Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053 |
Resumo: | OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área. MÉTODO: estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012. RESULTADOS: a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino. CONCLUSÃO: os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação. |
id |
USP-38_16225881c26d417143590819c3538a52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/85053 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges Maestría Profesional en Enfermería: producción del conocimiento y retos OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área. MÉTODO: estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012. RESULTADOS: a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino. CONCLUSÃO: os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação. OBJECTIVE: to analyze the production of knowledge resulting from the professional master's degree programs in Nursing and to reflect about their perspectives for the area. METHOD: descriptive and analytical study. Data collected from the dissertations of three educational institutions that graduated students in programs of professional master's degree in Nursing between 2006 and 2012 were included. RESULTS: most of the 127 course completion studies analyzed were developed within hospital contexts; there was a focus on the organizational and healthcare areas, in the research fields care process and management, and predominance of qualitative studies. There are various products resulting from the course completion studies: evaluation of services/healthcare programs and development of processes, care or educational protocols. CONCLUSION: the programs of professional master's degree in Nursing, which are undergoing a consolidation stage, have recent production under development and there is a gap in the creation of hard technologies and innovation. They are essential for the development of innovative professional practices that articulate the healthcare and educational areas. OBJETIVO: analizar la producción del conocimiento generado por los programas de maestría profesional en Enfermería y reflejar sobre sus perspectivas para el área. MÉTODO: estudio descriptivo y analítico. Fueron incluidos datos de las disertaciones de tres instituciones de enseñanza que graduaron alumnos en programas de maestría profesional en enfermería entre 2006 y 2012. RESULTADOS: la mayoría de los 127 trabajos de conclusión analizados fueron desarrollados en el contexto hospitalario; fue encontrada tendencia de concentración en las áreas organizacional y asistencial, en las líneas de investigación proceso de cuidar y gestión y predominio de estudios cualitativos. Hay una diversidad de productos resultantes de los trabajos de conclusión: evaluación de servicios/programas de salud y generación de procesos, protocolos asistenciales o de enseñanza. CONCLUSIÓN: los programas de maestría profesional en Enfermería, en fase de consolidación, tiene producción reciente, en vías de desarrollo, con laguna en la generación de tecnologías duras e innovación. Son fundamentales para el desarrollo de las prácticas profesionales innovadoras que articulen el sector salud y la educación. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/8505310.1590/0104-1169.3242.2403Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 2 (2014); 204-210Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 2 (2014); 204-210Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 2 (2014); 204-2101518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87882https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87883https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87884Munari, Denize Bouttelet Parada, Cristina Maria Garcia de Lima Gelbcke, Francine de Lima Silvino, Zenith Rosa Ribeiro, Luana Cássia Miranda Scochi, Carmen Gracinda Silvan info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-29T18:20:19Zoai:revistas.usp.br:article/85053Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2014-10-29T18:20:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges Maestría Profesional en Enfermería: producción del conocimiento y retos |
title |
Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios |
spellingShingle |
Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios Munari, Denize Bouttelet |
title_short |
Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios |
title_full |
Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios |
title_fullStr |
Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios |
title_full_unstemmed |
Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios |
title_sort |
Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios |
author |
Munari, Denize Bouttelet |
author_facet |
Munari, Denize Bouttelet Parada, Cristina Maria Garcia de Lima Gelbcke, Francine de Lima Silvino, Zenith Rosa Ribeiro, Luana Cássia Miranda Scochi, Carmen Gracinda Silvan |
author_role |
author |
author2 |
Parada, Cristina Maria Garcia de Lima Gelbcke, Francine de Lima Silvino, Zenith Rosa Ribeiro, Luana Cássia Miranda Scochi, Carmen Gracinda Silvan |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munari, Denize Bouttelet Parada, Cristina Maria Garcia de Lima Gelbcke, Francine de Lima Silvino, Zenith Rosa Ribeiro, Luana Cássia Miranda Scochi, Carmen Gracinda Silvan |
description |
OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área. MÉTODO: estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012. RESULTADOS: a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino. CONCLUSÃO: os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053 10.1590/0104-1169.3242.2403 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053 |
identifier_str_mv |
10.1590/0104-1169.3242.2403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87882 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87883 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/85053/87884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 2 (2014); 204-210 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 2 (2014); 204-210 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 2 (2014); 204-210 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222849823145984 |