O ser docente de enfermagem frente a informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852 |
Resumo: | A pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepção dos enfermeiros docentes, o significado da inserção da informática no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informática estão baseados na situação biográfica e nas experiências educacionais de cada docente, e a sua adoção ocorre, livremente, num processo de reflexão sobre as alternativas favoráveis e desfavoráveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construção de competências tecnológicas e pedagógicas dos docente e de políticas institucionais pró-ativas aderentes à sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias às necessidades da profissão e à dimensão humana da enfermagem. |
id |
USP-38_1a99f8eed521600be7ba7bd04754c3e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1852 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ser docente de enfermagem frente a informáticaBeing a nursing teacher in an informatized worldEl ser docente en enfermería frente al mundo de la informáticaeducación en enfermeríainformática médicatecnología educacionaleducação em enfermageminformática médicatecnologia educacionalnursing educationmedical informaticseducational technologyA pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepção dos enfermeiros docentes, o significado da inserção da informática no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informática estão baseados na situação biográfica e nas experiências educacionais de cada docente, e a sua adoção ocorre, livremente, num processo de reflexão sobre as alternativas favoráveis e desfavoráveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construção de competências tecnológicas e pedagógicas dos docente e de políticas institucionais pró-ativas aderentes à sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias às necessidades da profissão e à dimensão humana da enfermagem.La investigación tiene como objetivo desvelar, según la percepción de los enfermeros docentes, el significado de la inserción de la informática en la enseñanza de enfermería. El abordaje de la fenomenología social izo posible comprender que los proyectos de informática están basados en la situación biográfica y en las experiencias educacionales de cada docente y la adopción ocurre libremente, en un proceso de reflexión sobre las alternativas favorables y desfavorables del contexto social. Así, se vislumbra la construcción de competencias tecnológicas y pedagógicas de los docentes y de políticas institucionales pro-activas adherentes a la sociedad contemporánea, buscando integrar las nuevas tecnologías a las necesidades de la profesión y a la dimensión de enfermería.The social phenomenology approach allowed us to understand that informatics projects are based on the biographic situation and the educational experiences of each teacher and their adoption happens voluntarily, in a reflection process on the favorable and unfavorable alternatives implied in the social context. Thus, we conjecture about the construction of teachers' technological and pedagogical competences and pro-active institutional policies that adhere to the contemporary society, seeking to integrate the new technologies with the needs of the profession and the human dimension of nursing.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185210.1590/S0104-11692004000100014Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 1 (2004); 101-108Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 1 (2004); 101-108Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 1 (2004); 101-1081518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852/1903Peres, Heloisa Helena CiquetoKurcgant, Paulinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:24:37Zoai:revistas.usp.br:article/1852Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:24:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ser docente de enfermagem frente a informática Being a nursing teacher in an informatized world El ser docente en enfermería frente al mundo de la informática |
title |
O ser docente de enfermagem frente a informática |
spellingShingle |
O ser docente de enfermagem frente a informática Peres, Heloisa Helena Ciqueto educación en enfermería informática médica tecnología educacional educação em enfermagem informática médica tecnologia educacional nursing education medical informatics educational technology |
title_short |
O ser docente de enfermagem frente a informática |
title_full |
O ser docente de enfermagem frente a informática |
title_fullStr |
O ser docente de enfermagem frente a informática |
title_full_unstemmed |
O ser docente de enfermagem frente a informática |
title_sort |
O ser docente de enfermagem frente a informática |
author |
Peres, Heloisa Helena Ciqueto |
author_facet |
Peres, Heloisa Helena Ciqueto Kurcgant, Paulina |
author_role |
author |
author2 |
Kurcgant, Paulina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Heloisa Helena Ciqueto Kurcgant, Paulina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educación en enfermería informática médica tecnología educacional educação em enfermagem informática médica tecnologia educacional nursing education medical informatics educational technology |
topic |
educación en enfermería informática médica tecnología educacional educação em enfermagem informática médica tecnologia educacional nursing education medical informatics educational technology |
description |
A pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepção dos enfermeiros docentes, o significado da inserção da informática no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informática estão baseados na situação biográfica e nas experiências educacionais de cada docente, e a sua adoção ocorre, livremente, num processo de reflexão sobre as alternativas favoráveis e desfavoráveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construção de competências tecnológicas e pedagógicas dos docente e de políticas institucionais pró-ativas aderentes à sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias às necessidades da profissão e à dimensão humana da enfermagem. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852 10.1590/S0104-11692004000100014 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692004000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1852/1903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 1 (2004); 101-108 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 1 (2004); 101-108 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 1 (2004); 101-108 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222839473700864 |