Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luciana Mara Monti
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Scochi, Carmen Gracinda Silvan, Rocha, Semiramis Melani Melo, Leite, Adriana Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848
Resumo: O objetivo do presente estudo foi descrever o desenvolvimento de material didático-instrucional, dirigido ao treinamento materno para preparar a alta hospitalar do bebê prematuro, utilizando metodologia participativa. O modelo pedagógico utilizado foi a educação conscientizadora, fundamentada em Paulo Freire. Participaram do estudo 2 enfermeiras, 2 auxiliares de enfermagem e 4 mães de bebês prematuros internados na unidade de cuidados intermediários de um hospital universitário de Ribeirão Preto, SP. Os participantes indicaram os assuntos de interesse para o processo ensino-aprendizagem, os quais foram agrupados em cuidados diários, alimentação, higiene, cuidados especiais e relacionamento familiar. Decidiram pela confecção de uma cartilha educativa ilustrada com figuras, que pudesse ser levada para o domicílio. A confecção desse material didático-instrucional foi feita pelas pesquisadoras tendo por base a literatura, experiência profissional e assessoria técnico-científica de outros profissionais. A versão final da cartilha educativa foi validada pelos participantes e constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a essa clientela. Para os participantes, o material educativo direcionou as orientações e auxiliou as mães na memorização dos conteúdos a serem apreendidos.
id USP-38_0ded0ea6bf027ef53ee99cdeb1535af7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1848
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuroEducational guideline for the maternal orientation concerning the care with preterm infantsCartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuroprestação de cuidados de saúdeeducação em saúdeinstrução programadaprematuroenfermagemprestación de atención de saludeducación en saludinstrucción programadaprematuroenfermeríahealth care deliveryhealth educationprogrammed instructioninfantprematurenursingO objetivo do presente estudo foi descrever o desenvolvimento de material didático-instrucional, dirigido ao treinamento materno para preparar a alta hospitalar do bebê prematuro, utilizando metodologia participativa. O modelo pedagógico utilizado foi a educação conscientizadora, fundamentada em Paulo Freire. Participaram do estudo 2 enfermeiras, 2 auxiliares de enfermagem e 4 mães de bebês prematuros internados na unidade de cuidados intermediários de um hospital universitário de Ribeirão Preto, SP. Os participantes indicaram os assuntos de interesse para o processo ensino-aprendizagem, os quais foram agrupados em cuidados diários, alimentação, higiene, cuidados especiais e relacionamento familiar. Decidiram pela confecção de uma cartilha educativa ilustrada com figuras, que pudesse ser levada para o domicílio. A confecção desse material didático-instrucional foi feita pelas pesquisadoras tendo por base a literatura, experiência profissional e assessoria técnico-científica de outros profissionais. A versão final da cartilha educativa foi validada pelos participantes e constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a essa clientela. Para os participantes, o material educativo direcionou as orientações e auxiliou as mães na memorização dos conteúdos a serem apreendidos.This work aimed at describing the development of educational and instructional material for maternal training, so as to prepare the mother for the preterm infants' discharge from hospital, by means of the participatory methodology. The pedagogical model used was that of education for critical consciousness, based on Paulo Freire. Study participants were two nurses, two nursing auxiliaries and four mothers of preterm babies, which were hospitalized at the Intermediate Care Unit of a university hospital in Ribeirão Preto-SP, Brazil. The participants indicated the subjects of interest for the teaching-learning process, which were grouped into the categories: daily care, feeding, hygiene, special care and family relationship. We decided to develop an educational folder with figures, which could be taken home. This educational and instructional material was produced by the researchers on the basis of literature, their professional experience and on technical and scientific advice from other professionals. The final version of the folder was validated by the participants and now constitutes a creative instrument that can be of help in health education activities oriented towards these clients. According to the participants, the educational material directed the guidelines and helped the mothers to memorize the content that had to be learned.El objetivo del presente estudio fue describir el desarrollo de material didáctico-instructivo dirigido al entrenamiento materno para preparar la alta hospitalaria del bebe prematuro, utilizando la investigación participativa. El modelo pedagógico utilizado fue la educación concientizadora, fundamentada en Paulo Freire. Participaron del estudio 2 enfermeras, 2 auxiliares de enfermería y 4 madres de bebes prematuros hospitalizados en la Unidad de Cuidados Intermediarios de un Hospital Universitario de la ciudad de Ribeirão Preto-SP. Los participantes indicaron los asuntos de interés para el proceso enseñanza-aprendizaje, los cuales fueron agrupados en cuidados diarios, alimentación, higiene, cuidados especiales y relación familiar; decidieron por la confección de un folleto educativo ilustrado con figuras, para ser llevado al domicilio. La confección de ese material didáctico fue realizada por las investigadoras, basadas en la literatura, experiencia profesional y asesoría técnico-científica de otros profesionales. La versión final del folleto educativo fue validada por los participantes y constituye un instrumento creativo para ayudar en las actividades de educación en salud dirigida a esta clientela. Para los participantes, el material educativo ha orientado y ayudado a las madres en la memorización de los contenidos a ser aprehendidos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184810.1590/S0104-11692004000100010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 1 (2004); 65-75Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 1 (2004); 65-75Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 1 (2004); 65-751518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848/1899Fonseca, Luciana Mara MontiScochi, Carmen Gracinda SilvanRocha, Semiramis Melani MeloLeite, Adriana Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:24:24Zoai:revistas.usp.br:article/1848Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:24:24Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro
Educational guideline for the maternal orientation concerning the care with preterm infants
Cartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuro
title Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro
spellingShingle Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro
Fonseca, Luciana Mara Monti
prestação de cuidados de saúde
educação em saúde
instrução programada
prematuro
enfermagem
prestación de atención de salud
educación en salud
instrucción programada
prematuro
enfermería
health care delivery
health education
programmed instruction
infant
premature
nursing
title_short Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro
title_full Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro
title_fullStr Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro
title_full_unstemmed Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro
title_sort Folleto educativo para orientación materna sobre los cuidados con el bebe prematuro
author Fonseca, Luciana Mara Monti
author_facet Fonseca, Luciana Mara Monti
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Rocha, Semiramis Melani Melo
Leite, Adriana Moraes
author_role author
author2 Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Rocha, Semiramis Melani Melo
Leite, Adriana Moraes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Luciana Mara Monti
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Rocha, Semiramis Melani Melo
Leite, Adriana Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv prestação de cuidados de saúde
educação em saúde
instrução programada
prematuro
enfermagem
prestación de atención de salud
educación en salud
instrucción programada
prematuro
enfermería
health care delivery
health education
programmed instruction
infant
premature
nursing
topic prestação de cuidados de saúde
educação em saúde
instrução programada
prematuro
enfermagem
prestación de atención de salud
educación en salud
instrucción programada
prematuro
enfermería
health care delivery
health education
programmed instruction
infant
premature
nursing
description O objetivo do presente estudo foi descrever o desenvolvimento de material didático-instrucional, dirigido ao treinamento materno para preparar a alta hospitalar do bebê prematuro, utilizando metodologia participativa. O modelo pedagógico utilizado foi a educação conscientizadora, fundamentada em Paulo Freire. Participaram do estudo 2 enfermeiras, 2 auxiliares de enfermagem e 4 mães de bebês prematuros internados na unidade de cuidados intermediários de um hospital universitário de Ribeirão Preto, SP. Os participantes indicaram os assuntos de interesse para o processo ensino-aprendizagem, os quais foram agrupados em cuidados diários, alimentação, higiene, cuidados especiais e relacionamento familiar. Decidiram pela confecção de uma cartilha educativa ilustrada com figuras, que pudesse ser levada para o domicílio. A confecção desse material didático-instrucional foi feita pelas pesquisadoras tendo por base a literatura, experiência profissional e assessoria técnico-científica de outros profissionais. A versão final da cartilha educativa foi validada pelos participantes e constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a essa clientela. Para os participantes, o material educativo direcionou as orientações e auxiliou as mães na memorização dos conteúdos a serem apreendidos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848
10.1590/S0104-11692004000100010
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692004000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1848/1899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 1 (2004); 65-75
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 1 (2004); 65-75
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 1 (2004); 65-75
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222839463215104