Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510 |
Resumo: | Este trabalho descreve uma experiência no ensino de enfermagem psiquiátrica, em um serviço aberto de atenção à saúde mental. Os discursos dos alunos mostram o sentido desse estágio para sua formação, apontando ter sido uma experiência rica a ser mantida, pois lhes permitiu conhecer o papel e a atuação do enfermeiro, desenvolver uma assistência contemplando teoria e prática, além de reconhecer o doente mental como cidadão. |
id |
USP-38_44c4d6785d1c21c63e2282e2822ed7cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1510 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátricaOpen doors: a new possibility in psychiatric nursing teachingPuertas abiertas: nuevas posibilidades en la enseñanza de la enfermería psiquiátricateachingpsychiatric nursingpsychiatric reformenseñanzaenfermería psiquiátricareforma psiquiátricaensinoenfermagem psiquiátricaEste trabalho descreve uma experiência no ensino de enfermagem psiquiátrica, em um serviço aberto de atenção à saúde mental. Os discursos dos alunos mostram o sentido desse estágio para sua formação, apontando ter sido uma experiência rica a ser mantida, pois lhes permitiu conhecer o papel e a atuação do enfermeiro, desenvolver uma assistência contemplando teoria e prática, além de reconhecer o doente mental como cidadão.This paper describes a teaching experience in psychiatric nursing at an open mental health care service. Students' discourses show how meaningful and rich an experience it has been for their careers. Participating in this training has allowed them to learn the role of nurses, to improve assistance by applying both theory and practice as well as to recognize people with mental disorders as ordinary citizens.Este trabajo describe una experiencia en la enseñanza de la enfermería psiquiátrica en un servicio abierto de atención a la salud mental. Los relatos de los alumnos muestran el sentido de éstas prácticas para su formación profesional. Señalando la riqueza de ésta experiencia y el interés por su continuación ya que les permitió conocer el papel y la actuación del enfermero, desarrollar una asistencia teniendo en cuenta teoría y práctica, además de reconocer al enfermo mental como ciudadano.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/151010.1590/S0104-11692000000600003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 13-19Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 13-19Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 13-191518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510/1551Villa, Eliana AparecidaCadete, Matilde Meire Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:35:51Zoai:revistas.usp.br:article/1510Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:35:51Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica Open doors: a new possibility in psychiatric nursing teaching Puertas abiertas: nuevas posibilidades en la enseñanza de la enfermería psiquiátrica |
title |
Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica |
spellingShingle |
Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica Villa, Eliana Aparecida teaching psychiatric nursing psychiatric reform enseñanza enfermería psiquiátrica reforma psiquiátrica ensino enfermagem psiquiátrica |
title_short |
Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica |
title_full |
Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica |
title_fullStr |
Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica |
title_full_unstemmed |
Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica |
title_sort |
Portas abertas: novas possibilidades no ensino da enfermagem psiquiátrica |
author |
Villa, Eliana Aparecida |
author_facet |
Villa, Eliana Aparecida Cadete, Matilde Meire Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Cadete, Matilde Meire Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villa, Eliana Aparecida Cadete, Matilde Meire Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teaching psychiatric nursing psychiatric reform enseñanza enfermería psiquiátrica reforma psiquiátrica ensino enfermagem psiquiátrica |
topic |
teaching psychiatric nursing psychiatric reform enseñanza enfermería psiquiátrica reforma psiquiátrica ensino enfermagem psiquiátrica |
description |
Este trabalho descreve uma experiência no ensino de enfermagem psiquiátrica, em um serviço aberto de atenção à saúde mental. Os discursos dos alunos mostram o sentido desse estágio para sua formação, apontando ter sido uma experiência rica a ser mantida, pois lhes permitiu conhecer o papel e a atuação do enfermeiro, desenvolver uma assistência contemplando teoria e prática, além de reconhecer o doente mental como cidadão. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510 10.1590/S0104-11692000000600003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692000000600003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1510/1551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 13-19 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 13-19 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 13-19 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444180456538112 |