Validação do construto e da confiabilidade de uma escala de inteligência emocional aplicada a estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espinoza-Venegas, Maritza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sanhueza-Alvarado, Olivia, Ramírez-Elizondo, Noé, Sáez-Carrillo, Katia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/100050
Resumo: OBJETIVO: este estudo tem como objetivo validar o construto e a confiabilidade de uma escala de inteligência emocional. MÉTODO: a escala Trait Meta-Mood Scale-24 foi aplicada em 349 estudantes de enfermagem. O processo envolveu a validação do conteúdo, que compreendeu avaliações de especialistas, testes piloto, medição da confiabilidade utilizando o coeficiente alfa de Cronbach e análise fatorial para corroborar a validade do construto do modelo teórico. RESULTADOS: coeficientes de Cronbach adequados foram obtidos nas três dimensões e a análise fatorial confirmou as dimensões da escala (percepção, compreensão e regulação). CONCLUSÃO: a Trait Meta-Mood Scale-24 é um instrumento confiável e válido para medir a inteligência emocional de estudantes de enfermagem. Seu uso permite determinar precisamente a capacidade dos indivíduos de interpretar e gerenciar emoções. Ao mesmo tempo, esse novo construto é de potencial importância para medidas em liderança em enfermagem; para o aperfeiçoamento educacional, organizacional e pessoal e para o estabelecimento de relacionamentos eficazes com os pacientes.
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spelling Validação do construto e da confiabilidade de uma escala de inteligência emocional aplicada a estudantes de enfermagem A validation of the construct and reliability of an emotional intelligence scale applied to nursing students Validación de constructo y confiabilidad de la escala de inteligencia emocional en estudiantes de enfermería OBJETIVO: este estudo tem como objetivo validar o construto e a confiabilidade de uma escala de inteligência emocional. MÉTODO: a escala Trait Meta-Mood Scale-24 foi aplicada em 349 estudantes de enfermagem. O processo envolveu a validação do conteúdo, que compreendeu avaliações de especialistas, testes piloto, medição da confiabilidade utilizando o coeficiente alfa de Cronbach e análise fatorial para corroborar a validade do construto do modelo teórico. RESULTADOS: coeficientes de Cronbach adequados foram obtidos nas três dimensões e a análise fatorial confirmou as dimensões da escala (percepção, compreensão e regulação). CONCLUSÃO: a Trait Meta-Mood Scale-24 é um instrumento confiável e válido para medir a inteligência emocional de estudantes de enfermagem. Seu uso permite determinar precisamente a capacidade dos indivíduos de interpretar e gerenciar emoções. Ao mesmo tempo, esse novo construto é de potencial importância para medidas em liderança em enfermagem; para o aperfeiçoamento educacional, organizacional e pessoal e para o estabelecimento de relacionamentos eficazes com os pacientes. OBJETIVO: efectuar la validación de constructo y confiabilidad de una escala de inteligencia emocional. MÉTODO: se aplicó la Trait-Meta Mood Scale-24 a 349 estudiantes de enfermería. El proceso comprendió la validación de contenido que consistió en lo siguiente: revisión por expertos; prueba piloto; medición de la confiabilidad por medio del Alfa de Cronbach; y comprobación de la validez de constructo del modelo teórico a través del Análisis Factorial. RESULTADOS: se obtuvieron adecuados coeficientes de Cronbach en las tres dimensiones, y el análisis factorial confirmó las dimensiones de la escala (percepción, comprensión y regulación). CONCLUSIÓN: la Trait-Meta Mood Scale es un instrumento confiable y válido para medir la inteligencia emocional en estudiantes de enfermería. Su uso permite identificar habilidades para interpretar y manejar las emociones. Es a la vez un nuevo constructo de potencial importancia para el liderazgo de enfermería; éste ayudará a mejorar aspectos educacionales, organizacionales y personales; además, favorecerá una relación efectiva con los pacientes. OBJECTIVE: The current study aimed to validate the construct and reliability of an emotional intelligence scale. METHOD: The Trait Meta-Mood Scale-24 was applied to 349 nursing students. The process included content validation, which involved expert reviews, pilot testing, measurements of reliability using Cronbach's alpha, and factor analysis to corroborate the validity of the theoretical model's construct. RESULTS: Adequate Cronbach coefficients were obtained for all three dimensions, and factor analysis confirmed the scale's dimensions (perception, comprehension, and regulation). CONCLUSION: The Trait Meta-Mood Scale is a reliable and valid tool to measure the emotional intelligence of nursing students. Its use allows for accurate determinations of individuals' abilities to interpret and manage emotions. At the same time, this new construct is of potential importance for measurements in nursing leadership; educational, organizational, and personal improvements; and the establishment of effective relationships with patients. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/10005010.1590/0104-1169.3498.2535Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 1 (2015); 139-147Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 1 (2015); 139-147Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 1 (2015); 139-1471518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/100050/98683https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/100050/98684https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/100050/98685Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessEspinoza-Venegas, Maritza Sanhueza-Alvarado, Olivia Ramírez-Elizondo, Noé Sáez-Carrillo, Katia 2015-07-06T11:46:13Zoai:revistas.usp.br:article/100050Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-07-06T11:46:13Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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