Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanguino, Gabriel Zanin
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Furtado, Maria Cândida de Carvalho, Godoy, Simone de, Vicente, Jéssica Batistela, Silva, Jacqueline Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975
Resumo: Objetivo: construir e validar um vídeo educativo sobre o manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica por insuficiência respiratória. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: elaboração e validação de um caso clínico; produção; e validação de vídeo educativo. Para construção do vídeo educativo foi utilizado o referencial metodológico de Fleming, Reynolds e Wallace. Resultados: o caso clínico foi validado por 10 juízes expertises e enfermeiros de diferentes regiões do Brasil, por meio de formulário on-line, com uma rodada de avaliação e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo. O vídeo educativo foi validado por três juízes expertises e 25 acadêmicos de Enfermagem em uma rodada de avaliação e contém seis cenas e duração de nove minutos e cinquenta e seis segundos. Tanto o caso clínico quanto o vídeo educativo obteve-se para a maior parte dos itens, 80% ou mais de concordância. Conclusão: vídeo educativo mostrou-se válido quanto à aparência e ao conteúdo. Essa tecnologia educacional tem potencial para atender às demandas de alunos, nativos digitais, tanto quanto ao ensino do manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória.
id USP-38_2ab81a575ae036e7c817eb549932d800
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184975
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátricaManagement of cardiopulmonary arrest in an educational video: contributions to education in pediatric nursingManejo del paro cardiorrespiratorio en un video educativo: contribuciones a la enseñanza en enfermería pediátricaInstructional Films and VideosEducational TechnologyNursing EducationHeart ArrestRespiratory InsufficiencyPediatricsPelículas y Videos EducativosTecnología EducacionalEducación en EnfermeríaParo CardíacoInsuficiencia RespiratoriaPediatriaFilmes e Vídeos EducativosTecnologia EducacionalEducação em EnfermagemParada CardíacaInsuficiência RespiratóriaPediatriaObjetivo: construir e validar um vídeo educativo sobre o manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica por insuficiência respiratória. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: elaboração e validação de um caso clínico; produção; e validação de vídeo educativo. Para construção do vídeo educativo foi utilizado o referencial metodológico de Fleming, Reynolds e Wallace. Resultados: o caso clínico foi validado por 10 juízes expertises e enfermeiros de diferentes regiões do Brasil, por meio de formulário on-line, com uma rodada de avaliação e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo. O vídeo educativo foi validado por três juízes expertises e 25 acadêmicos de Enfermagem em uma rodada de avaliação e contém seis cenas e duração de nove minutos e cinquenta e seis segundos. Tanto o caso clínico quanto o vídeo educativo obteve-se para a maior parte dos itens, 80% ou mais de concordância. Conclusão: vídeo educativo mostrou-se válido quanto à aparência e ao conteúdo. Essa tecnologia educacional tem potencial para atender às demandas de alunos, nativos digitais, tanto quanto ao ensino do manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória.Objective: to make and validate an educational video about the management of pediatric cardiopulmonary arrest caused by respiratory failure. Method: methodological study developed in three stages: preparation and validation of a clinical case; production; and validation of educational video. To build the educational video, the Fleming, Reynolds and Wallace methodological framework was used. Results: the clinical case was validated by ten expert referees, who worked as nurses in different regions in Brazil, by completing an online form, with one round of evaluation and calculation of the content validity index. The educational video was validated by three expert judges and 25 nursing students in an evaluation round and contains six scenes, with duration of nine minutes and 56 seconds. An agreement over 80% was reached for most of the items in both the clinical case and the educational video. Conclusion: the educational video proved valid regarding face and content. This educational technology has the potential to meet the demands of students, who are digital natives, related to teaching of management of pediatric cardiopulmonary arrest caused by respiratory failure.Objetivo: construir y validar un video educativo sobre manejo del paro cardiorrespiratorio pediátrico por insuficiencia respiratoria. Método: estudio metodológico desarrollado en tres etapas: elaboración y validación de un caso clínico; producción; y validación de video educativo. Para la construcción del video educativo se utilizó el marco metodológico de Fleming, Reynolds y Wallace. Resultados: el caso clínico fue validado por 10 jurados expertos, enfermeros de diferentes regiones de Brasil, mediante formulario online, en una ronda de evaluación y calculándose Índice de Validación de Contenido. El video educativo fue validado por tres jueces expertos y 25 estudiantes de enfermería en una ronda de evaluación y contiene seis escenas, de nueve minutos cincuenta y seis segundos. Se obtuvo concordancia de 80% o superior para la mayoría de los ítems del caso clínico y del video educativo. Conclusión: el video educativo demostró validez en cuanto a apariencia y contenido. Esta tecnología educacional tiene potencial para satisfacer la demanda de alumnos nativos digitales en la enseñanza del manejo del paro cardiorrespiratorio pediátrico ocasionado por insuficiencia respiratoria.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18497510.1590/1518-8345.3680.3410Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3410Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3410Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34101518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaporenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171130https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171128https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171129Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanguino, Gabriel ZaninFurtado, Maria Cândida de CarvalhoGodoy, Simone de Vicente, Jéssica BatistelaSilva, Jacqueline Rodrigues da2021-05-18T16:06:27Zoai:revistas.usp.br:article/184975Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-18T16:06:27Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica
Management of cardiopulmonary arrest in an educational video: contributions to education in pediatric nursing
Manejo del paro cardiorrespiratorio en un video educativo: contribuciones a la enseñanza en enfermería pediátrica
title Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica
spellingShingle Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica
Sanguino, Gabriel Zanin
Instructional Films and Videos
Educational Technology
Nursing Education
Heart Arrest
Respiratory Insufficiency
Pediatrics
Películas y Videos Educativos
Tecnología Educacional
Educación en Enfermería
Paro Cardíaco
Insuficiencia Respiratoria
Pediatria
Filmes e Vídeos Educativos
Tecnologia Educacional
Educação em Enfermagem
Parada Cardíaca
Insuficiência Respiratória
Pediatria
title_short Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica
title_full Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica
title_fullStr Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica
title_full_unstemmed Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica
title_sort Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica
author Sanguino, Gabriel Zanin
author_facet Sanguino, Gabriel Zanin
Furtado, Maria Cândida de Carvalho
Godoy, Simone de
Vicente, Jéssica Batistela
Silva, Jacqueline Rodrigues da
author_role author
author2 Furtado, Maria Cândida de Carvalho
Godoy, Simone de
Vicente, Jéssica Batistela
Silva, Jacqueline Rodrigues da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanguino, Gabriel Zanin
Furtado, Maria Cândida de Carvalho
Godoy, Simone de
Vicente, Jéssica Batistela
Silva, Jacqueline Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Instructional Films and Videos
Educational Technology
Nursing Education
Heart Arrest
Respiratory Insufficiency
Pediatrics
Películas y Videos Educativos
Tecnología Educacional
Educación en Enfermería
Paro Cardíaco
Insuficiencia Respiratoria
Pediatria
Filmes e Vídeos Educativos
Tecnologia Educacional
Educação em Enfermagem
Parada Cardíaca
Insuficiência Respiratória
Pediatria
topic Instructional Films and Videos
Educational Technology
Nursing Education
Heart Arrest
Respiratory Insufficiency
Pediatrics
Películas y Videos Educativos
Tecnología Educacional
Educación en Enfermería
Paro Cardíaco
Insuficiencia Respiratoria
Pediatria
Filmes e Vídeos Educativos
Tecnologia Educacional
Educação em Enfermagem
Parada Cardíaca
Insuficiência Respiratória
Pediatria
description Objetivo: construir e validar um vídeo educativo sobre o manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica por insuficiência respiratória. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: elaboração e validação de um caso clínico; produção; e validação de vídeo educativo. Para construção do vídeo educativo foi utilizado o referencial metodológico de Fleming, Reynolds e Wallace. Resultados: o caso clínico foi validado por 10 juízes expertises e enfermeiros de diferentes regiões do Brasil, por meio de formulário on-line, com uma rodada de avaliação e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo. O vídeo educativo foi validado por três juízes expertises e 25 acadêmicos de Enfermagem em uma rodada de avaliação e contém seis cenas e duração de nove minutos e cinquenta e seis segundos. Tanto o caso clínico quanto o vídeo educativo obteve-se para a maior parte dos itens, 80% ou mais de concordância. Conclusão: vídeo educativo mostrou-se válido quanto à aparência e ao conteúdo. Essa tecnologia educacional tem potencial para atender às demandas de alunos, nativos digitais, tanto quanto ao ensino do manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975
10.1590/1518-8345.3680.3410
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3680.3410
dc.language.iso.fl_str_mv spa
por
eng
language spa
por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171130
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171128
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3410
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3410
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3410
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222855550468096