Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305 |
Resumo: | Objetivo: identificar e analisar os conceitos de avaliação realista e as metodologias recomendadas para o seu desenvolvimento na área da saúde. Método: revisão integrativa, que incluiu estudos teórico-metodológicos publicados nas seguintes bases de dados: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, SciELO, além de Teses-CAPES e Google Acadêmico, para a literatura cinza. A categoria mediação fundamentou a análise. Resultados: foram incluídas 19 referências, publicadas entre 1997 e 2018. Trata-se de proposta inovadora, para direcionar o processo de avaliação de programas, intervenções e/ou políticas de saúde, com a participação democrática das partes envolvidas, como usuários, trabalhadores, gestores e pesquisadores; propõe-se a elaborar teorias sobre o que funciona, para quem, em qual contexto e como. A categoria mediação indicou necessidade de que essas teorias não se restrinjam ao microcontexto, mas incorporem os elementos da macroestrutura social aos quais estão conectados. Conclusão: indica-se que a avaliação realista seja feita em 21 etapas. Ela toma em consideração métodos qualitativos e processuais, o que a torna potente para compreender as relações humanas e sociais no contexto analisado. As teorias que advêm da avaliação sobre o funcionamento dos programas analisados têm maiores chances explicativas se forem construídas por referência à totalidade social. |
id |
USP-38_09441af458ece8b2b78c4dd59805ff0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/186305 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológicaRealist evaluation for programs and services in the health area: an integrative review of the theoretical and methodological literatureEvaluación realista para programas y servicios en el área de la salud: una revisión integradora de la literatura teórico-metodológicaAvaliação em Sa´údeMedidas Métodos e TeoriasParticipação dos InteressadosPolítica PúblicaSaúde PúblicaImplementação de Plano de SaúdeEvaluación en SaludMediciones, Métodos y TeoríasParticipación de los InteresadosPolítica PúblicaSalud PúblicaImplementación de Plan de SaludHealth EvaluationMeasurements Methods and TeoriesStakeholder ParticipationPublic PolicyPublic HealthHealth Plan ImplementationObjetivo: identificar e analisar os conceitos de avaliação realista e as metodologias recomendadas para o seu desenvolvimento na área da saúde. Método: revisão integrativa, que incluiu estudos teórico-metodológicos publicados nas seguintes bases de dados: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, SciELO, além de Teses-CAPES e Google Acadêmico, para a literatura cinza. A categoria mediação fundamentou a análise. Resultados: foram incluídas 19 referências, publicadas entre 1997 e 2018. Trata-se de proposta inovadora, para direcionar o processo de avaliação de programas, intervenções e/ou políticas de saúde, com a participação democrática das partes envolvidas, como usuários, trabalhadores, gestores e pesquisadores; propõe-se a elaborar teorias sobre o que funciona, para quem, em qual contexto e como. A categoria mediação indicou necessidade de que essas teorias não se restrinjam ao microcontexto, mas incorporem os elementos da macroestrutura social aos quais estão conectados. Conclusão: indica-se que a avaliação realista seja feita em 21 etapas. Ela toma em consideração métodos qualitativos e processuais, o que a torna potente para compreender as relações humanas e sociais no contexto analisado. As teorias que advêm da avaliação sobre o funcionamento dos programas analisados têm maiores chances explicativas se forem construídas por referência à totalidade social.Objetivo: identificar y analizar conceptos de evaluación realista y metodologías recomendadas para su desarrollo en el área de la salud. Método: revisión integradora, que incluyó estudios teórico-metodológicos publicados en las siguientes bases de datos: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, y SciELO, además de la base de datos de Tesis de CAPES y Google Académico, para la literatura gris. La categoría de mediación justificó el análisis. Resultados: se incluyeron 19 referencias, publicadas entre 1997 y 2018. Se trata de una propuesta innovadora para orientar el proceso de evaluación de programas, intervenciones y/o políticas de salud, con la participación democrática de las partes implicadas como usuarios, trabajadores, gestores e investigadores; se propone elaborar teorías sobre lo que funciona, para quién, en qué contexto y cómo. La categoría de mediación indicó la necesidad de que estas teorías no se limiten al microtexto, sino que incorporen los elementos de la macroestructura social a los que están conectadas. Conclusión: se indica que la evaluación realista se realice en 21 etapas. Tiene en cuenta métodos cualitativos y de procedimiento, lo que la capacita para comprender las relaciones humanas y sociales en el contexto analizado. Las teorías que provienen de la evaluación sobre el funcionamiento de los programas analizados tienen mayores posibilidades explicativas si se construyen con referencia a la totalidad social.Objective: to identify and analyze the concepts of the realist evaluation and the methodologies recommended for its development in the health area. Method: an integrative review, which included theoretical and methodological studies published in the following databases: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, and SciELO, in addition to Teses-CAPES and Google Scholar, for the gray literature. The mediation category underlay the analysis. Results: 19 references were included, published between 1997 and 2018. It is an innovative proposal to direct the process of evaluating health programs, interventions, and/or policies, with the democratic participation of the parties involved, such as users, workers, managers and researchers; it proposes to elaborate theories about what works, for whom, in what context, and how. The mediation category indicated the need for these theories not to be restricted to the micro-context, but to incorporate the elements of the social macro-structure to which they are connected. Conclusion: It is indicated that the realist evaluation is to be conducted in 21 stages. It takes into account qualitative and procedural methods, which makes it powerful for understanding human and social relationships in the context analyzed. Theories that come from evaluating the functioning of the programs analyzed have greater explanatory chances if they are built by reference to the social totality.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18630510.1590/1518-8345.3933.3255Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3255Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3255Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32551518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172002https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172003https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172004Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuintans, Jeane Roza Yonekura, TatianaTrapé, Carla AndreaSoares, Cassia Baldini2021-05-28T15:37:04Zoai:revistas.usp.br:article/186305Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-28T15:37:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica Realist evaluation for programs and services in the health area: an integrative review of the theoretical and methodological literature Evaluación realista para programas y servicios en el área de la salud: una revisión integradora de la literatura teórico-metodológica |
title |
Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica |
spellingShingle |
Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica Quintans, Jeane Roza Avaliação em Sa´úde Medidas Métodos e Teorias Participação dos Interessados Política Pública Saúde Pública Implementação de Plano de Saúde Evaluación en Salud Mediciones, Métodos y Teorías Participación de los Interesados Política Pública Salud Pública Implementación de Plan de Salud Health Evaluation Measurements Methods and Teories Stakeholder Participation Public Policy Public Health Health Plan Implementation |
title_short |
Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica |
title_full |
Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica |
title_fullStr |
Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica |
title_full_unstemmed |
Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica |
title_sort |
Avaliação realista para programas e serviços na área de saúde: revisão integrativa da literatura teórico-metodológica |
author |
Quintans, Jeane Roza |
author_facet |
Quintans, Jeane Roza Yonekura, Tatiana Trapé, Carla Andrea Soares, Cassia Baldini |
author_role |
author |
author2 |
Yonekura, Tatiana Trapé, Carla Andrea Soares, Cassia Baldini |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintans, Jeane Roza Yonekura, Tatiana Trapé, Carla Andrea Soares, Cassia Baldini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação em Sa´úde Medidas Métodos e Teorias Participação dos Interessados Política Pública Saúde Pública Implementação de Plano de Saúde Evaluación en Salud Mediciones, Métodos y Teorías Participación de los Interesados Política Pública Salud Pública Implementación de Plan de Salud Health Evaluation Measurements Methods and Teories Stakeholder Participation Public Policy Public Health Health Plan Implementation |
topic |
Avaliação em Sa´úde Medidas Métodos e Teorias Participação dos Interessados Política Pública Saúde Pública Implementação de Plano de Saúde Evaluación en Salud Mediciones, Métodos y Teorías Participación de los Interesados Política Pública Salud Pública Implementación de Plan de Salud Health Evaluation Measurements Methods and Teories Stakeholder Participation Public Policy Public Health Health Plan Implementation |
description |
Objetivo: identificar e analisar os conceitos de avaliação realista e as metodologias recomendadas para o seu desenvolvimento na área da saúde. Método: revisão integrativa, que incluiu estudos teórico-metodológicos publicados nas seguintes bases de dados: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, SciELO, além de Teses-CAPES e Google Acadêmico, para a literatura cinza. A categoria mediação fundamentou a análise. Resultados: foram incluídas 19 referências, publicadas entre 1997 e 2018. Trata-se de proposta inovadora, para direcionar o processo de avaliação de programas, intervenções e/ou políticas de saúde, com a participação democrática das partes envolvidas, como usuários, trabalhadores, gestores e pesquisadores; propõe-se a elaborar teorias sobre o que funciona, para quem, em qual contexto e como. A categoria mediação indicou necessidade de que essas teorias não se restrinjam ao microcontexto, mas incorporem os elementos da macroestrutura social aos quais estão conectados. Conclusão: indica-se que a avaliação realista seja feita em 21 etapas. Ela toma em consideração métodos qualitativos e processuais, o que a torna potente para compreender as relações humanas e sociais no contexto analisado. As teorias que advêm da avaliação sobre o funcionamento dos programas analisados têm maiores chances explicativas se forem construídas por referência à totalidade social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305 10.1590/1518-8345.3933.3255 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.3933.3255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172002 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172003 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186305/172004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3255 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3255 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3255 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856128233472 |