Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa eng |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178522 |
Resumo: | Objetivo: analisar a percepção e manifestação de competências colaborativas para o trabalho em equipe entre discentes de graduação em saúde que vivenciaram o módulo integrador do estágio curricular na perspectiva da educação interprofissional. Método: estudo qualitativo, desenvolvido com a estratégia da pesquisa-intervenção. Participaram 28 discentes de cinco cursos de graduação em saúde. Os dados foram apreendidos em três grupos focais realizados com os discentes da graduação ao termino de cada semestre letivo. Para a análise dos dados adotou-se a técnica da pesquisa-intervenção e da hermenêutica dialética à luz do referencial teórico da formação em saúde, da educação interprofissional. Resultados: a cultura uniprofissional, a experiência da integração das diferentes formações e as competências colaborativas foram perceptíveis e manifestadas pelos discentes nos relatos e nas ações em equipe multiprofissional, desenvolvidas com os indivíduos e as famílias, durante a experiência do módulo integrador do estágio curricular. Conclusão: a experiência de integração do estágio curricular na perspectiva da interprofissionalidade favoreceu nos discentes a percepção e manifestação de competências colaborativas necessárias para o trabalho em equipe. |
id |
USP-38_29b9b62db75ca6fa4dc10587b47b2a5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/178522 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúdePercepción y manifestación de competencias colaborativas de estudiantes de grado en saludPerception and manifestation of collaborative competencies among undergraduate health studentsInterprofessional RelationsProfessional TrainingProfessional CompetenceHigher EducationPrimary Health CareIntegrality in HealthRelaciones InterprofesionalesCapacitación ProfesionalCompetencia ProfesionalEducación SuperiorAtención Primaria de SaludIntegralidad en SaludRelações InterprofissionaisCapacitação ProfissionalCompetência ProfissionalEducação SuperiorAtenção Primária em SaúdeIntegralidade em SaúdeObjetivo: analisar a percepção e manifestação de competências colaborativas para o trabalho em equipe entre discentes de graduação em saúde que vivenciaram o módulo integrador do estágio curricular na perspectiva da educação interprofissional. Método: estudo qualitativo, desenvolvido com a estratégia da pesquisa-intervenção. Participaram 28 discentes de cinco cursos de graduação em saúde. Os dados foram apreendidos em três grupos focais realizados com os discentes da graduação ao termino de cada semestre letivo. Para a análise dos dados adotou-se a técnica da pesquisa-intervenção e da hermenêutica dialética à luz do referencial teórico da formação em saúde, da educação interprofissional. Resultados: a cultura uniprofissional, a experiência da integração das diferentes formações e as competências colaborativas foram perceptíveis e manifestadas pelos discentes nos relatos e nas ações em equipe multiprofissional, desenvolvidas com os indivíduos e as famílias, durante a experiência do módulo integrador do estágio curricular. Conclusão: a experiência de integração do estágio curricular na perspectiva da interprofissionalidade favoreceu nos discentes a percepção e manifestação de competências colaborativas necessárias para o trabalho em equipe.Objective: to analyze the perception and manifestation of collaborative teamwork competencies among undergraduate health students who experienced the curricular internship’s integration module from the perspective of interprofessional education. Method: qualitative study, developed with the intervention research strategy. Twenty-eight students from five undergraduate health courses participated. Data were collected in three focus group interviews conducted with the undergraduate students at the end of each semester. For data analysis, the technique of intervention research and dialectical hermeneutics adopted was based on the theoretical framework of interprofessional education in health. Results: uniprofessional culture, the experience of integration of different fields of knowledge and collaborative competencies were manifested by the students in their reports and in the actions developed by the multidisciplinary team with individuals and families, during the experience of the curricular internship’s integration module. Conclusion: the experience of integration of the curricular internship from the perspective of interprofessionality favored the perception and manifestation of collaborative competencies that are necessary for teamwork among the students.Objetivo: analizar la percepción y manifestación de competencias colaborativas en el trabajo en equipo entre estudiantes de grado en salud, que tuvieron experiencia en el módulo integrador de las prácticas curriculares desde la perspectiva de la educación interprofesional. Método: estudio cualitativo, desarrollado con la estrategia de investigaciónintervención. Participaron 28 estudiantes de cinco cursos de grado en salud. Se recolectaron los datos de tres grupos focales que han sido realizados con estudiantes de grado al final de cada semestre académico. Para el análisis de datos, se utilizó la técnica de investigación-intervención y de la hermenéutica dialéctica a la luz del marco teórico de la formación en salud y de la educación interprofesional. Resultados: la cultura uniprofesional, la experiencia de la integración de las diferentes formaciones y las competencias colaborativas fueron notables y manifestadas por los estudiantes en sus relatos y acciones en equipo multiprofesional, desarrolladas con individuos y familias, durante la experiencia del módulo integrador de las prácticas curriculares. Conclusión: la experiencia de integración de las prácticas curriculares en la perspectiva de la interprofesionalidad les favoreció a los estudiantes con la percepción y manifestación de competencias de colaboración necesarias para el trabajo en equipo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17852210.1590/1518-8345.3227.3240Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3240Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3240Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32401518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178522/165264https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178522/165265https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178522/165266Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ana Wládia Silva de Alves, Fábia Alexandra Pottes Linhares, Francisca Márcia Pereira Costa, Marcelo Viana da Coriolano-Marinus, Maria Wanderleya de Louvor Lima, Luciane Soares de 2021-05-17T15:45:13Zoai:revistas.usp.br:article/178522Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T15:45:13Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde Percepción y manifestación de competencias colaborativas de estudiantes de grado en salud Perception and manifestation of collaborative competencies among undergraduate health students |
title |
Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde |
spellingShingle |
Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde Lima, Ana Wládia Silva de Interprofessional Relations Professional Training Professional Competence Higher Education Primary Health Care Integrality in Health Relaciones Interprofesionales Capacitación Profesional Competencia Profesional Educación Superior Atención Primaria de Salud Integralidad en Salud Relações Interprofissionais Capacitação Profissional Competência Profissional Educação Superior Atenção Primária em Saúde Integralidade em Saúde |
title_short |
Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde |
title_full |
Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde |
title_fullStr |
Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde |
title_full_unstemmed |
Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde |
title_sort |
Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde |
author |
Lima, Ana Wládia Silva de |
author_facet |
Lima, Ana Wládia Silva de Alves, Fábia Alexandra Pottes Linhares, Francisca Márcia Pereira Costa, Marcelo Viana da Coriolano-Marinus, Maria Wanderleya de Louvor Lima, Luciane Soares de |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Fábia Alexandra Pottes Linhares, Francisca Márcia Pereira Costa, Marcelo Viana da Coriolano-Marinus, Maria Wanderleya de Louvor Lima, Luciane Soares de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana Wládia Silva de Alves, Fábia Alexandra Pottes Linhares, Francisca Márcia Pereira Costa, Marcelo Viana da Coriolano-Marinus, Maria Wanderleya de Louvor Lima, Luciane Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interprofessional Relations Professional Training Professional Competence Higher Education Primary Health Care Integrality in Health Relaciones Interprofesionales Capacitación Profesional Competencia Profesional Educación Superior Atención Primaria de Salud Integralidad en Salud Relações Interprofissionais Capacitação Profissional Competência Profissional Educação Superior Atenção Primária em Saúde Integralidade em Saúde |
topic |
Interprofessional Relations Professional Training Professional Competence Higher Education Primary Health Care Integrality in Health Relaciones Interprofesionales Capacitación Profesional Competencia Profesional Educación Superior Atención Primaria de Salud Integralidad en Salud Relações Interprofissionais Capacitação Profissional Competência Profissional Educação Superior Atenção Primária em Saúde Integralidade em Saúde |
description |
Objetivo: analisar a percepção e manifestação de competências colaborativas para o trabalho em equipe entre discentes de graduação em saúde que vivenciaram o módulo integrador do estágio curricular na perspectiva da educação interprofissional. Método: estudo qualitativo, desenvolvido com a estratégia da pesquisa-intervenção. Participaram 28 discentes de cinco cursos de graduação em saúde. Os dados foram apreendidos em três grupos focais realizados com os discentes da graduação ao termino de cada semestre letivo. Para a análise dos dados adotou-se a técnica da pesquisa-intervenção e da hermenêutica dialética à luz do referencial teórico da formação em saúde, da educação interprofissional. Resultados: a cultura uniprofissional, a experiência da integração das diferentes formações e as competências colaborativas foram perceptíveis e manifestadas pelos discentes nos relatos e nas ações em equipe multiprofissional, desenvolvidas com os indivíduos e as famílias, durante a experiência do módulo integrador do estágio curricular. Conclusão: a experiência de integração do estágio curricular na perspectiva da interprofissionalidade favoreceu nos discentes a percepção e manifestação de competências colaborativas necessárias para o trabalho em equipe. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178522 10.1590/1518-8345.3227.3240 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178522 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.3227.3240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa eng |
language |
por spa eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178522/165264 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178522/165265 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178522/165266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3240 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3240 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3240 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444198508822528 |