Conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem de um hospital de ensino de Minas Gerais sobre hemotransfusão.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/121 |
Resumo: | A equipe de enfermagem desempenha papel fundamental na segurança transfusional e deve estar adequadamente preparada, buscando reduzir as distâncias entre a prática e o conhecimento disponível, para que sejam diminuídos os riscos à saúde. Este estudo objetivou analisar o conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem sobre a instalação de hemocomponente, identificação de reação transfusional e condutas a serem adotadas frente à reação transfusional. Trata-se de um estudo observacional, transversal e com abordagem quantitativa dos dados. A amostra foi constituída por 209 profissionais da equipe de enfermagem. A pesquisa foi realizada em um hospital público, geral, de ensino, de grande porte e que oferece atendimento de alta complexidade. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro sob o Parecer n° 2434. Os dados foram coletados utilizando um instrumento de coleta de dados constituído por questões relacionadas aos aspectos sociodemográficos, profissionais, da instituição e sobre hemotransfusão. Os dados foram analisados utilizando-se o programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. As variáveis qualitativas foram analisadas segundo estatística descritiva, e, para as variáveis quantitativas, foram utilizadas medidas descritivas de centralidade e de dispersão. Para o cálculo do escore de conhecimento, utilizou-se uma fórmula na qual o número de itens respondidos corretamente foi dividido pelo número total de itens e multiplicado por cem. Na análise bivariada, foram utilizados o Teste t de Student, análise de variância (ANOVA) e correlação de Pearson. Foram consideradas associações estatisticamente significativas aquelas com p ≤ 0,01. Os profissionais da equipe de enfermagem eram, em sua maioria (81,8%), do sexo feminino, com média de idade de 38,2 anos. Predominou a categoria profissional técnico de enfermagem (69,8%), a maioria (51,7%) obteve sua formação em instituição pública, e o vínculo institucional prevalente foi com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (52,6%). A maioria (78,9%) possuía somente um vínculo empregatício. Os profissionais referiram administrar hemotransfusão 4,3 vezes/mês. A maioria (88,0%) referiu ter recebido treinamento ou orientação para a administração de hemotransfusão; 60,3% referiu ter participado de algum programa de capacitação específico para hemotransfusão; 27,8% possuía pós-graduação. A maioria dos profissionais (73,2%) referiu adotar em sua prática transfusional o Manual de Procedimento Operacional Padrão e o Plano de Intervenções de Enfermagem da Instituição como norma e/ou diretriz. A maioria (92,8%) referiu sentir-se segura para a realização do processo transfusional. As unidades que tiveram o maior número de profissionais entrevistados foram as Unidades de Terapia Intensiva (25,8%) e as Unidades de Internação Adulto (26,8%). A média de escore geral foi de 52,7%. O escore médio, no domínio referente à etapa pré-transfusional, foi de 53,4%; no domínio referente ao ato transfusional foi de 51,2%, e no domínio referente às complicações imediatas foi de 62,7%. Os fatores relacionados ao conhecimento sobre hemotransfusão foram a categoria profissional e receber treinamento e/ou orientação para a realização do processo transfusional. Com este estudo, foi possível fornecer um diagnóstico para a identificação das principais dificuldades dos profissionais com relação às etapas do processo transfusional. Identificou-se a necessidade de intervenções como educação continuada e permanente, bem como o treinamento periódico dos profissionais da equipe de enfermagem sobre a atuação nesta prática. |
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Conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem de um hospital de ensino de Minas Gerais sobre hemotransfusão.Blood transfusion knowledge of the professionals from the nursing team in a teaching hospital in Minas Gerais StateConhecimentoEnfermagemEquipe de EnfermagemTransfusão de Componentes SanguíneosKnowledgeNursingNursing TeamTransfusion of Blood ComponentsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMA equipe de enfermagem desempenha papel fundamental na segurança transfusional e deve estar adequadamente preparada, buscando reduzir as distâncias entre a prática e o conhecimento disponível, para que sejam diminuídos os riscos à saúde. Este estudo objetivou analisar o conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem sobre a instalação de hemocomponente, identificação de reação transfusional e condutas a serem adotadas frente à reação transfusional. Trata-se de um estudo observacional, transversal e com abordagem quantitativa dos dados. A amostra foi constituída por 209 profissionais da equipe de enfermagem. A pesquisa foi realizada em um hospital público, geral, de ensino, de grande porte e que oferece atendimento de alta complexidade. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro sob o Parecer n° 2434. Os dados foram coletados utilizando um instrumento de coleta de dados constituído por questões relacionadas aos aspectos sociodemográficos, profissionais, da instituição e sobre hemotransfusão. Os dados foram analisados utilizando-se o programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. As variáveis qualitativas foram analisadas segundo estatística descritiva, e, para as variáveis quantitativas, foram utilizadas medidas descritivas de centralidade e de dispersão. Para o cálculo do escore de conhecimento, utilizou-se uma fórmula na qual o número de itens respondidos corretamente foi dividido pelo número total de itens e multiplicado por cem. Na análise bivariada, foram utilizados o Teste t de Student, análise de variância (ANOVA) e correlação de Pearson. Foram consideradas associações estatisticamente significativas aquelas com p ≤ 0,01. Os profissionais da equipe de enfermagem eram, em sua maioria (81,8%), do sexo feminino, com média de idade de 38,2 anos. Predominou a categoria profissional técnico de enfermagem (69,8%), a maioria (51,7%) obteve sua formação em instituição pública, e o vínculo institucional prevalente foi com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (52,6%). A maioria (78,9%) possuía somente um vínculo empregatício. Os profissionais referiram administrar hemotransfusão 4,3 vezes/mês. A maioria (88,0%) referiu ter recebido treinamento ou orientação para a administração de hemotransfusão; 60,3% referiu ter participado de algum programa de capacitação específico para hemotransfusão; 27,8% possuía pós-graduação. A maioria dos profissionais (73,2%) referiu adotar em sua prática transfusional o Manual de Procedimento Operacional Padrão e o Plano de Intervenções de Enfermagem da Instituição como norma e/ou diretriz. A maioria (92,8%) referiu sentir-se segura para a realização do processo transfusional. As unidades que tiveram o maior número de profissionais entrevistados foram as Unidades de Terapia Intensiva (25,8%) e as Unidades de Internação Adulto (26,8%). A média de escore geral foi de 52,7%. O escore médio, no domínio referente à etapa pré-transfusional, foi de 53,4%; no domínio referente ao ato transfusional foi de 51,2%, e no domínio referente às complicações imediatas foi de 62,7%. Os fatores relacionados ao conhecimento sobre hemotransfusão foram a categoria profissional e receber treinamento e/ou orientação para a realização do processo transfusional. Com este estudo, foi possível fornecer um diagnóstico para a identificação das principais dificuldades dos profissionais com relação às etapas do processo transfusional. Identificou-se a necessidade de intervenções como educação continuada e permanente, bem como o treinamento periódico dos profissionais da equipe de enfermagem sobre a atuação nesta prática.The nursing team plays a fundamental role in transfusion safety and must be properly prepared, seeking to reduce the distances between practice and knowledge available, in order to diminish health risks. This study aimed to analyze the knowledge of professional nursing team on installation of blood components, identification of transfusion reaction, and conducts to be adopted related to the transfusion reaction. This is an observational, transversal study, with quantitative data approach. Sample consisted of 209 professionals from nursing team. The survey was conducted in a public teaching general hospital, offering high complexity health services. This study was approved by the Research Ethics Committee from Federal University of Triângulo Mineiro by the Act n° 2434. Data were collected using a data collection instrument consisting of issues related to the socio-demographic, professionals and institutional aspects of the institution, and on blood transfusions. Data were analyzed using the statistical program Statistical Package for Social Sciences. Qualitative variables were analyzed according to descriptive statistics and for quantitative variables descriptive measures of centrality and dispersion were used. To calculate the knowledge score a formula was used, in which the number of items answered correctly were divided by the total number of items and multiplied by 100. In bivariate analysis, Student's t-test, analysis of variance (ANOVA) and Pearson s correlation coefficient were used. Associations with p ≤ 0,01 were considered statistically significant. Professionals in the nursing staff were mostly female (81,8%), with an average age of 38,2 years. The nursing technical professional category (69,9%) predominated; with most of them (51,7%) obtaining their educational training in a public institution, and the prevalent institutional link was with the Foundation for Teaching and Research of Uberaba (52,6%). Most (78,9%) had only one employment relationship. The professionals referred administration of blood transfusions 4,3 times/month. The majority (88,0%) mentioned having received training or guidance for the administration of blood transfusions; 60,3% referred participation in a training program specific for blood transfusions; 27,8% had post-graduation degree. Most professionals (73,2%) referred to adopt in their transfusion practice the standard operating Procedure Manual and the nursing Interventions plan of the institution as norm and/or guideline. Most (92,8%) reported feeling safe to perform the transfusion process. Units that had the largest number of professionals interviewed were intensive care units (25,8%) and inpatient Adult units (26,8%). The average overall score was 52,7%. The average score in the field concerning the pre-transfusion levels step was 53,4%; in the field regarding the transfusion act it was 51,2% and in the field concerning immediate complications it was 62,7% Factors related to knowledge about blood transfusions were the Professional category, and receiving training and/or guidance for the completion of the transfusion process. With this study it was possible to provide a diagnosis for the identification of the main difficulties professionals have with respect to the stages of the transfusion process. It was identified the need for interventions such as continuing and permanent education, as well as the periodic training of professionals from the nursing team about the activities in this practice.Universidade Federal do Triângulo MineiroAtenção à Saúde das PopulaçõesBRUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeBarbosa, Maria HelenaCPF:04181398811http://lattes.cnpq.br/5680946454145360Tavares, Jordânia Lumênia2015-11-27T18:54:04Z2014-02-192013-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfTAVARES, Jordânia Lumênia. Blood transfusion knowledge of the professionals from the nursing team in a teaching hospital in Minas Gerais State. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde das Populações) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2015-11-28T03:03:23Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2015-11-28T03:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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