Natureza e classificação das intervenções de enfermagem em ambulatório de quimioterapia de adultos
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1463 |
Resumo: | Este estudo descritivo objetivou identificar, por meio da análise retrospectiva de registro, a natureza das intervenções de enfermagem e estabelecer a correspondência entre estas e os problemas levantados. A população abrangeu 184 prontuários de pacientes atendidos na primeira consulta de enfermagem no Ambulatório de Quimioterapia de Adultos do Hospital São Paulo, no período de janeiro a junho de 1997, selecionando-se uma amostra aleatória de 37 prontuários, sendo 19 de pacientes do sexo masculino e 18 do feminino. Os principais resultados mostraram o predomínio das intervenções centradas no atendimento das necessidades psicobiológicas, sendo que das psicossociais, as intervenções educativas foram as mais freqüentes. A correspondência entre problemas identificados e intervenções propostas, foi mais evidente no atendimento das necessidades psicobiológicas. |
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Natureza e classificação das intervenções de enfermagem em ambulatório de quimioterapia de adultosNature and classification of nursing interventions in an adult chemotherapy outpatient unitNaturaleza y clasificación de las intervenciones de enfermería en un ambulatório de quimioterapia de adultosassistência ambulatorialquimioterapiaenfermagem oncológicaavaliação de processoscuidados de saúdeatención ambulatoriaquimioterapiaenfermería oncológicaevaluación de procesoscuidados en saludoutpatient care unitchemotherapyoncology nursingprocess assessmenthealth careEste estudo descritivo objetivou identificar, por meio da análise retrospectiva de registro, a natureza das intervenções de enfermagem e estabelecer a correspondência entre estas e os problemas levantados. A população abrangeu 184 prontuários de pacientes atendidos na primeira consulta de enfermagem no Ambulatório de Quimioterapia de Adultos do Hospital São Paulo, no período de janeiro a junho de 1997, selecionando-se uma amostra aleatória de 37 prontuários, sendo 19 de pacientes do sexo masculino e 18 do feminino. Os principais resultados mostraram o predomínio das intervenções centradas no atendimento das necessidades psicobiológicas, sendo que das psicossociais, as intervenções educativas foram as mais freqüentes. A correspondência entre problemas identificados e intervenções propostas, foi mais evidente no atendimento das necessidades psicobiológicas.The purpose of the present descriptive study was to identify, through a retrospective analysis of records, the nature of nursing interventions as well as to establish the relationship between the nature of these interventions and the problems found. The sample was formed by 184 records of patients in their first nursing consultation at the Adult Chemotherapy Outopatiet Unit of Hospital São Paulo from January to June,1997; 37 records were selected at random: 19 male and 18 female patients. Results showed the predominance of interventions centered in patients' psychobiological needs. Educative interventions were more frequently performed when related to patients psychosocial needs. The correspondence between the identified problems and proposed interventions was evidenced when the psychobiological needs were met.Este estudio retrospectivo tuvo como objetivos identificar la naturaleza de las intervenciones de enfermería y establecer la correspondencia entre estas y los problemas de los pacientes. De un total de 184 expedientes clínicos de pacientes atendidos en la primera consulta de enfermería en el ambulatorio de Quimioterapia de Adultos del Hospital São Paulo, en el periodo de enero a junio de 1997, fue seleccionada aleatoriamente una muestra de 37 expedientes clínicos, siendo 19 de pacientes del sexo masculino y 18 del femenino. Los principales resultados muestran el predominio de las intervenciones dirigidas para la atención de necesidades de orden psico-biológica, habiendo, consecuentemente, una mayor correspondencia entre estas y las intervenciones prescritas. En relación con las psico-sociales, las intervenciones relacionadas con el aprendizaje del paciente fueron las más frecuentes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146310.1590/S0104-11692000000300006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 3 (2000); 33-39Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 3 (2000); 33-39Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 3 (2000); 33-391518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1463/1498Rivero de Gutiérrez, Maria GabyAdami, Nilce PivaCastro, Rosa Apparecida Pimenta deFonseca, Selma Montosa dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:32:36Zoai:revistas.usp.br:article/1463Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:32:36Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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