Assistência à criança e ao adolescente com câncer: a fase da quimioterapia intratecal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Fernanda Araújo
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lima, Regina Aparecida Garcia de, Mello, Débora Falleiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1885
Resumo: O objetivo do presente trabalho é explorar as vivências de crianças e adolescentes com câncer, durante a fase de quimioterapia intratecal, através de abordagem qualitativa com coleta de dados empíricos realizada a partir de entrevista semi-estruturada. Participaram do estudo onze crianças/adolescentes que receberam quimioterapia intratecal, na faixa etária de 07 a 16 anos, de ambos os sexos, atendidos em um hospital-escola do interior do estado de São Paulo. Os resultados convergiram para os seguintes temas: rotina da intratecal; medo, dor e fantasias e estratégias de alívio. Este trabalho possibilitou o acesso a informações de real interesse para a assistência às crianças/adolescentes, durante a fase da quimioterapia intratecal, situação tida como uma das mais estressantes. Quanto às implicações para a enfermagem, identificou-se que a informação é vital para crianças/adolescentes com câncer, pois ela poderá minimizar incertezas e sentimentos negativos, levando-os a colaborar e a participar do tratamento.
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spelling Assistência à criança e ao adolescente com câncer: a fase da quimioterapia intratecalAtención a los niños y adolescentes con cáncer: la etapa de quimioterapia intratecalCaring for children and adolescents with cancer: the intrathecal chemotherapy phaseenfermagem pediátricaquimioterapiaoncologiaenfermería pediátricaquimioterapiaoncologíamédicapediatric nursingdrug therapymedical oncologyO objetivo do presente trabalho é explorar as vivências de crianças e adolescentes com câncer, durante a fase de quimioterapia intratecal, através de abordagem qualitativa com coleta de dados empíricos realizada a partir de entrevista semi-estruturada. Participaram do estudo onze crianças/adolescentes que receberam quimioterapia intratecal, na faixa etária de 07 a 16 anos, de ambos os sexos, atendidos em um hospital-escola do interior do estado de São Paulo. Os resultados convergiram para os seguintes temas: rotina da intratecal; medo, dor e fantasias e estratégias de alívio. Este trabalho possibilitou o acesso a informações de real interesse para a assistência às crianças/adolescentes, durante a fase da quimioterapia intratecal, situação tida como uma das mais estressantes. Quanto às implicações para a enfermagem, identificou-se que a informação é vital para crianças/adolescentes com câncer, pois ela poderá minimizar incertezas e sentimentos negativos, levando-os a colaborar e a participar do tratamento.This study aims to explore the experiences of children and adolescents with cancer during the intrathecal chemotherapy phase, by means of a qualitative approach. Empirical data were collected on the basis of semi-structured interviews. Study participants were eleven children/adolescents who received intrathecal chemotherapy, between 07 and 16 years old, from both genders, attended at a hospital school in the interior of São Paulo State, Brazil. Results converged towards the following issues: intrathecal routine; fear, pain and relief fantasies and strategies. This study gave access to important information with a view to caring for children/adolescents during the intrathecal chemotherapy phase, which is considered as one of the most stressing situations. With respect to nursing implications, we identified the vital nature of information for children/adolescents with cancer since this makes it possible to minimize uncertainties and negative feelings and makes them collaborate and participate in treatment.El objetivo del presente trabajo es el de explorar las vivencias de niños y adolescentes con cáncer durante la etapa de quimioterapia intratecal, mediante la aproximación cualitativa con colección de datos empíricos efectuada a partir de entrevista semi-estructurada. Participaron del estudio once niños/adolescentes que recibieron quimioterapia intratecal, entre 07 y 16 años, de ambos los sexos, atendidos en un hospital escuela del interior del Estado de São Paulo. Los resultados convergieron en los siguientes temas: rutina de la intratecal; miedo, dolor, fantasías y estrategias de alivio. Este trabajo posibilitó el acceso a informaciones de real interés para atención a los niños/adolescentes durante la etapa de quimioterapia intratecal, que es considerada una de las más estresantes. Al respecto de las implicaciones para la enfermería, identificamos que la información es vital para niños/adolescentes con cáncer ya que, mediante ella, es posible minimizar incertidumbres y sentimientos negativos, llevándoles a colaborar y participar del tratamiento.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188510.1590/S0104-11692004000300006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 3 (2004); 485-493Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 3 (2004); 485-493Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 3 (2004); 485-4931518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1885/1942Lemos, Fernanda AraújoLima, Regina Aparecida Garcia deMello, Débora Falleiros deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:36:09Zoai:revistas.usp.br:article/1885Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:36:09Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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