por referência à totalidade social.Objetivo: identificar y analizar conceptos de evaluación realista y metodologías recomendadas para su desarrollo en el área de la salud. Método: revisión integradora, que incluyó estudios teórico-metodológicos publicados en las siguientes bases de datos: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, y SciELO, además de la base de datos de Tesis de CAPES y Google Académico, para la literatura gris. La categoría de mediación justificó el análisis. Resultados: se incluyeron 19 referencias, publicadas entre 1997 y 2018. Se trata de una propuesta innovadora para orientar el proceso de evaluación de programas, intervenciones y/o políticas de salud, con la participación democrática de las partes implicadas como usuarios, trabajadores, gestores e investigadores; se propone elaborar teorías sobre lo que funciona, para quién, en qué contexto y cómo. La categoría de mediación indicó la necesidad de que estas teorías no se limiten al microtexto, sino que incorporen los elementos de la macroestructura social a los que están conectadas. Conclusión: se indica que la evaluación realista se realice en 21 etapas. Tiene en cuenta métodos cualitativos y de procedimiento, lo que la capacita para comprender las relaciones humanas y sociales en el contexto analizado. Las teorías que provienen de la evaluación sobre el funcionamiento de los programas analizados tienen mayores posibilidades explicativas si se construyen con referencia a la totalidad social.Objective: to identify and analyze the concepts of the realist evaluation and the methodologies recommended for its development in the health area. Method: an integrative review, which included theoretical and methodological studies published in the following databases: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, and SciELO, in addition to Teses-CAPES and Google Scholar, for the gray literature. The mediation category underlay the analysis. Results: 19 references were included, published between 1997 and 2018. It is an innovative proposal to direct the process of evaluating health programs, interventions, and/or policies, with the democratic participation of the parties involved, such as users, workers, managers and researchers; it proposes to elaborate theories about what works, for whom, in what context, and how. The mediation category indicated the need for these theories not to be restricted to the micro-context, but to incorporate the elements of the social macro-structure to which they are connected. Conclusion: It is indicated that the realist evaluation is to be conducted in 21 stages. It takes into account qualitative and procedural methods, which makes it powerful for understanding human and social relationships in the context analyzed. Theories that come from evaluating the functioning of the programs analyzed have greater explanatory chances if they are built by reference to the social totality.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18630510.1590/1518-8345.3933.3255Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3255Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3255Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32551518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172002https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172003https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172004Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuintans, Jeane Roza Yonekura, TatianaTrapé, Carla AndreaSoares, Cassia Baldini2021-05-28T15:37:04Zoai:revistas.usp.br:article/186305Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-28T15:37:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica
Realist evaluation for programs and services in the health area: an integrative review of the theoretical and methodological literature
Evaluación realista para programas y servicios en el área de la salud: una revisión integradora de la literatura teórico-metodológica
title Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica
spellingShingle Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica
Quintans, Jeane Roza
Avaliação em Sa´úde
Medidas Métodos e Teorias
Participação dos Interessados
Política Pública
Saúde Pública
Implementação de Plano de Saúde
Evaluación en Salud
Mediciones, Métodos y Teorías
Participación de los Interesados
Política Pública
Salud Pública
Implementación de Plan de Salud
Health Evaluation
Measurements Methods and Teories
Stakeholder Participation
Public Policy
Public Health
Health Plan Implementation
title_short Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica
title_full Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica
title_fullStr Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica
title_full_unstemmed Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica
title_sort Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica
author Quintans, Jeane Roza
author_facet Quintans, Jeane Roza
Yonekura, Tatiana
Trapé, Carla Andrea
Soares, Cassia Baldini
author_role author
author2 Yonekura, Tatiana
Trapé, Carla Andrea
Soares, Cassia Baldini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintans, Jeane Roza
Yonekura, Tatiana
Trapé, Carla Andrea
Soares, Cassia Baldini
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em Sa´úde
Medidas Métodos e Teorias
Participação dos Interessados
Política Pública
Saúde Pública
Implementação de Plano de Saúde
Evaluación en Salud
Mediciones, Métodos y Teorías
Participación de los Interesados
Política Pública
Salud Pública
Implementación de Plan de Salud
Health Evaluation
Measurements Methods and Teories
Stakeholder Participation
Public Policy
Public Health
Health Plan Implementation
topic Avaliação em Sa´úde
Medidas Métodos e Teorias
Participação dos Interessados
Política Pública
Saúde Pública
Implementação de Plano de Saúde
Evaluación en Salud
Mediciones, Métodos y Teorías
Participación de los Interesados
Política Pública
Salud Pública
Implementación de Plan de Salud
Health Evaluation
Measurements Methods and Teories
Stakeholder Participation
Public Policy
Public Health
Health Plan Implementation
description Objetivo: identificar e analisar os conceitos de avaliação realista e as metodologias recomendadas para o seu desenvolvimento na área da saúde. Método: revisão integrativa, que incluiu estudos teórico-metodológicos publicados nas seguintes bases de dados: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, SciELO, além de Teses-CAPES e Google Acadêmico, para a literatura cinza. A categoria mediação fundamentou a análise. Resultados: foram incluídas 19 referências, publicadas entre 1997 e 2018. Trata-se de proposta inovadora, para direcionar o processo de avaliação de programas, intervenções e/ou políticas de saúde, com a participação democrática das partes envolvidas, como usuários, trabalhadores, gestores e pesquisadores; propõe-se a elaborar teorias sobre o que funciona, para quem, em qual contexto e como. A categoria mediação indicou necessidade de que essas teorias não se restrinjam ao microcontexto, mas incorporem os elementos da macroestrutura social aos quais estão conectados. Conclusão: indica-se que a avaliação realista seja feita em 21 etapas. Ela toma em consideração métodos qualitativos e processuais, o que a torna potente para compreender as relações humanas e sociais no contexto analisado. As teorias que advêm da avaliação sobre o funcionamento dos programas analisados têm maiores chances explicativas se forem construídas por referência à totalidade social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305
10.1590/1518-8345.3933.3255
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3933.3255
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172002
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172003
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172004
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3255
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3255
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3255
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856128233472