Grupoterapia com estudantes de enfermagem durante a transição teórico-prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2419 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi verificar se a intervenção de grupo de curto prazo pode proporcionar às estudantes de enfermagem meios de lidarem com o estresse, próprio da transição do aprendizado teórico para o prático. Utilizou-se a observação participante como método, possibilitando que 12 alunas que cursaram a disciplina de Fundamentos II expressassem suas ansiedades e angústias frente ao novo e futuro papel de cuidadoras da saúde de outros. A técnica grupal aparece como um instrumento a ser considerado pelas instituições de ensino superior de enfermagem como recurso não apenas de apoio, mas também didático, em seus currículos. No momento em que são discutidas reformas do ensino, é importante lembrar que qualquer mudança planejada não será somente técnica, mas terá efeitos no ser humano. |
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Grupoterapia com estudantes de enfermagem durante a transição teórico-práticaGroup therapy with nursing students during the theory-practice transitionTerapia de grupo con estudiantes de enfermería durante la transición teórico-prácticapsychotherapygroupeducationnursingteachingstudentspsicoterapia de grupoeducação em enfermagemensinoestudantes de enfermagempsicoterapia de grupoeducación en enfermeríaenseñanzaestudiantes de enfermeríaO objetivo do estudo foi verificar se a intervenção de grupo de curto prazo pode proporcionar às estudantes de enfermagem meios de lidarem com o estresse, próprio da transição do aprendizado teórico para o prático. Utilizou-se a observação participante como método, possibilitando que 12 alunas que cursaram a disciplina de Fundamentos II expressassem suas ansiedades e angústias frente ao novo e futuro papel de cuidadoras da saúde de outros. A técnica grupal aparece como um instrumento a ser considerado pelas instituições de ensino superior de enfermagem como recurso não apenas de apoio, mas também didático, em seus currículos. No momento em que são discutidas reformas do ensino, é importante lembrar que qualquer mudança planejada não será somente técnica, mas terá efeitos no ser humano.This study aimed to verify whether the intervention of short term groups could provide nursing students means to cope with stress, typical of the transition process from the theoretical to the practical learning. Participant observation was used, allowing 12 students in the discipline Fundamentals II, to express their anxieties and anguish towards the new and future role of taking care of other people's health. Results suggest that higher nursing education institutions should consider the group technique not only as a support resource, but also as a didactical resource in their curricula. At a time when educational reforms are discussed, is important to bear in mind that any planned changes will have an effect not only in technical terms but will also affect the human being.La finalidad del estudio fue verificar si la intervención de grupo a corto plazo puede proporcionar a las estudiantes de enfermería recursos para enfrentar el stress, propio del paso, del aprendizaje teórico al práctico. Se utilizó la observación participante como método, lo que permitió que 12 alumnas matriculadas en el curso de Fundamentos II, pudieran expresar sus ansiedades y angustias ante el nuevo y futuro rol de cuidadoras de la salud. La técnica grupal aparece como un instrumento a ser considerado por las instituciones de enseñanza superior en enfermería no solo como un recurso de apoyo, sino también didáctico dentro de los programas curriculares. Considerando las actuales discusiones sobre las reformas en la enseñanza, cualquier planificación de cambio no solo se dará nivel técnico, sino también traerá efectos en el ser humano.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/241910.1590/S0104-11692007000200005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 2 (2007); 214-223Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 2 (2007); 214-223Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 2 (2007); 214-2231518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2419/2719https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2419/2720https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2419/2721Scherer, Zeyne Alves PiresScherer, Edson ArthurCarvalho, Ana Maria Pimentainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:36:29Zoai:revistas.usp.br:article/2419Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:36:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo do estudo foi verificar se a intervenção de grupo de curto prazo pode proporcionar às estudantes de enfermagem meios de lidarem com o estresse, próprio da transição do aprendizado teórico para o prático. Utilizou-se a observação participante como método, possibilitando que 12 alunas que cursaram a disciplina de Fundamentos II expressassem suas ansiedades e angústias frente ao novo e futuro papel de cuidadoras da saúde de outros. A técnica grupal aparece como um instrumento a ser considerado pelas instituições de ensino superior de enfermagem como recurso não apenas de apoio, mas também didático, em seus currículos. No momento em que são discutidas reformas do ensino, é importante lembrar que qualquer mudança planejada não será somente técnica, mas terá efeitos no ser humano. |
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