Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trotte, Liana Amorim Corrêa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, José Luís Guedes dos, Sarat, Caroline Ferreira Neris, Mesquita, Maria Gefé da Rosa, Stipp, Marluci Andrade Conceição, Souza, Patrícia de, Duarte, Quézia Guedes de Mello, Gobato, Bruno de Campos, Lima, Claudia Feio da Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934
Resumo: Objetivo: comparar a tendência empreendedora entre alunos iniciantes e concluintes de cursos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal. Os dados foram coletados com 377 estudantes de enfermagem de quatro cursos de graduação em enfermagem de diferentes regiões do Brasil, sendo 162 do primeiro ano e 215 do último ano. Coletaram-se os dados por meio de uma ficha de caracterização social e acadêmica e o Teste de Tendência Empreendedora Geral. A análise dos dados foi meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: as pontuações dos alunos iniciantes ficaram abaixo da média em todas dimensões do instrumento. Os alunos concluintes ficaram acima da média do teste na dimensão Impulso e determinação. Identificou-se diferença estatisticamente significativa em relação ao período do curso e a tendência empreendedora nas dimensões: Necessidade de realização (p=0,001) e Impulso e determinação (p=0,000). Conclusão: os resultados indicam a importância do investimento das universidades no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no ensino superior em enfermagem.
id USP-38_3b23da3c5b1508a28f0e3aa34eb896ad
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184934
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintesEntrepreneurial tendency of Nursing students: a comparison between graduating beginners and undergraduate studentsTendencia emprendedora en estudiantes de Enfermería: comparación entre estudiantes de primer año y concluyentesJob MarketEntrepreneurshipNursing StudentsNursing EducationNurse's RoleNursing Administration ResearchMercado de TrabajoAcuerdo de RiesgoEstudiantes de EnfermeríaEducación en EnfermeríaRol de la EnfermeraInvestigación en Administración de EnfermeríaMercado de TrabalhoContrato de RiscoEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemPapel do Profissional de EnfermagemPesquisa em Administração de EnfermagemObjetivo: comparar a tendência empreendedora entre alunos iniciantes e concluintes de cursos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal. Os dados foram coletados com 377 estudantes de enfermagem de quatro cursos de graduação em enfermagem de diferentes regiões do Brasil, sendo 162 do primeiro ano e 215 do último ano. Coletaram-se os dados por meio de uma ficha de caracterização social e acadêmica e o Teste de Tendência Empreendedora Geral. A análise dos dados foi meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: as pontuações dos alunos iniciantes ficaram abaixo da média em todas dimensões do instrumento. Os alunos concluintes ficaram acima da média do teste na dimensão Impulso e determinação. Identificou-se diferença estatisticamente significativa em relação ao período do curso e a tendência empreendedora nas dimensões: Necessidade de realização (p=0,001) e Impulso e determinação (p=0,000). Conclusão: os resultados indicam a importância do investimento das universidades no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no ensino superior em enfermagem.Objetivo: comparar la tendencia emprendedora entre estudiantes de primer año y concluyentes de la carrera de Enfermería. Método: se trata de una investigación cuantitativa de carácter transversal. Se recolectaron datos con 377 estudiantes de Enfermería de cuatro cursos de grado en Enfermería en diferentes regiones de Brasil, 162 de ellos en primer año y 215 en el último año de la carrera. Los datos se recolectaron por medio de un formulario de caracterización social y académica y por medio de la Prueba de Tendencia Emprendedora General. El análisis de datos se realizó por medio de estadística descriptiva e inferencial. Resultados: las puntuaciones de los estudiantes de primer año estuvieron por debajo de la media en todas las dimensiones del instrumento. Los estudiantes concluyentes estuvieron por encima de la media de la prueba en la dimensión Impulso y determinación. Se identificó una diferencia estadísticamente significativa en relación con el período de la carrera y la tendencia emprendedora en las siguientes dimensiones: Necesidad de realización (p=0,001) e Impulso y determinación (p=0,000). Conclusión: los resultados indican la importancia de la inversión de las universidades en el desarrollo de una cultura emprendedora en la educación superior en Enfermería.Objective: to compare the entrepreneurial tendency between beginner and graduating students from undergraduate Nursing courses. Method: this is a cross-sectional and quantitative research study. Data was collected from 377 Nursing students from four undergraduate Nursing courses in different Brazilian regions, 162 of them in first year and 215 in last year. Data was collected by means of a social and academic characterization form and the General Entrepreneurial Tendency Test. Data analysis was conducted by means of descriptive and inferential statistics. Results: the scores of the beginner students were below the mean in all dimensions of the instrument. The senior year students were above the test mean in the Impulse and determination dimension. A statistically significant difference was identified in relation to the course period and to the entrepreneurial tendency in the following dimensions: Need for achievement (p=0.001) and Impulse and determination (p=0.000). Conclusion: the results indicate the importance of investment by universities in the development of an entrepreneurial culture in higher education in Nursing.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18493410.1590/1518-8345.4397.3402Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3402Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3402Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34021518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934/171052https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934/171051https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934/171053Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrotte, Liana Amorim CorrêaSantos, José Luís Guedes dos Sarat, Caroline Ferreira NerisMesquita, Maria Gefé da RosaStipp, Marluci Andrade Conceição Souza, Patrícia deDuarte, Quézia Guedes de Mello Gobato, Bruno de CamposLima, Claudia Feio da Maia2021-05-17T19:00:22Zoai:revistas.usp.br:article/184934Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T19:00:22Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes
Entrepreneurial tendency of Nursing students: a comparison between graduating beginners and undergraduate students
Tendencia emprendedora en estudiantes de Enfermería: comparación entre estudiantes de primer año y concluyentes
title Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes
spellingShingle Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes
Trotte, Liana Amorim Corrêa
Job Market
Entrepreneurship
Nursing Students
Nursing Education
Nurse's Role
Nursing Administration Research
Mercado de Trabajo
Acuerdo de Riesgo
Estudiantes de Enfermería
Educación en Enfermería
Rol de la Enfermera
Investigación en Administración de Enfermería
Mercado de Trabalho
Contrato de Risco
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Pesquisa em Administração de Enfermagem
title_short Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes
title_full Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes
title_fullStr Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes
title_full_unstemmed Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes
title_sort Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes
author Trotte, Liana Amorim Corrêa
author_facet Trotte, Liana Amorim Corrêa
Santos, José Luís Guedes dos
Sarat, Caroline Ferreira Neris
Mesquita, Maria Gefé da Rosa
Stipp, Marluci Andrade Conceição
Souza, Patrícia de
Duarte, Quézia Guedes de Mello
Gobato, Bruno de Campos
Lima, Claudia Feio da Maia
author_role author
author2 Santos, José Luís Guedes dos
Sarat, Caroline Ferreira Neris
Mesquita, Maria Gefé da Rosa
Stipp, Marluci Andrade Conceição
Souza, Patrícia de
Duarte, Quézia Guedes de Mello
Gobato, Bruno de Campos
Lima, Claudia Feio da Maia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trotte, Liana Amorim Corrêa
Santos, José Luís Guedes dos
Sarat, Caroline Ferreira Neris
Mesquita, Maria Gefé da Rosa
Stipp, Marluci Andrade Conceição
Souza, Patrícia de
Duarte, Quézia Guedes de Mello
Gobato, Bruno de Campos
Lima, Claudia Feio da Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Job Market
Entrepreneurship
Nursing Students
Nursing Education
Nurse's Role
Nursing Administration Research
Mercado de Trabajo
Acuerdo de Riesgo
Estudiantes de Enfermería
Educación en Enfermería
Rol de la Enfermera
Investigación en Administración de Enfermería
Mercado de Trabalho
Contrato de Risco
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Pesquisa em Administração de Enfermagem
topic Job Market
Entrepreneurship
Nursing Students
Nursing Education
Nurse's Role
Nursing Administration Research
Mercado de Trabajo
Acuerdo de Riesgo
Estudiantes de Enfermería
Educación en Enfermería
Rol de la Enfermera
Investigación en Administración de Enfermería
Mercado de Trabalho
Contrato de Risco
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Pesquisa em Administração de Enfermagem
description Objetivo: comparar a tendência empreendedora entre alunos iniciantes e concluintes de cursos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal. Os dados foram coletados com 377 estudantes de enfermagem de quatro cursos de graduação em enfermagem de diferentes regiões do Brasil, sendo 162 do primeiro ano e 215 do último ano. Coletaram-se os dados por meio de uma ficha de caracterização social e acadêmica e o Teste de Tendência Empreendedora Geral. A análise dos dados foi meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: as pontuações dos alunos iniciantes ficaram abaixo da média em todas dimensões do instrumento. Os alunos concluintes ficaram acima da média do teste na dimensão Impulso e determinação. Identificou-se diferença estatisticamente significativa em relação ao período do curso e a tendência empreendedora nas dimensões: Necessidade de realização (p=0,001) e Impulso e determinação (p=0,000). Conclusão: os resultados indicam a importância do investimento das universidades no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no ensino superior em enfermagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934
10.1590/1518-8345.4397.3402
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.4397.3402
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934/171052
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934/171051
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184934/171053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3402
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3402
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3402
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222855515865088