Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa por eng |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975 |
Resumo: | Objetivo: construir e validar um vídeo educativo sobre o manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica por insuficiência respiratória. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: elaboração e validação de um caso clínico; produção; e validação de vídeo educativo. Para construção do vídeo educativo foi utilizado o referencial metodológico de Fleming, Reynolds e Wallace. Resultados: o caso clínico foi validado por 10 juízes expertises e enfermeiros de diferentes regiões do Brasil, por meio de formulário on-line, com uma rodada de avaliação e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo. O vídeo educativo foi validado por três juízes expertises e 25 acadêmicos de Enfermagem em uma rodada de avaliação e contém seis cenas e duração de nove minutos e cinquenta e seis segundos. Tanto o caso clínico quanto o vídeo educativo obteve-se para a maior parte dos itens, 80% ou mais de concordância. Conclusão: vídeo educativo mostrou-se válido quanto à aparência e ao conteúdo. Essa tecnologia educacional tem potencial para atender às demandas de alunos, nativos digitais, tanto quanto ao ensino do manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória. |
id |
USP-38_2ab81a575ae036e7c817eb549932d800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184975 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátricaManagement of cardiopulmonary arrest in an educational video: contributions to education in pediatric nursingManejo del paro cardiorrespiratorio en un video educativo: contribuciones a la enseñanza en enfermería pediátricaInstructional Films and VideosEducational TechnologyNursing EducationHeart ArrestRespiratory InsufficiencyPediatricsPelículas y Videos EducativosTecnología EducacionalEducación en EnfermeríaParo CardíacoInsuficiencia RespiratoriaPediatriaFilmes e Vídeos EducativosTecnologia EducacionalEducação em EnfermagemParada CardíacaInsuficiência RespiratóriaPediatriaObjetivo: construir e validar um vídeo educativo sobre o manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica por insuficiência respiratória. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: elaboração e validação de um caso clínico; produção; e validação de vídeo educativo. Para construção do vídeo educativo foi utilizado o referencial metodológico de Fleming, Reynolds e Wallace. Resultados: o caso clínico foi validado por 10 juízes expertises e enfermeiros de diferentes regiões do Brasil, por meio de formulário on-line, com uma rodada de avaliação e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo. O vídeo educativo foi validado por três juízes expertises e 25 acadêmicos de Enfermagem em uma rodada de avaliação e contém seis cenas e duração de nove minutos e cinquenta e seis segundos. Tanto o caso clínico quanto o vídeo educativo obteve-se para a maior parte dos itens, 80% ou mais de concordância. Conclusão: vídeo educativo mostrou-se válido quanto à aparência e ao conteúdo. Essa tecnologia educacional tem potencial para atender às demandas de alunos, nativos digitais, tanto quanto ao ensino do manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória.Objective: to make and validate an educational video about the management of pediatric cardiopulmonary arrest caused by respiratory failure. Method: methodological study developed in three stages: preparation and validation of a clinical case; production; and validation of educational video. To build the educational video, the Fleming, Reynolds and Wallace methodological framework was used. Results: the clinical case was validated by ten expert referees, who worked as nurses in different regions in Brazil, by completing an online form, with one round of evaluation and calculation of the content validity index. The educational video was validated by three expert judges and 25 nursing students in an evaluation round and contains six scenes, with duration of nine minutes and 56 seconds. An agreement over 80% was reached for most of the items in both the clinical case and the educational video. Conclusion: the educational video proved valid regarding face and content. This educational technology has the potential to meet the demands of students, who are digital natives, related to teaching of management of pediatric cardiopulmonary arrest caused by respiratory failure.Objetivo: construir y validar un video educativo sobre manejo del paro cardiorrespiratorio pediátrico por insuficiencia respiratoria. Método: estudio metodológico desarrollado en tres etapas: elaboración y validación de un caso clínico; producción; y validación de video educativo. Para la construcción del video educativo se utilizó el marco metodológico de Fleming, Reynolds y Wallace. Resultados: el caso clínico fue validado por 10 jurados expertos, enfermeros de diferentes regiones de Brasil, mediante formulario online, en una ronda de evaluación y calculándose Índice de Validación de Contenido. El video educativo fue validado por tres jueces expertos y 25 estudiantes de enfermería en una ronda de evaluación y contiene seis escenas, de nueve minutos cincuenta y seis segundos. Se obtuvo concordancia de 80% o superior para la mayoría de los ítems del caso clínico y del video educativo. Conclusión: el video educativo demostró validez en cuanto a apariencia y contenido. Esta tecnología educacional tiene potencial para satisfacer la demanda de alumnos nativos digitales en la enseñanza del manejo del paro cardiorrespiratorio pediátrico ocasionado por insuficiencia respiratoria.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18497510.1590/1518-8345.3680.3410Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3410Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3410Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34101518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaporenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171130https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171128https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171129Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanguino, Gabriel ZaninFurtado, Maria Cândida de CarvalhoGodoy, Simone de Vicente, Jéssica BatistelaSilva, Jacqueline Rodrigues da2021-05-18T16:06:27Zoai:revistas.usp.br:article/184975Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-18T16:06:27Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica Management of cardiopulmonary arrest in an educational video: contributions to education in pediatric nursing Manejo del paro cardiorrespiratorio en un video educativo: contribuciones a la enseñanza en enfermería pediátrica |
title |
Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica |
spellingShingle |
Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica Sanguino, Gabriel Zanin Instructional Films and Videos Educational Technology Nursing Education Heart Arrest Respiratory Insufficiency Pediatrics Películas y Videos Educativos Tecnología Educacional Educación en Enfermería Paro Cardíaco Insuficiencia Respiratoria Pediatria Filmes e Vídeos Educativos Tecnologia Educacional Educação em Enfermagem Parada Cardíaca Insuficiência Respiratória Pediatria |
title_short |
Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica |
title_full |
Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica |
title_fullStr |
Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica |
title_full_unstemmed |
Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica |
title_sort |
Manejo da parada cardiorrespiratória em vídeo educativo: contribuições para o ensino na enfermagem pediátrica |
author |
Sanguino, Gabriel Zanin |
author_facet |
Sanguino, Gabriel Zanin Furtado, Maria Cândida de Carvalho Godoy, Simone de Vicente, Jéssica Batistela Silva, Jacqueline Rodrigues da |
author_role |
author |
author2 |
Furtado, Maria Cândida de Carvalho Godoy, Simone de Vicente, Jéssica Batistela Silva, Jacqueline Rodrigues da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanguino, Gabriel Zanin Furtado, Maria Cândida de Carvalho Godoy, Simone de Vicente, Jéssica Batistela Silva, Jacqueline Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instructional Films and Videos Educational Technology Nursing Education Heart Arrest Respiratory Insufficiency Pediatrics Películas y Videos Educativos Tecnología Educacional Educación en Enfermería Paro Cardíaco Insuficiencia Respiratoria Pediatria Filmes e Vídeos Educativos Tecnologia Educacional Educação em Enfermagem Parada Cardíaca Insuficiência Respiratória Pediatria |
topic |
Instructional Films and Videos Educational Technology Nursing Education Heart Arrest Respiratory Insufficiency Pediatrics Películas y Videos Educativos Tecnología Educacional Educación en Enfermería Paro Cardíaco Insuficiencia Respiratoria Pediatria Filmes e Vídeos Educativos Tecnologia Educacional Educação em Enfermagem Parada Cardíaca Insuficiência Respiratória Pediatria |
description |
Objetivo: construir e validar um vídeo educativo sobre o manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica por insuficiência respiratória. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: elaboração e validação de um caso clínico; produção; e validação de vídeo educativo. Para construção do vídeo educativo foi utilizado o referencial metodológico de Fleming, Reynolds e Wallace. Resultados: o caso clínico foi validado por 10 juízes expertises e enfermeiros de diferentes regiões do Brasil, por meio de formulário on-line, com uma rodada de avaliação e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo. O vídeo educativo foi validado por três juízes expertises e 25 acadêmicos de Enfermagem em uma rodada de avaliação e contém seis cenas e duração de nove minutos e cinquenta e seis segundos. Tanto o caso clínico quanto o vídeo educativo obteve-se para a maior parte dos itens, 80% ou mais de concordância. Conclusão: vídeo educativo mostrou-se válido quanto à aparência e ao conteúdo. Essa tecnologia educacional tem potencial para atender às demandas de alunos, nativos digitais, tanto quanto ao ensino do manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975 10.1590/1518-8345.3680.3410 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.3680.3410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa por eng |
language |
spa por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171130 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171128 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184975/171129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3410 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3410 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3410 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222855550468096 |