O ser docente de enfermagem frente a informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Kurcgant, Paulina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852
Resumo: A pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepção dos enfermeiros docentes, o significado da inserção da informática no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informática estão baseados na situação biográfica e nas experiências educacionais de cada docente, e a sua adoção ocorre, livremente, num processo de reflexão sobre as alternativas favoráveis e desfavoráveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construção de competências tecnológicas e pedagógicas dos docente e de políticas institucionais pró-ativas aderentes à sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias às necessidades da profissão e à dimensão humana da enfermagem.
id USP-38_1a99f8eed521600be7ba7bd04754c3e5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1852
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ser docente de enfermagem frente a informáticaBeing a nursing teacher in an informatized worldEl ser docente en enfermería frente al mundo de la informáticaeducación en enfermeríainformática médicatecnología educacionaleducação em enfermageminformática médicatecnologia educacionalnursing educationmedical informaticseducational technologyA pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepção dos enfermeiros docentes, o significado da inserção da informática no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informática estão baseados na situação biográfica e nas experiências educacionais de cada docente, e a sua adoção ocorre, livremente, num processo de reflexão sobre as alternativas favoráveis e desfavoráveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construção de competências tecnológicas e pedagógicas dos docente e de políticas institucionais pró-ativas aderentes à sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias às necessidades da profissão e à dimensão humana da enfermagem.La investigación tiene como objetivo desvelar, según la percepción de los enfermeros docentes, el significado de la inserción de la informática en la enseñanza de enfermería. El abordaje de la fenomenología social izo posible comprender que los proyectos de informática están basados en la situación biográfica y en las experiencias educacionales de cada docente y la adopción ocurre libremente, en un proceso de reflexión sobre las alternativas favorables y desfavorables del contexto social. Así, se vislumbra la construcción de competencias tecnológicas y pedagógicas de los docentes y de políticas institucionales pro-activas adherentes a la sociedad contemporánea, buscando integrar las nuevas tecnologías a las necesidades de la profesión y a la dimensión de enfermería.The social phenomenology approach allowed us to understand that informatics projects are based on the biographic situation and the educational experiences of each teacher and their adoption happens voluntarily, in a reflection process on the favorable and unfavorable alternatives implied in the social context. Thus, we conjecture about the construction of teachers' technological and pedagogical competences and pro-active institutional policies that adhere to the contemporary society, seeking to integrate the new technologies with the needs of the profession and the human dimension of nursing.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185210.1590/S0104-11692004000100014Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 1 (2004); 101-108Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 1 (2004); 101-108Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 1 (2004); 101-1081518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852/1903Peres, Heloisa Helena CiquetoKurcgant, Paulinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:24:37Zoai:revistas.usp.br:article/1852Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:24:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ser docente de enfermagem frente a informática
Being a nursing teacher in an informatized world
El ser docente en enfermería frente al mundo de la informática
title O ser docente de enfermagem frente a informática
spellingShingle O ser docente de enfermagem frente a informática
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
educación en enfermería
informática médica
tecnología educacional
educação em enfermagem
informática médica
tecnologia educacional
nursing education
medical informatics
educational technology
title_short O ser docente de enfermagem frente a informática
title_full O ser docente de enfermagem frente a informática
title_fullStr O ser docente de enfermagem frente a informática
title_full_unstemmed O ser docente de enfermagem frente a informática
title_sort O ser docente de enfermagem frente a informática
author Peres, Heloisa Helena Ciqueto
author_facet Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Kurcgant, Paulina
author_role author
author2 Kurcgant, Paulina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Kurcgant, Paulina
dc.subject.por.fl_str_mv educación en enfermería
informática médica
tecnología educacional
educação em enfermagem
informática médica
tecnologia educacional
nursing education
medical informatics
educational technology
topic educación en enfermería
informática médica
tecnología educacional
educação em enfermagem
informática médica
tecnologia educacional
nursing education
medical informatics
educational technology
description A pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepção dos enfermeiros docentes, o significado da inserção da informática no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informática estão baseados na situação biográfica e nas experiências educacionais de cada docente, e a sua adoção ocorre, livremente, num processo de reflexão sobre as alternativas favoráveis e desfavoráveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construção de competências tecnológicas e pedagógicas dos docente e de políticas institucionais pró-ativas aderentes à sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias às necessidades da profissão e à dimensão humana da enfermagem.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852
10.1590/S0104-11692004000100014
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692004000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852/1903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 1 (2004); 101-108
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 1 (2004); 101-108
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 1 (2004); 101-108
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222839473700864