Análise da formação do enfermeiro para a assistência de enfermagem no domicílio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16073 |
Resumo: | A observação de que há um retorno à assistência domiciliária levou os autores a realizarem este estudo com o objetivo de analisar a formação do enfermeiro para este cuidado. Foram demarcados quatro períodos históricos nos quais estão identificados alguns fatos que direta ou indiretamente influenciaram a enfermagem brasileira e a formação dos profissionais. Os autores procuraram nos currículos mínimos fixados a partir de 1923, as disciplinas de saúde pública e nelas os conteúdos que favorecem a formação para a prática dessa assistência. A descrição de dois serviços (público e privado) que utilizam esta assistência subsidia a discussão de que efetivamente há uma tendência para este tipo de cuidado e que a formação do enfermeiro tradicionalmente não contemplou nem contempla este preparo, constituindo-se, frente à realidade e à expansão do mercado, em uma área relevante. |
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Análise da formação do enfermeiro para a assistência de enfermagem no domicílioAn analysis of how nurses are prepared for home careAnálisis de la formación del enfermero para la asistencia de enfermería en el domiciliohome care nursingformationcurriculumenfermería en el domicilioformacióncurrículoenfermagem no domicílioformaçãocurrículoA observação de que há um retorno à assistência domiciliária levou os autores a realizarem este estudo com o objetivo de analisar a formação do enfermeiro para este cuidado. Foram demarcados quatro períodos históricos nos quais estão identificados alguns fatos que direta ou indiretamente influenciaram a enfermagem brasileira e a formação dos profissionais. Os autores procuraram nos currículos mínimos fixados a partir de 1923, as disciplinas de saúde pública e nelas os conteúdos que favorecem a formação para a prática dessa assistência. A descrição de dois serviços (público e privado) que utilizam esta assistência subsidia a discussão de que efetivamente há uma tendência para este tipo de cuidado e que a formação do enfermeiro tradicionalmente não contemplou nem contempla este preparo, constituindo-se, frente à realidade e à expansão do mercado, em uma área relevante.The authors observed that there is a tendency towards looking after the sick at home. Therefore they have carried-out this analysis of how nurses are prepared for home care. There are four historical periods with important bearings that have directly or indirectly influenced Brazilian nursing profession and education since 1923, the authors searched within the basic curriculum. To find references about home care in the courses oriented to public health. The analysis confirms a tendency in this area, both in public and private health services. However Nursing Schools are not considering yet these areas that will be really important in the near future.La observación de que hay un regreso a la asistencia domiciliaria, llevó a los autores a realizar este estudio, con el objetivo de analizar la formación del enfermero para ese cuidado. Fueron demarcados cuatro periodos históricos en los cuales están identificados algunos hechos que directa o indirectamente influenciaron en la enfermería Brasileña y la formación de profesionales. Los autores buscaron en los currículos mínimos fijados a partir de 1923, las disciplinas de salud pública y en ellas los contenidos que favorecen la formación para la práctica de esa asistencia. La descripción de los dos servicios (público y privado) que utilizan esa asistencia, ayuda a la discusión de que efectivamente hay una tendencia para ese tipo de cuidado y que la formación del enfermero tradicionalmente no contempló ni contempla esa preparación, constituyéndose frente a la realidad y a la expansión del mercado, en una área relevante.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1996-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1607310.1590/S0104-11691996000200002Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 4 n. 2 (1996); 5-22Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 Núm. 2 (1996); 5-22Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 No. 2 (1996); 5-221518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16073/17645Angerami, Emília Luigia SaporitiSteagall-Gomes, Daisy Leslieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:47:27Zoai:revistas.usp.br:article/16073Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:47:27Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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