Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934 |
Resumo: | Objetivo: comparar a tendência empreendedora entre alunos iniciantes e concluintes de cursos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal. Os dados foram coletados com 377 estudantes de enfermagem de quatro cursos de graduação em enfermagem de diferentes regiões do Brasil, sendo 162 do primeiro ano e 215 do último ano. Coletaram-se os dados por meio de uma ficha de caracterização social e acadêmica e o Teste de Tendência Empreendedora Geral. A análise dos dados foi meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: as pontuações dos alunos iniciantes ficaram abaixo da média em todas dimensões do instrumento. Os alunos concluintes ficaram acima da média do teste na dimensão Impulso e determinação. Identificou-se diferença estatisticamente significativa em relação ao período do curso e a tendência empreendedora nas dimensões: Necessidade de realização (p=0,001) e Impulso e determinação (p=0,000). Conclusão: os resultados indicam a importância do investimento das universidades no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no ensino superior em enfermagem. |
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Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintesEntrepreneurial tendency of Nursing students: a comparison between graduating beginners and undergraduate studentsTendencia emprendedora en estudiantes de Enfermería: comparación entre estudiantes de primer año y concluyentesJob MarketEntrepreneurshipNursing StudentsNursing EducationNurse's RoleNursing Administration ResearchMercado de TrabajoAcuerdo de RiesgoEstudiantes de EnfermeríaEducación en EnfermeríaRol de la EnfermeraInvestigación en Administración de EnfermeríaMercado de TrabalhoContrato de RiscoEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemPapel do Profissional de EnfermagemPesquisa em Administração de EnfermagemObjetivo: comparar a tendência empreendedora entre alunos iniciantes e concluintes de cursos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal. Os dados foram coletados com 377 estudantes de enfermagem de quatro cursos de graduação em enfermagem de diferentes regiões do Brasil, sendo 162 do primeiro ano e 215 do último ano. Coletaram-se os dados por meio de uma ficha de caracterização social e acadêmica e o Teste de Tendência Empreendedora Geral. A análise dos dados foi meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: as pontuações dos alunos iniciantes ficaram abaixo da média em todas dimensões do instrumento. Os alunos concluintes ficaram acima da média do teste na dimensão Impulso e determinação. Identificou-se diferença estatisticamente significativa em relação ao período do curso e a tendência empreendedora nas dimensões: Necessidade de realização (p=0,001) e Impulso e determinação (p=0,000). Conclusão: os resultados indicam a importância do investimento das universidades no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no ensino superior em enfermagem.Objetivo: comparar la tendencia emprendedora entre estudiantes de primer año y concluyentes de la carrera de Enfermería. Método: se trata de una investigación cuantitativa de carácter transversal. Se recolectaron datos con 377 estudiantes de Enfermería de cuatro cursos de grado en Enfermería en diferentes regiones de Brasil, 162 de ellos en primer año y 215 en el último año de la carrera. Los datos se recolectaron por medio de un formulario de caracterización social y académica y por medio de la Prueba de Tendencia Emprendedora General. El análisis de datos se realizó por medio de estadística descriptiva e inferencial. Resultados: las puntuaciones de los estudiantes de primer año estuvieron por debajo de la media en todas las dimensiones del instrumento. Los estudiantes concluyentes estuvieron por encima de la media de la prueba en la dimensión Impulso y determinación. Se identificó una diferencia estadísticamente significativa en relación con el período de la carrera y la tendencia emprendedora en las siguientes dimensiones: Necesidad de realización (p=0,001) e Impulso y determinación (p=0,000). Conclusión: los resultados indican la importancia de la inversión de las universidades en el desarrollo de una cultura emprendedora en la educación superior en Enfermería.Objective: to compare the entrepreneurial tendency between beginner and graduating students from undergraduate Nursing courses. Method: this is a cross-sectional and quantitative research study. Data was collected from 377 Nursing students from four undergraduate Nursing courses in different Brazilian regions, 162 of them in first year and 215 in last year. Data was collected by means of a social and academic characterization form and the General Entrepreneurial Tendency Test. Data analysis was conducted by means of descriptive and inferential statistics. Results: the scores of the beginner students were below the mean in all dimensions of the instrument. The senior year students were above the test mean in the Impulse and determination dimension. A statistically significant difference was identified in relation to the course period and to the entrepreneurial tendency in the following dimensions: Need for achievement (p=0.001) and Impulse and determination (p=0.000). Conclusion: the results indicate the importance of investment by universities in the development of an entrepreneurial culture in higher education in Nursing.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18493410.1590/1518-8345.4397.3402Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3402Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3402Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34021518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934/171052https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934/171051https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934/171053Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrotte, Liana Amorim CorrêaSantos, José Luís Guedes dos Sarat, Caroline Ferreira NerisMesquita, Maria Gefé da RosaStipp, Marluci Andrade Conceição Souza, Patrícia deDuarte, Quézia Guedes de Mello Gobato, Bruno de CamposLima, Claudia Feio da Maia2021-05-17T19:00:22Zoai:revistas.usp.br:article/184934Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T19:00:22Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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