Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côrtes, Clodoaldo Tentes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de, Santos, Rafael Cleison Silva dos, Francisco, Adriana Amorim, Riesco, Maria Luiza Gonzalez, Shimoda, Gilceria Tochika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144192
Resumo: Objetivo: avaliar o impacto da implementação das práticas baseadas em evidências na assistência ao parto normal. Método: estudo de intervenção quase experimental, tipo antes e depois, conduzido em maternidade pública, Amapá. Foram entrevistados 42 profissionais, 280 puérperas e analisados dados de 555 prontuários, desenvolvidos em três fases: auditoria de base (fase 1), intervenção educativa (fase 2) e auditoria pós-intervenção (fase 3). Resultados: após a intervenção, houve incremento de 5,3 pontos percentuais (p.p.) na taxa de parto normal. Na entrevista com as mulheres, constatou-se aumento significativo da presença do acompanhante no trabalho de parto (10,0 p.p.) e da posição vertical ou cócoras (31,4 p.p.); redução significante de amniotomia (16,8 p.p.), posição litotômica (24,3 p.p.) e ocitocina intravenosa (17,1 p.p.). Na perspectiva dos profissionais, houve redução estatística da prescrição/administração de ocitocina (29,6 p.p.). Na análise dos prontuários, observou-se redução significativa da taxa de amniotomia (29,5 p.p.) e da posição litotômica (1,5 p.p.); a taxa de posição vertical ou cócoras apresentou incremento estatístico de 2,2 p.p. Conclusões: houve impacto positivo da intervenção educativa na melhora da assistência à parturiente, mas o processo de implementação não foi capaz de obter sucesso completo na adoção das evidências científicas na assistência ao parto normal nesta instituição.
id USP-38_1db6603fb686aa533b2782e434b86c2f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144192
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normalImplementation of evidence-based practices in normal delivery careImplementação das práticas baseadas em evidências na assistência ao parto normalLabor ObstetricNatural ChildbirthEvidence-Based PracticeTranslational Medical ResearchClinical AuditObstetric NursingTrabajo de PartoParto NormalPráctica Clínica Basada en la EvidenciaInvestigación en Medicina TraslacionalAuditoría ClínicaEnfermería ObstétricaTrabalho de PartoParto NormalPrática Clínica Baseada em EvidênciasPesquisa Médica TranslacionalAuditoria ClínicaEnfermagem Obstétrica Objetivo: avaliar o impacto da implementação das práticas baseadas em evidências na assistência ao parto normal. Método: estudo de intervenção quase experimental, tipo antes e depois, conduzido em maternidade pública, Amapá. Foram entrevistados 42 profissionais, 280 puérperas e analisados dados de 555 prontuários, desenvolvidos em três fases: auditoria de base (fase 1), intervenção educativa (fase 2) e auditoria pós-intervenção (fase 3). Resultados: após a intervenção, houve incremento de 5,3 pontos percentuais (p.p.) na taxa de parto normal. Na entrevista com as mulheres, constatou-se aumento significativo da presença do acompanhante no trabalho de parto (10,0 p.p.) e da posição vertical ou cócoras (31,4 p.p.); redução significante de amniotomia (16,8 p.p.), posição litotômica (24,3 p.p.) e ocitocina intravenosa (17,1 p.p.). Na perspectiva dos profissionais, houve redução estatística da prescrição/administração de ocitocina (29,6 p.p.). Na análise dos prontuários, observou-se redução significativa da taxa de amniotomia (29,5 p.p.) e da posição litotômica (1,5 p.p.); a taxa de posição vertical ou cócoras apresentou incremento estatístico de 2,2 p.p. Conclusões: houve impacto positivo da intervenção educativa na melhora da assistência à parturiente, mas o processo de implementação não foi capaz de obter sucesso completo na adoção das evidências científicas na assistência ao parto normal nesta instituição. Objetivo: evaluar el impacto de la implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal. Método: estudio de intervención casi experimental, tipo antes y después, conducido en maternidad pública, Amapá. Fueron entrevistados 42 profesionales, 280 puérperas y analizados datos de 555 prontuarios, desarrollados en tres fases: auditoría de base (fase 1), intervención educativa (fase 2) y auditoría pos-intervención (fase 3). Resultados: después de la intervención, hubo un incremento de 5,3 puntos porcentuales (p.p.) en la tasa de parto normal. En la entrevista con las mujeres, se constató aumento significativo de la presencia del acompañante en el trabajo de parto (10,0 p.p.) y de la posición vertical o cuclillas (31,4 p.p.); reducción significante de amniotomía (16,8 p.p.), posición de litotomía (24,3 p.p.) y ocitocina intravenosa (17,1p.p.). En la perspectiva de los profesionales, hubo reducción estadística de la prescripción/administración de ocitocina (29,6 p.p.). En el análisis de los prontuarios, se observó reducción significativa de la tasa de amniotomía (29,5 p.p.) y de la posición litotomía (1,5 p.p.); la tasa de posición vertical o cuclillas presentó incremento estadístico de 2,2 p.p. Conclusiones: hubo impacto positivo de la intervención educativa en la mejora de la asistencia a la parturienta, pero el proceso de implementación no fue capaz de obtener suceso completo en la adopción de las evidencias científicas en la asistencia al parto normal en esta institución. Objective: to evaluate the impact of the implementation of evidence-based practices on normal delivery care. Method: quasi-experimental, before-and-after intervention study conducted in a public maternity hospital, Amapá. Forty-two professionals and 280 puerperal women were interviewed and data from 555 medical records were analyzed. The study was developed in three phases: baseline audit (phase 1), educational intervention (phase 2) and post-intervention audit (phase 3). Results: after the intervention, there was an increase of 5.3 percentage points (p.p.) in the normal delivery rate. Interviews with the women revealed a significant increase of the presence of companions during labor (10.0 p.p.) and of adoption of the upright or squatting position (31.4 p.p.); significant reduction of amniotomy (16.8 p.p.), lithotomy position (24.3 p.p.), and intravenous oxytocin (17.1 p.p.). From the professionals’ perspective, there was a statistical reduction in the prescription/administration of oxytocin (29.6 p.p.). In the analysis of medical records, a significant reduction in the rate of amniotomy (29.5 p.p.) and lithotomy position (1.5 p.p.) was observed; the rate of adoption of the upright or squatting position presented a statistical increase of 2.2 p.p. Conclusions: there was a positive impact of the educational intervention on the improvement of parturition assistance, but the implementation process was not completely successful in the adoption of scientific evidence in normal delivery care in this institution.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/14419210.1590/1518-8345.2177.2988Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e2988Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2988Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e29881518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144192/138610https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144192/138611https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144192/138612Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCôrtes, Clodoaldo TentesOliveira, Sonia Maria Junqueira Vasconcellos deSantos, Rafael Cleison Silva dosFrancisco, Adriana AmorimRiesco, Maria Luiza GonzalezShimoda, Gilceria Tochika2018-08-17T15:57:37Zoai:revistas.usp.br:article/144192Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2018-08-17T15:57:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal
Implementation of evidence-based practices in normal delivery care
Implementação das práticas baseadas em evidências na assistência ao parto normal
title Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal
spellingShingle Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal
Côrtes, Clodoaldo Tentes
Labor Obstetric
Natural Childbirth
Evidence-Based Practice
Translational Medical Research
Clinical Audit
Obstetric Nursing
Trabajo de Parto
Parto Normal
Práctica Clínica Basada en la Evidencia
Investigación en Medicina Traslacional
Auditoría Clínica
Enfermería Obstétrica
Trabalho de Parto
Parto Normal
Prática Clínica Baseada em Evidências
Pesquisa Médica Translacional
Auditoria Clínica
Enfermagem Obstétrica
title_short Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal
title_full Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal
title_fullStr Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal
title_full_unstemmed Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal
title_sort Implementación de las prácticas basadas en evidencias en la asistencia al parto normal
author Côrtes, Clodoaldo Tentes
author_facet Côrtes, Clodoaldo Tentes
Oliveira, Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de
Santos, Rafael Cleison Silva dos
Francisco, Adriana Amorim
Riesco, Maria Luiza Gonzalez
Shimoda, Gilceria Tochika
author_role author
author2 Oliveira, Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de
Santos, Rafael Cleison Silva dos
Francisco, Adriana Amorim
Riesco, Maria Luiza Gonzalez
Shimoda, Gilceria Tochika
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Côrtes, Clodoaldo Tentes
Oliveira, Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de
Santos, Rafael Cleison Silva dos
Francisco, Adriana Amorim
Riesco, Maria Luiza Gonzalez
Shimoda, Gilceria Tochika
dc.subject.por.fl_str_mv Labor Obstetric
Natural Childbirth
Evidence-Based Practice
Translational Medical Research
Clinical Audit
Obstetric Nursing
Trabajo de Parto
Parto Normal
Práctica Clínica Basada en la Evidencia
Investigación en Medicina Traslacional
Auditoría Clínica
Enfermería Obstétrica
Trabalho de Parto
Parto Normal
Prática Clínica Baseada em Evidências
Pesquisa Médica Translacional
Auditoria Clínica
Enfermagem Obstétrica
topic Labor Obstetric
Natural Childbirth
Evidence-Based Practice
Translational Medical Research
Clinical Audit
Obstetric Nursing
Trabajo de Parto
Parto Normal
Práctica Clínica Basada en la Evidencia
Investigación en Medicina Traslacional
Auditoría Clínica
Enfermería Obstétrica
Trabalho de Parto
Parto Normal
Prática Clínica Baseada em Evidências
Pesquisa Médica Translacional
Auditoria Clínica
Enfermagem Obstétrica
description Objetivo: avaliar o impacto da implementação das práticas baseadas em evidências na assistência ao parto normal. Método: estudo de intervenção quase experimental, tipo antes e depois, conduzido em maternidade pública, Amapá. Foram entrevistados 42 profissionais, 280 puérperas e analisados dados de 555 prontuários, desenvolvidos em três fases: auditoria de base (fase 1), intervenção educativa (fase 2) e auditoria pós-intervenção (fase 3). Resultados: após a intervenção, houve incremento de 5,3 pontos percentuais (p.p.) na taxa de parto normal. Na entrevista com as mulheres, constatou-se aumento significativo da presença do acompanhante no trabalho de parto (10,0 p.p.) e da posição vertical ou cócoras (31,4 p.p.); redução significante de amniotomia (16,8 p.p.), posição litotômica (24,3 p.p.) e ocitocina intravenosa (17,1 p.p.). Na perspectiva dos profissionais, houve redução estatística da prescrição/administração de ocitocina (29,6 p.p.). Na análise dos prontuários, observou-se redução significativa da taxa de amniotomia (29,5 p.p.) e da posição litotômica (1,5 p.p.); a taxa de posição vertical ou cócoras apresentou incremento estatístico de 2,2 p.p. Conclusões: houve impacto positivo da intervenção educativa na melhora da assistência à parturiente, mas o processo de implementação não foi capaz de obter sucesso completo na adoção das evidências científicas na assistência ao parto normal nesta instituição.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144192
10.1590/1518-8345.2177.2988
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144192
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2177.2988
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144192/138610
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144192/138611
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144192/138612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e2988
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2988
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2988
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444196916035584