Significado de la salud y de la enfermedad en la percepción del niño
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/S0104-11692003000600009 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1828 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender o significado que a criança, na faixa etária de 7 a 12 anos, atribui à saúde e à doença. A população foi dividida em dois grupos, sendo o primeiro constituído de crianças em ambiente escolar e o segundo, de crianças hospitalizadas. Os referenciais que embasaram o estudo foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente teórico e metodológico. Para obtenção dos dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, já que essa permite explorar as definições expostas pela criança. Percebemos que, em ambos grupos, a definição de saúde é semelhante, ou seja, algo que lhe proporciona liberdade, e que está condicionada aos cuidados com o corpo e com a alimentação. Quanto à concepção de doença, a criança na escola procura compreender a doença, suas causas e conseqüências. A criança hospitalizada conta sua experiência enfatizando sua própria doença e situação. |
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Significado de la salud y de la enfermedad en la percepción del niñoSignificado de saúde e de doença na percepção da criançaThe meaning of health and disease from the child's point of viewchildfertilizationhealthniñofertilizaciónsaludcriançafertilizaçãosaúdeO presente estudo teve como objetivo compreender o significado que a criança, na faixa etária de 7 a 12 anos, atribui à saúde e à doença. A população foi dividida em dois grupos, sendo o primeiro constituído de crianças em ambiente escolar e o segundo, de crianças hospitalizadas. Os referenciais que embasaram o estudo foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente teórico e metodológico. Para obtenção dos dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, já que essa permite explorar as definições expostas pela criança. Percebemos que, em ambos grupos, a definição de saúde é semelhante, ou seja, algo que lhe proporciona liberdade, e que está condicionada aos cuidados com o corpo e com a alimentação. Quanto à concepção de doença, a criança na escola procura compreender a doença, suas causas e conseqüências. A criança hospitalizada conta sua experiência enfatizando sua própria doença e situação.This study aimed to understand the meaning of health and disease for the child in the age range from 7 to 12 years old. The population was divided in two groups. The first group consisted of children in a school environment, while the second consisted of hospitalized children. This study was based on Symbolic Interactionism as a theoretical framework and on Grounded Theory as a methodological framework. Data were collected by means of semi-structured interviews, since this allowed us to explore the definitions exposed by the child. We perceived that, in both groups, the definition of health is similar, that is, in other words, something that provides them freedom and is conditioned by body care and feeding. About the conception of disease, the school child tries to understand the disease, its causes and consequences. Hospitalized children tell their experiences by focusing on their own disease and situation.El actual estudio tuvo como objetivo entender el significado que los niños con edades entre 7 y 12 años, le atribuyen a la salud y la enfermedad. La población fue dividida en dos grupos, siendo el primer grupo constituido de niños dentro del ambiente escolar y el segundo por niños hospitalizados. Este estudio se basó en el referencial del Interacionismo Simbólico y la Teoria Fundamentada en los datos, de manera teórica y metodológica respectivamente. Para obtener todos estos datos realizamos entrevista semiestructurada, ya que esta nos permite explorar las definiciones expuestas por el niño. Notamos que en ambos grupos la definición de la salud es similar, es decir, es algo que proporciona libertad y que se condiciona bajo cuidado del cuerpo y la alimentación. En relación con la enfermedad, el niño intenta comprenderla desde sus causas y sus consecuencias. En el hospital el niño relata su experiencia acentuando su propria enfermedad y su situación.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182810.1590/S0104-11692003000600009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 6 (2003); 757-762Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 6 (2003); 757-762Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 6 (2003); 757-7621518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1828/1879Moreira, Patrícia LucianaDupas, Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:21:46Zoai:revistas.usp.br:article/1828Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:21:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente estudo teve como objetivo compreender o significado que a criança, na faixa etária de 7 a 12 anos, atribui à saúde e à doença. A população foi dividida em dois grupos, sendo o primeiro constituído de crianças em ambiente escolar e o segundo, de crianças hospitalizadas. Os referenciais que embasaram o estudo foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente teórico e metodológico. Para obtenção dos dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, já que essa permite explorar as definições expostas pela criança. Percebemos que, em ambos grupos, a definição de saúde é semelhante, ou seja, algo que lhe proporciona liberdade, e que está condicionada aos cuidados com o corpo e com a alimentação. Quanto à concepção de doença, a criança na escola procura compreender a doença, suas causas e conseqüências. A criança hospitalizada conta sua experiência enfatizando sua própria doença e situação. |
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