Fatores associados ao conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital de ensino sobre hemotransfusão
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105659 |
Resumo: | Objetivo:verificar se há associação entre o conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem sobre hemotransfusão e as variáveis relacionadas aos aspectos profissionais.Método:trata-se de um estudo observacional, transversal, quantitativo, realizado em um hospital geral, de ensino e de grande porte. A amostra foi constituída por 209 profissionais da equipe de enfermagem, obtida por sorteio aleatório simples. A coleta de dados utilizou um instrumento do tipo checklist. Na análise univariada, utilizaram-se estatística descritiva e medidas de centralidade e de dispersão. Na análise bivariada, utilizaram-se o Teste t de Student, a análise de variância e a correlação de Pearson. Para determinar os preditores, utilizou-se a regressão linear múltipla. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer n° 2434).Resultados:a média de escore geral de conhecimento foi de 52,66%, na Etapa Pré-transfusional foi de 53,38%; na Etapa Transfusional, 51,25%; e na Etapa Pós-transfusional, 62,68%. Os fatores relacionados ao conhecimento foram categoria profissional e receber treinamento e/ou orientação para a realização do processo transfusional (p |
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Fatores associados ao conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital de ensino sobre hemotransfusão Factors associated with knowledge of the nursing staff at a teaching hospital on blood transfusion Factores asociados al conocimiento del equipo de enfermería sobre transfusión sanguínea en un hospital de enseñanza Objetivo:verificar se há associação entre o conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem sobre hemotransfusão e as variáveis relacionadas aos aspectos profissionais.Método:trata-se de um estudo observacional, transversal, quantitativo, realizado em um hospital geral, de ensino e de grande porte. A amostra foi constituída por 209 profissionais da equipe de enfermagem, obtida por sorteio aleatório simples. A coleta de dados utilizou um instrumento do tipo checklist. Na análise univariada, utilizaram-se estatística descritiva e medidas de centralidade e de dispersão. Na análise bivariada, utilizaram-se o Teste t de Student, a análise de variância e a correlação de Pearson. Para determinar os preditores, utilizou-se a regressão linear múltipla. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer n° 2434).Resultados:a média de escore geral de conhecimento foi de 52,66%, na Etapa Pré-transfusional foi de 53,38%; na Etapa Transfusional, 51,25%; e na Etapa Pós-transfusional, 62,68%. Os fatores relacionados ao conhecimento foram categoria profissional e receber treinamento e/ou orientação para a realização do processo transfusional (pObjective: to determine whether there is an association between knowledge of the nursing professionals about blood transfusion and the variables related to the professional aspects.Method: this is an observational, cross-sectional and quantitative study, carried out at a large general teaching hospital. The sample consisted of 209 nursing professionals, obtained by simple random sampling. For data collection, a checklist was used. In the univariate analysis, descriptive statistics and central trend and dispersion measures were used. In the bivariate analysis, Student's t-Test, analysis of variance and Pearson's correlation were used. To determine the predictors, multiple linear regression was applied. The Institutional Review Board (Opinion number 2434) approved the study.Results: the overall average knowledge score was 52.66%; in the Pre-transfusion Step, it corresponded to 53.38%; in the Transfusion Step 51.25% and, in the Post-transfusion Step, 62.68%. The factors related to knowledge were professional category and received training and/or guidance to accomplish the transfusion process (pObjetivo:verificar si existe asociación entre el conocimiento de los profesionales del equipo de enfermería sobre transfusión sanguínea con las variables relacionadas a aspectos profesionales.Método:se trata de un estudio observacional, transversal, cuantitativo, realizado en un hospital general, de enseñanza y de gran porte. La muestra fue constituida por 209 profesionales del equipo de enfermería, obtenida por sorteo aleatorio simple. La recolección de datos utilizó un instrumento del tipo lista de verificación. En el análisis univariado, se utilizó la estadística descriptiva y las medidas de centralidad y de dispersión. En el análisis bivariado, se utilizaron el test t de Student, el análisis de variancia y la correlación de Pearson. Para determinar los factores de predicción, se utilizó la regresión linear múltiple. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación con dictamen n° 2434.Resultados:el promedio del puntaje general de conocimiento fue de 52,66%; en la Etapa de Pre-transfusión fue de 53,38%; en la Etapa de Transfusión, 51,25%; y, en la Etapa Post-transfusión, 62,68%. Los factores relacionados al conocimiento fueron: categoría profesional y recibir entrenamiento y/u orientación para la realización del proceso de transfusión (pUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/10565910.1590/0104-1169.0024.2593Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 4 (2015); 595-602Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 595-602Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 4 (2015); 595-6021518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105659/104355https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105659/104356https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105659/104357Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Jordânia LumêniaBarichello, ElizabethMattia, Ana Lúcia DeBarbosa, Maria Helena2015-10-20T15:16:52Zoai:revistas.usp.br:article/105659Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-10-20T15:16:52Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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