Validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52964 |
Resumo: | OBJETIVO: descrever a validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil. MÉTODO: este é um estudo metodológico com realização da validação aparente e de conteúdo por sete juízes; da análise semântica, por 30 mães de crianças menores de 5 anos e do pré-teste, por 31 mães, selecionadas por conveniência. Considerou-se necessária uma concordância de pelo menos 70% entre os juízes para a validação aparente e o mínimo de 80% para a pertinência e índice de validade de conteúdo. RESULTADOS: verificou-se que a maioria dos itens foi considerada clara/compreensível e pertinente pelos juízes. O índice de validade de conteúdo final da escala foi de 0,96. As sugestões das mães foram acatadas. CONCLUSÃO: a escala ficou com 25 itens e dois domínios (higiene da família e práticas alimentares/gerais), que avaliam a autoeficácia materna para prevenir diarreia em seus filhos, contribuindo para o planejamento das intervenções de enfermagem. |
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Validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil Apparent and content validation of maternal self-efficiency scale for prevention of childhood diarrhea Validación aparente y de contenido de la escala de autoeficacia materna para prevención de diarrea infantil Diarreia InfantilAutoeficáciaPesquisa Metodológica em EnfermagemEstudos de ValidacaoDiarrea InfantilAutoeficaciaInvestigación Metodológica en EnfermeríaEstudios de ValidaciónDiarrheaInfantileSelf EfficacyNursing Methodology ResearchValidation Studies OBJETIVO: descrever a validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil. MÉTODO: este é um estudo metodológico com realização da validação aparente e de conteúdo por sete juízes; da análise semântica, por 30 mães de crianças menores de 5 anos e do pré-teste, por 31 mães, selecionadas por conveniência. Considerou-se necessária uma concordância de pelo menos 70% entre os juízes para a validação aparente e o mínimo de 80% para a pertinência e índice de validade de conteúdo. RESULTADOS: verificou-se que a maioria dos itens foi considerada clara/compreensível e pertinente pelos juízes. O índice de validade de conteúdo final da escala foi de 0,96. As sugestões das mães foram acatadas. CONCLUSÃO: a escala ficou com 25 itens e dois domínios (higiene da família e práticas alimentares/gerais), que avaliam a autoeficácia materna para prevenir diarreia em seus filhos, contribuindo para o planejamento das intervenções de enfermagem. OBJETIVO: describir la validación aparente y de contenido de la Escala de Autoeficacia Materna para la Prevención de la Diarrea Infantil. MÉTODO: estudio metodológico con comprobación de la validez aparente y de contenido por siete jueces, de análisis semántico por 30 madres de niños menores de 5 años y de prueba piloto con 31 madres, seleccionadas por conveniencia. Se consideró necesaria una concordancia de, por lo menos, 70% entre los jueces para la validez aparente y un mínimo de 80% para la pertinencia e Índice de Validez de Contenido. RESULTADOS: se verificó que la mayoría de los ítems fue considerada clara/comprensiva y pertinente por los jueces. El Índice de Validez de Contenido final de la escala fue 0,96. Las sugerencias de las madres fueron acatadas. CONCLUSIÓN: la escala quedó con 25 ítems y dos dominios (higiene de la familia y prácticas de alimentación/generales), que evalúan la autoeficacia materna para prevenir diarrea en sus hijos, contribuyendo para la planificación de las intervenciones de enfermería. AIM: The aim of this paper is to describe the apparent and content validation for the Maternal Self-Efficiency Scale for the Prevention of Childhood Diarrhoea. METHOD: Methodological study with the execution of apparent and content validation by seven judges; semantic analysis, by 30 mothers of children under 5 years old and also a pre-test involving 31 mothers who have been selected through convenience. It has been considered necessary to have the agreement of at least 70% of the judges for apparent validation and a minimum of 80% for pertinence and Index of Content Validation. RESULTS: This paper shows that most items have been considered clear, comprehensive and relevant by the judges. The final Content Validity Index of the scale was 0.96. The suggestions of the mothers were accepted. CONCLUSION: The scale ended up having 25 items and two domains (family hygiene and general/eating practices) which assess the maternal self-efficiency for the prevention of diarrhea in their children, thereby contributing to the planning of nursing interventions. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5296410.1590/S0104-11692013000100012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 1 (2013); 371-379 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 1 (2013); 371-379 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 1 (2013); 371-379 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52964/56996https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52964/56997https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52964/56998Joventino, Emanuella SilvaOriá, Mônica Oliveira BatistaSawada, Namie OkinoXimenes, Lorena Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:07:19Zoai:revistas.usp.br:article/52964Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:07:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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