Validação da Escala de Inteligência Emocional de Schutte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Liliana Cristina Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5583
Resumo: Este trabalho trata principalmente dois conceitos psicológicos da atualidade que têm sido dos mais debatidos nesta ultima década, a Inteligência Emocional e a Inteligência Espiritual. A Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade do Ser Humano reconhecer e regular as emoções em si mesmo e nos outros (Goleman, 2001). A Inteligência Espiritual é conceptualizada como sendo a capacidade de aplicar e usar recursos espirituais para promover um melhor funcionamento diário e bem-estar (Amram, 2007). Neste trabalho é também abordado o tema do Mobile-learning, definido como sendo uma forma de aprendizagem através de dispositivos móveis, e foram realizados dois estudos empíricos. O estudo A teve como objetivo adaptar e validar psicometricamente a versão portuguesa da Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES). A amostra foi constituída por um total de 977 sujeitos, dos 15 aos 83 anos, sendo 70,1 % mulheres e 29,9 % homens. Os resultados revelaram ótimas propriedades psicométricas, constituindo assim a EIES um instrumento válido para a avaliação da Inteligência Emocional junto da população portuguesa. O estudo B teve como objetivo avaliar o impacto da intervenção de um programa de mensagens SMS na Inteligência Emocional e na Inteligência Espiritual em estudantes de Psicologia. A amostra foi constituída por um total de 78 participantes, 73 do sexo feminino e 5 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos. Os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significativas nas pontuações obtidas na Inteligência Emocional e na Inteligência Espiritual antes e após a implementação do programa.
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