O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Violante Augusta Batista
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Silva, Graciette Borges da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424
Resumo: O ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Ceará, tema deste estudo, é uma realidade que vem se construindo, fundindo-se, no contexto mais amplo, com o ensino de Enfermagem como um todo. Para estudá-la, procuramos mergulhar no discurso formal das Instituições, (Currículos e Programas de Disciplina) e no discurso ideológico dos atores sociais responsáveis pela transmissão do saber aí assimilado, produzido e reproduzido. Na análise, efetuada dentro de uma abordagem histórico-estrutural, foi possível constatar que as disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica passam por um momento de reflexão, incertezas e mudanças, provocado pelo processo de reforma curricular e da assistência psiquiátrica. A mudança de paradigma mostra-se, ainda, como uma "utopia" não partilhada integralmente por todos, mas buscada pela maioria.
id USP-38_c4cf70e80a3c454bb06204dd1ce0ccaa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1424
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboçaThe teaching of psychiatric nursing in Ceará: reality in outlineLa enseñanza de enfermería psiquiátrica en Ceará: la realidad que se esbozaensino de enfermagem psiquiátricareforma psiquiátricaenfermagem em saúde mentaleducação em enfermagemenseñanza de enfermería psiquiátricareforma psiquiátricaenfermería en salud mentaleducación en enfermeríapsychiatric nursing teachingpsychiatric reformmental health nursingnursing educationO ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Ceará, tema deste estudo, é uma realidade que vem se construindo, fundindo-se, no contexto mais amplo, com o ensino de Enfermagem como um todo. Para estudá-la, procuramos mergulhar no discurso formal das Instituições, (Currículos e Programas de Disciplina) e no discurso ideológico dos atores sociais responsáveis pela transmissão do saber aí assimilado, produzido e reproduzido. Na análise, efetuada dentro de uma abordagem histórico-estrutural, foi possível constatar que as disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica passam por um momento de reflexão, incertezas e mudanças, provocado pelo processo de reforma curricular e da assistência psiquiátrica. A mudança de paradigma mostra-se, ainda, como uma "utopia" não partilhada integralmente por todos, mas buscada pela maioria.The teaching of Psychiatric Nursing Course in the Nursing Undergraduate Programs in Ceará, topic of this study, is a reality that has been building up, fusing itself, in a broader context, the teaching of Nursing as a whole. To study it, attempts have been made in order to go deep in the Institutions' formal discourse, (Syllabuses, Course Programs) and in the ideological discourse of social actors which are responsible for the passing on the knowledge absorbed there, produced and reproduced. In the analysis under a structural-historical approach it has been possible to notice that the Psychiatric Nursing Courses are going through a moment of reflection, uncertainties and changes which have been originated by the process of syllabus reform and of the psychiatric assistance. The change of paradigm still turns out be an utopia, not wholly shared by everyone concerned, yet searched for by the majority.La enseñanza de la disciplina de Enfermería Psiquiátrica en los Cursos de Pre-grado en Enfermería en el Estado de Ceará, tema de éste estudio, es una realidad que se viene construyendo, fundiéndose, en el contexto más amplio, con la enseñanza de Enfermería como un todo. Para estudiarla, buscamos sumergirnos en el discurso formal de las instituciones, ("currículos" y programas de disciplina) y en el discurso ideológico de los actores sociales responsables por la transmisión del saber ahí asimilado, producido y reproducido. En el análisis, hecho dentro de una perspectiva histórico ¾ estructural, fue posible constatar que las disciplinas de Enfermería Psiquiátrica pasan por un momento de reflexión, incertidumbres y mudanzas, provocado por el proceso de reforma curricular y de la asistencia psiquiátrica. El cambio de paradigma se muestra, aún, como una utopía no compartida integralmente por todos, pero buscada por la mayoría.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/142410.1590/S0104-11692000000100003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 1 (2000); 13-21Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 1 (2000); 13-21Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 1 (2000); 13-211518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424/1457Braga, Violante Augusta BatistaSilva, Graciette Borges dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/1424Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:26:39Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça
The teaching of psychiatric nursing in Ceará: reality in outline
La enseñanza de enfermería psiquiátrica en Ceará: la realidad que se esboza
title O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça
spellingShingle O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça
Braga, Violante Augusta Batista
ensino de enfermagem psiquiátrica
reforma psiquiátrica
enfermagem em saúde mental
educação em enfermagem
enseñanza de enfermería psiquiátrica
reforma psiquiátrica
enfermería en salud mental
educación en enfermería
psychiatric nursing teaching
psychiatric reform
mental health nursing
nursing education
title_short O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça
title_full O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça
title_fullStr O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça
title_full_unstemmed O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça
title_sort O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça
author Braga, Violante Augusta Batista
author_facet Braga, Violante Augusta Batista
Silva, Graciette Borges da
author_role author
author2 Silva, Graciette Borges da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Violante Augusta Batista
Silva, Graciette Borges da
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de enfermagem psiquiátrica
reforma psiquiátrica
enfermagem em saúde mental
educação em enfermagem
enseñanza de enfermería psiquiátrica
reforma psiquiátrica
enfermería en salud mental
educación en enfermería
psychiatric nursing teaching
psychiatric reform
mental health nursing
nursing education
topic ensino de enfermagem psiquiátrica
reforma psiquiátrica
enfermagem em saúde mental
educação em enfermagem
enseñanza de enfermería psiquiátrica
reforma psiquiátrica
enfermería en salud mental
educación en enfermería
psychiatric nursing teaching
psychiatric reform
mental health nursing
nursing education
description O ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Ceará, tema deste estudo, é uma realidade que vem se construindo, fundindo-se, no contexto mais amplo, com o ensino de Enfermagem como um todo. Para estudá-la, procuramos mergulhar no discurso formal das Instituições, (Currículos e Programas de Disciplina) e no discurso ideológico dos atores sociais responsáveis pela transmissão do saber aí assimilado, produzido e reproduzido. Na análise, efetuada dentro de uma abordagem histórico-estrutural, foi possível constatar que as disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica passam por um momento de reflexão, incertezas e mudanças, provocado pelo processo de reforma curricular e da assistência psiquiátrica. A mudança de paradigma mostra-se, ainda, como uma "utopia" não partilhada integralmente por todos, mas buscada pela maioria.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424
10.1590/S0104-11692000000100003
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692000000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424/1457
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 1 (2000); 13-21
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 1 (2000); 13-21
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 1 (2000); 13-21
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222837153202176