Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/S0104-11692004000100010 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi descrever o desenvolvimento de material didático-instrucional, dirigido ao treinamento materno para preparar a alta hospitalar do bebê prematuro, utilizando metodologia participativa. O modelo pedagógico utilizado foi a educação conscientizadora, fundamentada em Paulo Freire. Participaram do estudo 2 enfermeiras, 2 auxiliares de enfermagem e 4 mães de bebês prematuros internados na unidade de cuidados intermediários de um hospital universitário de Ribeirão Preto, SP. Os participantes indicaram os assuntos de interesse para o processo ensino-aprendizagem, os quais foram agrupados em cuidados diários, alimentação, higiene, cuidados especiais e relacionamento familiar. Decidiram pela confecção de uma cartilha educativa ilustrada com figuras, que pudesse ser levada para o domicílio. A confecção desse material didático-instrucional foi feita pelas pesquisadoras tendo por base a literatura, experiência profissional e assessoria técnico-científica de outros profissionais. A versão final da cartilha educativa foi validada pelos participantes e constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a essa clientela. Para os participantes, o material educativo direcionou as orientações e auxiliou as mães na memorização dos conteúdos a serem apreendidos. |
id |
USP-38_0ded0ea6bf027ef53ee99cdeb1535af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1848 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
spelling |
Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuroEducational guideline for the maternal orientation concerning the care with preterm infantsCartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuroprestação de cuidados de saúdeeducação em saúdeinstrução programadaprematuroenfermagemprestación de atención de saludeducación en saludinstrucción programadaprematuroenfermeríahealth care deliveryhealth educationprogrammed instructioninfantprematurenursingO objetivo do presente estudo foi descrever o desenvolvimento de material didático-instrucional, dirigido ao treinamento materno para preparar a alta hospitalar do bebê prematuro, utilizando metodologia participativa. O modelo pedagógico utilizado foi a educação conscientizadora, fundamentada em Paulo Freire. Participaram do estudo 2 enfermeiras, 2 auxiliares de enfermagem e 4 mães de bebês prematuros internados na unidade de cuidados intermediários de um hospital universitário de Ribeirão Preto, SP. Os participantes indicaram os assuntos de interesse para o processo ensino-aprendizagem, os quais foram agrupados em cuidados diários, alimentação, higiene, cuidados especiais e relacionamento familiar. Decidiram pela confecção de uma cartilha educativa ilustrada com figuras, que pudesse ser levada para o domicílio. A confecção desse material didático-instrucional foi feita pelas pesquisadoras tendo por base a literatura, experiência profissional e assessoria técnico-científica de outros profissionais. A versão final da cartilha educativa foi validada pelos participantes e constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a essa clientela. Para os participantes, o material educativo direcionou as orientações e auxiliou as mães na memorização dos conteúdos a serem apreendidos.This work aimed at describing the development of educational and instructional material for maternal training, so as to prepare the mother for the preterm infants' discharge from hospital, by means of the participatory methodology. The pedagogical model used was that of education for critical consciousness, based on Paulo Freire. Study participants were two nurses, two nursing auxiliaries and four mothers of preterm babies, which were hospitalized at the Intermediate Care Unit of a university hospital in Ribeirão Preto-SP, Brazil. The participants indicated the subjects of interest for the teaching-learning process, which were grouped into the categories: daily care, feeding, hygiene, special care and family relationship. We decided to develop an educational folder with figures, which could be taken home. This educational and instructional material was produced by the researchers on the basis of literature, their professional experience and on technical and scientific advice from other professionals. The final version of the folder was validated by the participants and now constitutes a creative instrument that can be of help in health education activities oriented towards these clients. According to the participants, the educational material directed the guidelines and helped the mothers to memorize the content that had to be learned.El objetivo del presente estudio fue describir el desarrollo de material didáctico-instructivo dirigido al entrenamiento materno para preparar la alta hospitalaria del bebe prematuro, utilizando la investigación participativa. El modelo pedagógico utilizado fue la educación concientizadora, fundamentada en Paulo Freire. Participaron del estudio 2 enfermeras, 2 auxiliares de enfermería y 4 madres de bebes prematuros hospitalizados en la Unidad de Cuidados Intermediarios de un Hospital Universitario de la ciudad de Ribeirão Preto-SP. Los participantes indicaron los asuntos de interés para el proceso enseñanza-aprendizaje, los cuales fueron agrupados en cuidados diarios, alimentación, higiene, cuidados especiales y relación familiar; decidieron por la confección de un folleto educativo ilustrado con figuras, para ser llevado al domicilio. La confección de ese material didáctico fue realizada por las investigadoras, basadas en la literatura, experiencia profesional y asesoría técnico-científica de otros profesionales. La versión final del folleto educativo fue validada por los participantes y constituye un instrumento creativo para ayudar en las actividades de educación en salud dirigida a esta clientela. Para los participantes, el material educativo ha orientado y ayudado a las madres en la memorización de los contenidos a ser aprehendidos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184810.1590/S0104-11692004000100010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 1 (2004); 65-75Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 1 (2004); 65-75Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 1 (2004); 65-751518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848/1899Fonseca, Luciana Mara MontiScochi, Carmen Gracinda SilvanRocha, Semiramis Melani MeloLeite, Adriana Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:24:24Zoai:revistas.usp.br:article/1848Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:24:24Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro Educational guideline for the maternal orientation concerning the care with preterm infants Cartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuro |
title |
Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro |
spellingShingle |
Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro Fonseca, Luciana Mara Monti prestação de cuidados de saúde educação em saúde instrução programada prematuro enfermagem prestación de atención de salud educación en salud instrucción programada prematuro enfermería health care delivery health education programmed instruction infant premature nursing Fonseca, Luciana Mara Monti prestação de cuidados de saúde educação em saúde instrução programada prematuro enfermagem prestación de atención de salud educación en salud instrucción programada prematuro enfermería health care delivery health education programmed instruction infant premature nursing |
title_short |
Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro |
title_full |
Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro |
title_fullStr |
Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro |
title_full_unstemmed |
Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro |
title_sort |
Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro |
author |
Fonseca, Luciana Mara Monti |
author_facet |
Fonseca, Luciana Mara Monti Fonseca, Luciana Mara Monti Scochi, Carmen Gracinda Silvan Rocha, Semiramis Melani Melo Leite, Adriana Moraes Scochi, Carmen Gracinda Silvan Rocha, Semiramis Melani Melo Leite, Adriana Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Scochi, Carmen Gracinda Silvan Rocha, Semiramis Melani Melo Leite, Adriana Moraes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Luciana Mara Monti Scochi, Carmen Gracinda Silvan Rocha, Semiramis Melani Melo Leite, Adriana Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prestação de cuidados de saúde educação em saúde instrução programada prematuro enfermagem prestación de atención de salud educación en salud instrucción programada prematuro enfermería health care delivery health education programmed instruction infant premature nursing |
topic |
prestação de cuidados de saúde educação em saúde instrução programada prematuro enfermagem prestación de atención de salud educación en salud instrucción programada prematuro enfermería health care delivery health education programmed instruction infant premature nursing |
description |
O objetivo do presente estudo foi descrever o desenvolvimento de material didático-instrucional, dirigido ao treinamento materno para preparar a alta hospitalar do bebê prematuro, utilizando metodologia participativa. O modelo pedagógico utilizado foi a educação conscientizadora, fundamentada em Paulo Freire. Participaram do estudo 2 enfermeiras, 2 auxiliares de enfermagem e 4 mães de bebês prematuros internados na unidade de cuidados intermediários de um hospital universitário de Ribeirão Preto, SP. Os participantes indicaram os assuntos de interesse para o processo ensino-aprendizagem, os quais foram agrupados em cuidados diários, alimentação, higiene, cuidados especiais e relacionamento familiar. Decidiram pela confecção de uma cartilha educativa ilustrada com figuras, que pudesse ser levada para o domicílio. A confecção desse material didático-instrucional foi feita pelas pesquisadoras tendo por base a literatura, experiência profissional e assessoria técnico-científica de outros profissionais. A versão final da cartilha educativa foi validada pelos participantes e constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a essa clientela. Para os participantes, o material educativo direcionou as orientações e auxiliou as mães na memorização dos conteúdos a serem apreendidos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848 10.1590/S0104-11692004000100010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692004000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848/1899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 1 (2004); 65-75 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 1 (2004); 65-75 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 1 (2004); 65-75 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1822233221722537984 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-11692004000100010 |