Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Paloma Loiola
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torres, Francisco Ayslan Ferreira, Pereira, Leonarda Marques, Bezerra, Adriana de Moraes, Machado, Lucas Dias Soares, Silva, Maria Rocineide Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204241
Resumo: Objetivo: construir e validar o conteúdo de um podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Método: estudo metodológico embasado na perspectiva freiriana. Para a construção do podcast foi aplicado o Questionário de Conhecimento sobre Sexualidade a 60 adolescentes e realizada revisão integrativa da literatura. Onze especialistas realizaram o processo de validação da tecnologia. Adotou-se o Item-level Content Validity Index ≥ 0,78 e alfa de Cronbach ≥0,700 para avaliar a consistência interna do instrumento. Resultados: foram produzidos, com participação dos adolescentes em todo o processo, quatro episódios de podcast utilizando-se da peça radiofônica abordando os temas relação sexual e sexualidade, métodos contraceptivos, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis. O podcast apresenta episódios com duração entre 8 e 11 minutos e foi validado com Item-level Content Validity Index = 0,87 e alfa de Cronbach = 0,951. Conclusão: o podcast foi validado para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e constitui uma ferramenta para as práticas de profissionais de saúde, particularmente os enfermeiros, bem como uso autônomo pelos adolescentes.
id USP-38_44aec5c567dadcc14b0ed0b1e2996fcb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/204241
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health educationConstrução e validação de podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentesConstrucción y validación de pódcast para la educación en salud sexual y reproductiva de adolescentesAdolescent Health; Adolescent Behavior; Health Education; Sex Education; Educational Technology; Validation StudySalud del Adolescente; Conducta del Adolescente; Educación en Salud; Educación Sexual; Tecnologia Educacional; Estudio de ValidaciónSaúde do Adolescente; Comportamento do Adolescente; Educação em Saúde; Educação Sexual; Tecnologia Educacional; Estudo de ValidaçãoObjetivo: construir e validar o conteúdo de um podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Método: estudo metodológico embasado na perspectiva freiriana. Para a construção do podcast foi aplicado o Questionário de Conhecimento sobre Sexualidade a 60 adolescentes e realizada revisão integrativa da literatura. Onze especialistas realizaram o processo de validação da tecnologia. Adotou-se o Item-level Content Validity Index ≥ 0,78 e alfa de Cronbach ≥0,700 para avaliar a consistência interna do instrumento. Resultados: foram produzidos, com participação dos adolescentes em todo o processo, quatro episódios de podcast utilizando-se da peça radiofônica abordando os temas relação sexual e sexualidade, métodos contraceptivos, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis. O podcast apresenta episódios com duração entre 8 e 11 minutos e foi validado com Item-level Content Validity Index = 0,87 e alfa de Cronbach = 0,951. Conclusão: o podcast foi validado para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e constitui uma ferramenta para as práticas de profissionais de saúde, particularmente os enfermeiros, bem como uso autônomo pelos adolescentes.Objetivo: construir y validar el contenido de un pódcast para la educación sexual y reproductiva de los adolescentes. Método: estudio metodológico basado en la perspectiva freiriana. Para la construcción del pódcast se aplicó el Cuestionario de Conocimiento sobre Sexualidad a 60 adolescentes y se realizó la revisión bibliográfica integradora. Once especialistas llevaron a cabo el proceso de validación de la tecnología. Se adoptó el Item-level Content Validity Index Cron 0,78 y alfa de Cronbach ≥0,700 para evaluar la consistencia interna del instrumento. Resultados: se produjeron, con la participación de los adolescentes en todo el proceso, cuatro episodios de pódcast utilizando la pieza radiofónica abordando los temas relación sexual y sexualidad, los métodos anticonceptivos, el Virus de la Inmunodeficiencia Humana (VIH) y el Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida (SIDA) y otras infecciones de transmisión sexual. El pódcast cuenta con episodios que duran entre 8 y 11 minutos y ha sido validado con Item-level Content Validity Index = 0,87 y alfa de Cronbach = 0,951. Conclusión: el pódcast ha sido validado para la educación en salud sexual y reproductiva de los adolescentes y constituye una herramienta para las prácticas de los profesionales de la salud, particularmente de los enfermeros, así como el uso autónomo por parte de los adolescentes.Objective: to construe and validate a podcast for teen sexual and reproductive health education. Method: a methodological study was conducted based on Freire’s perspective. The podcast was construed based on the Knowledge about Sexuality Questionnaire applied to 60 adolescents and an integrative literature review. Eleven experts conducted the validation process. Internal consistency was evaluated using Item-level Content Validity Index ≥0.78 and Cronbach’s alpha ≥0.700. Results: four podcast episodes were produced with the adolescents’ participation using the radio play format, addressing sex and sexuality, contraceptive methods, human immunodeficiency virus (HIV) and Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS) and other sexually transmitted infections. The podcast episodes last between 8 and 11 minutes and was validated with Item-level Content Validity Index = 0.87 and Cronbach’s alpha = 0.951. Conclusion: the podcast was validated for teen sexual and reproductive health education and constitutes a tool for health professional practices, particularly nurses, as well as autonomous use by adolescents.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20424110.1590/1518-8345.6263.3706Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3706Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3706Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e37061518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204241/187859https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204241/187861https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204241/187862https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Paloma Loiola Torres, Francisco Ayslan Ferreira Pereira, Leonarda Marques Bezerra, Adriana de Moraes Machado, Lucas Dias Soares Silva, Maria Rocineide Ferreira da 2022-11-08T13:23:59Zoai:revistas.usp.br:article/204241Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-11-08T13:23:59Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education
Construção e validação de podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes
Construcción y validación de pódcast para la educación en salud sexual y reproductiva de adolescentes
title Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education
spellingShingle Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education
Leite, Paloma Loiola
Adolescent Health; Adolescent Behavior; Health Education; Sex Education; Educational Technology; Validation Study
Salud del Adolescente; Conducta del Adolescente; Educación en Salud; Educación Sexual; Tecnologia Educacional; Estudio de Validación
Saúde do Adolescente; Comportamento do Adolescente; Educação em Saúde; Educação Sexual; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação
title_short Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education
title_full Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education
title_fullStr Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education
title_full_unstemmed Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education
title_sort Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education
author Leite, Paloma Loiola
author_facet Leite, Paloma Loiola
Torres, Francisco Ayslan Ferreira
Pereira, Leonarda Marques
Bezerra, Adriana de Moraes
Machado, Lucas Dias Soares
Silva, Maria Rocineide Ferreira da
author_role author
author2 Torres, Francisco Ayslan Ferreira
Pereira, Leonarda Marques
Bezerra, Adriana de Moraes
Machado, Lucas Dias Soares
Silva, Maria Rocineide Ferreira da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Paloma Loiola
Torres, Francisco Ayslan Ferreira
Pereira, Leonarda Marques
Bezerra, Adriana de Moraes
Machado, Lucas Dias Soares
Silva, Maria Rocineide Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescent Health; Adolescent Behavior; Health Education; Sex Education; Educational Technology; Validation Study
Salud del Adolescente; Conducta del Adolescente; Educación en Salud; Educación Sexual; Tecnologia Educacional; Estudio de Validación
Saúde do Adolescente; Comportamento do Adolescente; Educação em Saúde; Educação Sexual; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação
topic Adolescent Health; Adolescent Behavior; Health Education; Sex Education; Educational Technology; Validation Study
Salud del Adolescente; Conducta del Adolescente; Educación en Salud; Educación Sexual; Tecnologia Educacional; Estudio de Validación
Saúde do Adolescente; Comportamento do Adolescente; Educação em Saúde; Educação Sexual; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação
description Objetivo: construir e validar o conteúdo de um podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Método: estudo metodológico embasado na perspectiva freiriana. Para a construção do podcast foi aplicado o Questionário de Conhecimento sobre Sexualidade a 60 adolescentes e realizada revisão integrativa da literatura. Onze especialistas realizaram o processo de validação da tecnologia. Adotou-se o Item-level Content Validity Index ≥ 0,78 e alfa de Cronbach ≥0,700 para avaliar a consistência interna do instrumento. Resultados: foram produzidos, com participação dos adolescentes em todo o processo, quatro episódios de podcast utilizando-se da peça radiofônica abordando os temas relação sexual e sexualidade, métodos contraceptivos, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis. O podcast apresenta episódios com duração entre 8 e 11 minutos e foi validado com Item-level Content Validity Index = 0,87 e alfa de Cronbach = 0,951. Conclusão: o podcast foi validado para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e constitui uma ferramenta para as práticas de profissionais de saúde, particularmente os enfermeiros, bem como uso autônomo pelos adolescentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204241
10.1590/1518-8345.6263.3706
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204241
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6263.3706
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204241/187859
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204241/187861
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204241/187862
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3706
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3706
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3706
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856956608512