Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villa, Eliana Aparecida
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Cadete, Matilde Meire Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510
Resumo: Este trabalho descreve uma experiência no ensino de enfermagem psiquiátrica, em um serviço aberto de atenção à saúde mental. Os discursos dos alunos mostram o sentido desse estágio para sua formação, apontando ter sido uma experiência rica a ser mantida, pois lhes permitiu conhecer o papel e a atuação do enfermeiro, desenvolver uma assistência contemplando teoria e prática, além de reconhecer o doente mental como cidadão.
id USP-38_44c4d6785d1c21c63e2282e2822ed7cb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1510
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátricaOpen doors: a new possibility in psychiatric nursing teachingPuertas abiertas: nuevas posibilidades en la enseñanza de la enfermería psiquiátricateachingpsychiatric nursingpsychiatric reformenseñanzaenfermería psiquiátricareforma psiquiátricaensinoenfermagem psiquiátricaEste trabalho descreve uma experiência no ensino de enfermagem psiquiátrica, em um serviço aberto de atenção à saúde mental. Os discursos dos alunos mostram o sentido desse estágio para sua formação, apontando ter sido uma experiência rica a ser mantida, pois lhes permitiu conhecer o papel e a atuação do enfermeiro, desenvolver uma assistência contemplando teoria e prática, além de reconhecer o doente mental como cidadão.This paper describes a teaching experience in psychiatric nursing at an open mental health care service. Students' discourses show how meaningful and rich an experience it has been for their careers. Participating in this training has allowed them to learn the role of nurses, to improve assistance by applying both theory and practice as well as to recognize people with mental disorders as ordinary citizens.Este trabajo describe una experiencia en la enseñanza de la enfermería psiquiátrica en un servicio abierto de atención a la salud mental. Los relatos de los alumnos muestran el sentido de éstas prácticas para su formación profesional. Señalando la riqueza de ésta experiencia y el interés por su continuación ya que les permitió conocer el papel y la actuación del enfermero, desarrollar una asistencia teniendo en cuenta teoría y práctica, además de reconocer al enfermo mental como ciudadano.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/151010.1590/S0104-11692000000600003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 13-19Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 13-19Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 13-191518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510/1551Villa, Eliana AparecidaCadete, Matilde Meire Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:35:51Zoai:revistas.usp.br:article/1510Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:35:51Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica
Open doors: a new possibility in psychiatric nursing teaching
Puertas abiertas: nuevas posibilidades en la enseñanza de la enfermería psiquiátrica
title Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica
spellingShingle Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica
Villa, Eliana Aparecida
teaching
psychiatric nursing
psychiatric reform
enseñanza
enfermería psiquiátrica
reforma psiquiátrica
ensino
enfermagem psiquiátrica
title_short Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica
title_full Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica
title_fullStr Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica
title_full_unstemmed Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica
title_sort Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica
author Villa, Eliana Aparecida
author_facet Villa, Eliana Aparecida
Cadete, Matilde Meire Miranda
author_role author
author2 Cadete, Matilde Meire Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villa, Eliana Aparecida
Cadete, Matilde Meire Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv teaching
psychiatric nursing
psychiatric reform
enseñanza
enfermería psiquiátrica
reforma psiquiátrica
ensino
enfermagem psiquiátrica
topic teaching
psychiatric nursing
psychiatric reform
enseñanza
enfermería psiquiátrica
reforma psiquiátrica
ensino
enfermagem psiquiátrica
description Este trabalho descreve uma experiência no ensino de enfermagem psiquiátrica, em um serviço aberto de atenção à saúde mental. Os discursos dos alunos mostram o sentido desse estágio para sua formação, apontando ter sido uma experiência rica a ser mantida, pois lhes permitiu conhecer o papel e a atuação do enfermeiro, desenvolver uma assistência contemplando teoria e prática, além de reconhecer o doente mental como cidadão.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510
10.1590/S0104-11692000000600003
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692000000600003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510/1551
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 13-19
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 13-19
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 13-19
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444180456538112