Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Luciano Carneiro Alves de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Soares, Fabiana Alves, Silva, Aida Patrícia da Fonseca Dias, Cunha, Carlos Leonardo Figueiredo, Menegaz, Jouhanna do Carmo, Silva, Kênia Lara da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199358
Resumo: Objetivo: analisar o ensino superior da área da saúde no Brasilsegundo os resultados do desempenho dos estudantes no ExameNacional de Desempenho dos Estudantes de 2019. Método: estudotransversal, retrospectivo, de abordagem quantitativa com dadoson-line referentes a 192.715 estudantes de 3.712 cursos da saúde,coletados em 2020. O desempenho dos estudantes foi expresso emconceitos, ordenados em escala de um a cinco. Foram elaboradosbox-plot e estimadas prevalências dos conceitos e avaliadasdiferenças segundo as características administrativas, de gestão edas cidades sede dos cursos por meio de teste estatísticos (α=5%).Resultados: observou-se nível satisfatório do ensino superior desaúde (70,0% com conceito ≥3). Cursos de medicina foram os maissatisfatoriamente avaliados, fonoaudiologia e enfermagem os piores.O ensino público, presencial e em universidades estiveram associadosà maior qualidade do ensino. Níveis mais baixos foram verificadosnos estados da região Norte, nas cidades pequenas e fora de áreasmetropolitanas e naqueles sob gestão privada. Conclusão: verificouseheterogeneidade na qualidade do ensino superior entre os cursos desaúde, indicando sua associação com características das instituiçõesde ensino e à infraestrutura das cidades sedes dos cursos, apontandodesafios para a qualidade da formação em saúde no Brasil.
id USP-38_1019c5a03f229de6860ad07d1a75b931
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/199358
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiroThe National Student Performance Examination and the quality of Brazilian higher education in healthExamen Nacional de Rendimiento Estudiantil y calidad de la educación superior brasileña en saludEducational Measurement; Teaching Institutions; College Education; Health Education; Health Sciences; Privatization.Evaluación Educacional; Instituciones de Enseñanza; Educación Universitaria; Educación en Salud; Ciencias de la Salud; Privatización.Avaliação Educacional; Instituições de Ensino; Educação Superior; Educação em Saúde; Ciências da Saúde; Privatização.Objetivo: analisar o ensino superior da área da saúde no Brasilsegundo os resultados do desempenho dos estudantes no ExameNacional de Desempenho dos Estudantes de 2019. Método: estudotransversal, retrospectivo, de abordagem quantitativa com dadoson-line referentes a 192.715 estudantes de 3.712 cursos da saúde,coletados em 2020. O desempenho dos estudantes foi expresso emconceitos, ordenados em escala de um a cinco. Foram elaboradosbox-plot e estimadas prevalências dos conceitos e avaliadasdiferenças segundo as características administrativas, de gestão edas cidades sede dos cursos por meio de teste estatísticos (α=5%).Resultados: observou-se nível satisfatório do ensino superior desaúde (70,0% com conceito ≥3). Cursos de medicina foram os maissatisfatoriamente avaliados, fonoaudiologia e enfermagem os piores.O ensino público, presencial e em universidades estiveram associadosà maior qualidade do ensino. Níveis mais baixos foram verificadosnos estados da região Norte, nas cidades pequenas e fora de áreasmetropolitanas e naqueles sob gestão privada. Conclusão: verificouseheterogeneidade na qualidade do ensino superior entre os cursos desaúde, indicando sua associação com características das instituiçõesde ensino e à infraestrutura das cidades sedes dos cursos, apontandodesafios para a qualidade da formação em saúde no Brasil.Objetivo: analizar la educación superior en el área de la salud enBrasil en función de los resultados del desempeño de los estudiantesen el Examen Nacional de Rendimiento de los Estudiantes de 2019.Método: estudio transversal, retrospectivo con enfoque cuantitativocon datos online referentes a 192.715 estudiantes de 3.712 carrerasde salud, recolectados en 2020. El desempeño de los estudiantesse expresó en conceptos, ordenados en una escala de uno a cinco.Se elaboraron box-plots y se estimaron y las prevalencias de losconceptos y se evaluaron las diferencias según las característicasadministrativas, de gestión y de las ciudades sede de las carreras através de pruebas estadísticas (α=5%). Resultados: se observó unnivel satisfactorio de educación superior en salud (70,0% con concepto≥3). Las carreas de Medicina obtuvieron las mejores calificaciones,las de Fonoaudiología y Enfermería las peores. Se asoció la educaciónpública, presencial y universitaria con una educación de mayor calidad.Los niveles más bajos se encontraron en los estados de la regiónNorte, en los pueblos pequeños y fuera de las áreas metropolitanas,y en las carreras de gestión privada. Conclusión: se verificó quehabía heterogeneidad en la calidad de la educación superior en lascarreras de salud, lo que indica que hay una asociación entre lascaracterísticas de las instituciones educativas y la infraestructura delas ciudades donde se dictan las carreras, y señala que la calidad dela educación en salud en Brasil enfrenta desafíos.Objective: to analyze higher education in the health area in Brazilaccording to the results of the students’ performance in the 2019National Student Performance Examination. Method: a cross-sectionaland retrospective study with a quantitative approach and online datareferring to 192,715 students from 3,712 health courses, collected in2020. The students’ performance was expressed in concepts, orderedon a scale of one to five. Box-plots were prepared, prevalence valuesof the concepts were estimated, and the differences were evaluatedthrough statistical tests (α=5%) according to the administrative andmanagement characteristics, as well as those of the cities wherethe courses were offered. Results: there was a satisfactory level ofhigher education in health (70.0% with a score ≥3). The Medicinecourses were the most satisfactorily evaluated while Speech Therapyand Nursing obtained the worst scores. Public, face-to-face anduniversity education were associated with better teaching quality.Lower levels were found in the North region states, in small towns,outside metropolitan areas and in those under private management.Conclusion: heterogeneity in the quality of higher education acrossthe health courses was verified, indicating its association with thecharacteristics of the teaching institutions and with the infrastructureof the cities where the courses are offered, pointing out challengesto the quality of health education in Brazil.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19935810.1590/1518-8345.5714.3585Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3534Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3534Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35341518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199358/183419https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199358/183421https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199358/183420https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Bruno Luciano Carneiro Alves de Soares, Fabiana Alves Silva, Aida Patrícia da Fonseca Dias Cunha, Carlos Leonardo Figueiredo Menegaz, Jouhanna do Carmo Silva, Kênia Lara da 2022-06-24T19:11:51Zoai:revistas.usp.br:article/199358Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-24T19:11:51Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro
The National Student Performance Examination and the quality of Brazilian higher education in health
Examen Nacional de Rendimiento Estudiantil y calidad de la educación superior brasileña en salud
title Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro
spellingShingle Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro
Oliveira, Bruno Luciano Carneiro Alves de
Educational Measurement; Teaching Institutions; College Education; Health Education; Health Sciences; Privatization.
Evaluación Educacional; Instituciones de Enseñanza; Educación Universitaria; Educación en Salud; Ciencias de la Salud; Privatización.
Avaliação Educacional; Instituições de Ensino; Educação Superior; Educação em Saúde; Ciências da Saúde; Privatização.
title_short Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro
title_full Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro
title_fullStr Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro
title_full_unstemmed Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro
title_sort Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro
author Oliveira, Bruno Luciano Carneiro Alves de
author_facet Oliveira, Bruno Luciano Carneiro Alves de
Soares, Fabiana Alves
Silva, Aida Patrícia da Fonseca Dias
Cunha, Carlos Leonardo Figueiredo
Menegaz, Jouhanna do Carmo
Silva, Kênia Lara da
author_role author
author2 Soares, Fabiana Alves
Silva, Aida Patrícia da Fonseca Dias
Cunha, Carlos Leonardo Figueiredo
Menegaz, Jouhanna do Carmo
Silva, Kênia Lara da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bruno Luciano Carneiro Alves de
Soares, Fabiana Alves
Silva, Aida Patrícia da Fonseca Dias
Cunha, Carlos Leonardo Figueiredo
Menegaz, Jouhanna do Carmo
Silva, Kênia Lara da
dc.subject.por.fl_str_mv Educational Measurement; Teaching Institutions; College Education; Health Education; Health Sciences; Privatization.
Evaluación Educacional; Instituciones de Enseñanza; Educación Universitaria; Educación en Salud; Ciencias de la Salud; Privatización.
Avaliação Educacional; Instituições de Ensino; Educação Superior; Educação em Saúde; Ciências da Saúde; Privatização.
topic Educational Measurement; Teaching Institutions; College Education; Health Education; Health Sciences; Privatization.
Evaluación Educacional; Instituciones de Enseñanza; Educación Universitaria; Educación en Salud; Ciencias de la Salud; Privatización.
Avaliação Educacional; Instituições de Ensino; Educação Superior; Educação em Saúde; Ciências da Saúde; Privatização.
description Objetivo: analisar o ensino superior da área da saúde no Brasilsegundo os resultados do desempenho dos estudantes no ExameNacional de Desempenho dos Estudantes de 2019. Método: estudotransversal, retrospectivo, de abordagem quantitativa com dadoson-line referentes a 192.715 estudantes de 3.712 cursos da saúde,coletados em 2020. O desempenho dos estudantes foi expresso emconceitos, ordenados em escala de um a cinco. Foram elaboradosbox-plot e estimadas prevalências dos conceitos e avaliadasdiferenças segundo as características administrativas, de gestão edas cidades sede dos cursos por meio de teste estatísticos (α=5%).Resultados: observou-se nível satisfatório do ensino superior desaúde (70,0% com conceito ≥3). Cursos de medicina foram os maissatisfatoriamente avaliados, fonoaudiologia e enfermagem os piores.O ensino público, presencial e em universidades estiveram associadosà maior qualidade do ensino. Níveis mais baixos foram verificadosnos estados da região Norte, nas cidades pequenas e fora de áreasmetropolitanas e naqueles sob gestão privada. Conclusão: verificouseheterogeneidade na qualidade do ensino superior entre os cursos desaúde, indicando sua associação com características das instituiçõesde ensino e à infraestrutura das cidades sedes dos cursos, apontandodesafios para a qualidade da formação em saúde no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199358
10.1590/1518-8345.5714.3585
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199358
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.5714.3585
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199358/183419
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199358/183421
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199358/183420
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3534
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3534
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3534
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856830779392