The communication process in the administration of injection medication to children under the perspective of interaction between mother/children and nursing auxiliaries
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16113 |
Resumo: | Neste estudo, de caráter qualitativo, foi analisada a comunicação estabelecida entre mãe-criança-auxiliares de enfermagem durante as situações de aplicações de medicamentos injetáveis em crianças. Foi utilizada a técnica de observação não participante com anotações de campo em doze situações. Os dados foram categorizados segundo o Modelo Teórico de Forrest. Constatou-se o predomínio das categorias bloqueadoras Desaprovação, Depreciação, Tranqüilizando a Mãe com "Clichês" ou Comentários Estereotipados. As categorias facilitadoras apresentaram as subcategorias Reconhecendo os sentimentos e presença da criança e esclarecendo e orientando a mãe ou responsável. Concluiu-se que houve o predomínio no uso das categorias bloqueadoras, quando não foram utilizados recursos de comunicação verbal para interagir com a mãe e criança, não estabelecendo um relacionamento de amizade e confiança e tornando o relacionamento ineficiente. |
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The communication process in the administration of injection medication to children under the perspective of interaction between mother/children and nursing auxiliariesO processo de comunicação na administração de medicações injetáveis em crianças sob a perspectiva da interação entre mãe-criança e auxiliares de enfermagem;;El proceso de comunicación en la administración de medicamentos inyectables en niños, bajo la perspectiva de la interacción entre madre-niño y auxiliares de enfermeríaadministração de medicamentos injetáveiscomunicaçãoadministración de medicamientos inyectablescomunicaciónadministration of parenteral drugscommunicationNeste estudo, de caráter qualitativo, foi analisada a comunicação estabelecida entre mãe-criança-auxiliares de enfermagem durante as situações de aplicações de medicamentos injetáveis em crianças. Foi utilizada a técnica de observação não participante com anotações de campo em doze situações. Os dados foram categorizados segundo o Modelo Teórico de Forrest. Constatou-se o predomínio das categorias bloqueadoras Desaprovação, Depreciação, Tranqüilizando a Mãe com "Clichês" ou Comentários Estereotipados. As categorias facilitadoras apresentaram as subcategorias Reconhecendo os sentimentos e presença da criança e esclarecendo e orientando a mãe ou responsável. Concluiu-se que houve o predomínio no uso das categorias bloqueadoras, quando não foram utilizados recursos de comunicação verbal para interagir com a mãe e criança, não estabelecendo um relacionamento de amizade e confiança e tornando o relacionamento ineficiente.In this qualitative study, we have analysed the communication established between mother-child and the nursing auxiliary personal in situations of injection medication in children. Data were classified according to the FORREST Theoretical Model. The non participative observation method was used with field note in twelve situations. The prevalence of blocking categories was confirmed as Disapproval, Depreciation and Tranquilizing the mother with stereotyped comments. The facilitating categories show subcategories such as recognizing feelings and presence of child clarifying and orientating mother or the responsible person. Authors concluded that there was prevalence of blocking categories when verbal communication resources were not used to interact with mother and child, without establishing a relationship of friendship and confidence and making the relation ineffective.En este estudio de carácter calitativo, fue analizada la comunicación establecida entre madre, niño y auxiliares de enfermeria durante las situaciones de aplicaciones de medicamentos inyectables en niños. Fue utilizada la técnica de observación no participante con anotaciones de campo en doce situaciones. Los datos fueron categorizados según el método teórico de Forrest. Se ha constatado el predominio de las categorías bloqueadoras: desaprobación, deprecio, tranquilizando a la madre con "clichês" o comentarios estereotipados, las categorías facilitadoras presentaron las subcategorías, reconociendo los sentimientos y al niño, esclareciendo y orientando a la madre o responsable. Se concluyó que hubo predominio de uso de las categorías bloquedoras, cuando no fueron utilizados recursos de comunicación verbal para interectuar con la madre y el niño, no estableciendo un relacionamiento de amistad y confianza y tornando el relacionamiento ineficiente.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1997-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1611310.1590/S0104-11691997000400008Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 4 (1997); 61-67Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 Núm. 4 (1997); 61-67Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 No. 4 (1997); 61-671518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16113/17687Oliveira, Viviane Tosta deCassiani, Silvia Helena de Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:53:00Zoai:revistas.usp.br:article/16113Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:53Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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