Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2557 |
Resumo: | Este estudo objetivou compreender a concepção e a atuação de Educação em Saúde pela Equipe de Saúde da Família, objetivando a participação do usuário. Estudo qualitativo com usuários e profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), do município do Crato, Ceará, Brasil. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada e observação, entre maio e setembro de 2005, e organizados mediante análise de conteúdo e à luz da literatura. Evidenciou-se que a Educação em Saúde é percebida pelos profissionais como orientar e ensinar a prevenir doenças. A participação dos usuários significou escuta e atenção. Conclui-se que os profissionais do PSF necessitam ampliar a compreensão de educação em saúde e de estratégias educativas, culturalmente significativas, para que a participação e decisão de mudanças de comportamento em saúde dos usuários sejam livres e conscientes. |
id |
USP-38_0fb3bbffbc5d3ba13f6321f3615f690c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2557 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuárioEducación en salud: perspectiva del equipo de salud de la familia y la participación del usuarioHealth education: the family health teams' perspective and clients' participationpromoção da saúdeeducação em saúdeparticipação comunitáriaprograma saúde da famíliapromoción de la saludeducación en saludparticipación comunitariaprograma de salud familiarhealth promotionhealth educationconsumer participationfamily health programEste estudo objetivou compreender a concepção e a atuação de Educação em Saúde pela Equipe de Saúde da Família, objetivando a participação do usuário. Estudo qualitativo com usuários e profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), do município do Crato, Ceará, Brasil. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada e observação, entre maio e setembro de 2005, e organizados mediante análise de conteúdo e à luz da literatura. Evidenciou-se que a Educação em Saúde é percebida pelos profissionais como orientar e ensinar a prevenir doenças. A participação dos usuários significou escuta e atenção. Conclui-se que os profissionais do PSF necessitam ampliar a compreensão de educação em saúde e de estratégias educativas, culturalmente significativas, para que a participação e decisão de mudanças de comportamento em saúde dos usuários sejam livres e conscientes.Este estudio tuvo como objetivo comprender la concepción y la actuación en Educación en Salud por parte del Equipo de Salud de la Familia buscando la participación del usuario. Se trata de un estudio cualitativo con usuarios y profesionales del Programa Salud de la Familia (PSF), del Municipio de Crato, estado de Ceará, Brasil. Los datos fueron recolectados a través de una entrevista semiestructurada y de observación, entre mayo y septiembre de 2005; fueron organizados mediante análisis de contenido con base en la literatura. Evidenciamos que el proceso educativo es percibido por los profesionales como orientar y enseñar a prevenir enfermedades. La participación de los usuarios significó escuchar y prestar atención. Se concluye que los profesionales del PSF necesitan ampliar la comprensión de la educación en salud y de estrategias educativas culturalmente significativas para que la participación y decisión de cambios de comportamiento en salud de los usuarios sean libres y conscientes.This study aimed to understand the conception and performance of health education developed by the Family Health Team with a view to clients' participation. Qualitative study carried out with clients and professionals at the Family Health Program (FHP) in Crato, CE, Brazil. Data were collected through semi-structured interviews and observation between May and September, 2005. Data were organized according to content analysis and literature. Findings indicate that professionals view health education as guidance and teaching focused on disease prevention and the participation of clients is perceived as listening and attention. Thus, FHP professionals need to broaden their understanding of health education and educative strategies, which should be culturally meaningful, so that clients freely and consciously decide on their participation and behavioral change in health.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/255710.1590/S0104-11692009000200006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 2 (2009); 174-179Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 2 (2009); 174-179Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 2 (2009); 174-1791518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2557/3132https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2557/3133https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2557/3134Machado, Maria de Fátima Antero SousaVieira, Neiva Francenely Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T20:24:46Zoai:revistas.usp.br:article/2557Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T20:24:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuário Educación en salud: perspectiva del equipo de salud de la familia y la participación del usuario Health education: the family health teams' perspective and clients' participation |
title |
Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuário |
spellingShingle |
Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuário Machado, Maria de Fátima Antero Sousa promoção da saúde educação em saúde participação comunitária programa saúde da família promoción de la salud educación en salud participación comunitaria programa de salud familiar health promotion health education consumer participation family health program |
title_short |
Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuário |
title_full |
Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuário |
title_fullStr |
Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuário |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuário |
title_sort |
Educação em saúde: o olhar da equipe de saúde da família e a participação do usuário |
author |
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
author_facet |
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Vieira, Neiva Francenely Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Neiva Francenely Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Vieira, Neiva Francenely Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
promoção da saúde educação em saúde participação comunitária programa saúde da família promoción de la salud educación en salud participación comunitaria programa de salud familiar health promotion health education consumer participation family health program |
topic |
promoção da saúde educação em saúde participação comunitária programa saúde da família promoción de la salud educación en salud participación comunitaria programa de salud familiar health promotion health education consumer participation family health program |
description |
Este estudo objetivou compreender a concepção e a atuação de Educação em Saúde pela Equipe de Saúde da Família, objetivando a participação do usuário. Estudo qualitativo com usuários e profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), do município do Crato, Ceará, Brasil. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada e observação, entre maio e setembro de 2005, e organizados mediante análise de conteúdo e à luz da literatura. Evidenciou-se que a Educação em Saúde é percebida pelos profissionais como orientar e ensinar a prevenir doenças. A participação dos usuários significou escuta e atenção. Conclui-se que os profissionais do PSF necessitam ampliar a compreensão de educação em saúde e de estratégias educativas, culturalmente significativas, para que a participação e decisão de mudanças de comportamento em saúde dos usuários sejam livres e conscientes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2557 10.1590/S0104-11692009000200006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2557 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692009000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2557/3132 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2557/3133 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2557/3134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 2 (2009); 174-179 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 2 (2009); 174-179 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 2 (2009); 174-179 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444186544570368 |