Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munari, Denize Bouttelet
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Parada, Cristina Maria Garcia de Lima, Gelbcke, Francine de Lima, Silvino, Zenith Rosa, Ribeiro, Luana Cássia Miranda, Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053
Resumo: OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área. MÉTODO: estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012. RESULTADOS: a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino. CONCLUSÃO: os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação.
id USP-38_16225881c26d417143590819c3538a52
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/85053
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges Maestría Profesional en Enfermería: producción del conocimiento y retos OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área. MÉTODO: estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012. RESULTADOS: a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino. CONCLUSÃO: os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação. OBJECTIVE: to analyze the production of knowledge resulting from the professional master's degree programs in Nursing and to reflect about their perspectives for the area. METHOD: descriptive and analytical study. Data collected from the dissertations of three educational institutions that graduated students in programs of professional master's degree in Nursing between 2006 and 2012 were included. RESULTS: most of the 127 course completion studies analyzed were developed within hospital contexts; there was a focus on the organizational and healthcare areas, in the research fields care process and management, and predominance of qualitative studies. There are various products resulting from the course completion studies: evaluation of services/healthcare programs and development of processes, care or educational protocols. CONCLUSION: the programs of professional master's degree in Nursing, which are undergoing a consolidation stage, have recent production under development and there is a gap in the creation of hard technologies and innovation. They are essential for the development of innovative professional practices that articulate the healthcare and educational areas. OBJETIVO: analizar la producción del conocimiento generado por los programas de maestría profesional en Enfermería y reflejar sobre sus perspectivas para el área. MÉTODO: estudio descriptivo y analítico. Fueron incluidos datos de las disertaciones de tres instituciones de enseñanza que graduaron alumnos en programas de maestría profesional en enfermería entre 2006 y 2012. RESULTADOS: la mayoría de los 127 trabajos de conclusión analizados fueron desarrollados en el contexto hospitalario; fue encontrada tendencia de concentración en las áreas organizacional y asistencial, en las líneas de investigación proceso de cuidar y gestión y predominio de estudios cualitativos. Hay una diversidad de productos resultantes de los trabajos de conclusión: evaluación de servicios/programas de salud y generación de procesos, protocolos asistenciales o de enseñanza. CONCLUSIÓN: los programas de maestría profesional en Enfermería, en fase de consolidación, tiene producción reciente, en vías de desarrollo, con laguna en la generación de tecnologías duras e innovación. Son fundamentales para el desarrollo de las prácticas profesionales innovadoras que articulen el sector salud y la educación. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/8505310.1590/0104-1169.3242.2403Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 2 (2014); 204-210Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 2 (2014); 204-210Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 2 (2014); 204-2101518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87882https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87883https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87884Munari, Denize Bouttelet Parada, Cristina Maria Garcia de Lima Gelbcke, Francine de Lima Silvino, Zenith Rosa Ribeiro, Luana Cássia Miranda Scochi, Carmen Gracinda Silvan info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-29T18:20:19Zoai:revistas.usp.br:article/85053Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2014-10-29T18:20:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges
Maestría Profesional en Enfermería: producción del conocimiento y retos
title Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios
spellingShingle Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios
Munari, Denize Bouttelet
title_short Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios
title_full Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios
title_fullStr Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios
title_full_unstemmed Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios
title_sort Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios
author Munari, Denize Bouttelet
author_facet Munari, Denize Bouttelet
Parada, Cristina Maria Garcia de Lima
Gelbcke, Francine de Lima
Silvino, Zenith Rosa
Ribeiro, Luana Cássia Miranda
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
author_role author
author2 Parada, Cristina Maria Garcia de Lima
Gelbcke, Francine de Lima
Silvino, Zenith Rosa
Ribeiro, Luana Cássia Miranda
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munari, Denize Bouttelet
Parada, Cristina Maria Garcia de Lima
Gelbcke, Francine de Lima
Silvino, Zenith Rosa
Ribeiro, Luana Cássia Miranda
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
description OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área. MÉTODO: estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012. RESULTADOS: a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino. CONCLUSÃO: os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053
10.1590/0104-1169.3242.2403
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053
identifier_str_mv 10.1590/0104-1169.3242.2403
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87882
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87883
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87884
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 2 (2014); 204-210
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 2 (2014); 204-210
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 2 (2014); 204-210
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222849823145984