O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424 |
Resumo: | O ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Ceará, tema deste estudo, é uma realidade que vem se construindo, fundindo-se, no contexto mais amplo, com o ensino de Enfermagem como um todo. Para estudá-la, procuramos mergulhar no discurso formal das Instituições, (Currículos e Programas de Disciplina) e no discurso ideológico dos atores sociais responsáveis pela transmissão do saber aí assimilado, produzido e reproduzido. Na análise, efetuada dentro de uma abordagem histórico-estrutural, foi possível constatar que as disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica passam por um momento de reflexão, incertezas e mudanças, provocado pelo processo de reforma curricular e da assistência psiquiátrica. A mudança de paradigma mostra-se, ainda, como uma "utopia" não partilhada integralmente por todos, mas buscada pela maioria. |
id |
USP-38_c4cf70e80a3c454bb06204dd1ce0ccaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1424 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboçaThe teaching of psychiatric nursing in Ceará: reality in outlineLa enseñanza de enfermería psiquiátrica en Ceará: la realidad que se esbozaensino de enfermagem psiquiátricareforma psiquiátricaenfermagem em saúde mentaleducação em enfermagemenseñanza de enfermería psiquiátricareforma psiquiátricaenfermería en salud mentaleducación en enfermeríapsychiatric nursing teachingpsychiatric reformmental health nursingnursing educationO ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Ceará, tema deste estudo, é uma realidade que vem se construindo, fundindo-se, no contexto mais amplo, com o ensino de Enfermagem como um todo. Para estudá-la, procuramos mergulhar no discurso formal das Instituições, (Currículos e Programas de Disciplina) e no discurso ideológico dos atores sociais responsáveis pela transmissão do saber aí assimilado, produzido e reproduzido. Na análise, efetuada dentro de uma abordagem histórico-estrutural, foi possível constatar que as disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica passam por um momento de reflexão, incertezas e mudanças, provocado pelo processo de reforma curricular e da assistência psiquiátrica. A mudança de paradigma mostra-se, ainda, como uma "utopia" não partilhada integralmente por todos, mas buscada pela maioria.The teaching of Psychiatric Nursing Course in the Nursing Undergraduate Programs in Ceará, topic of this study, is a reality that has been building up, fusing itself, in a broader context, the teaching of Nursing as a whole. To study it, attempts have been made in order to go deep in the Institutions' formal discourse, (Syllabuses, Course Programs) and in the ideological discourse of social actors which are responsible for the passing on the knowledge absorbed there, produced and reproduced. In the analysis under a structural-historical approach it has been possible to notice that the Psychiatric Nursing Courses are going through a moment of reflection, uncertainties and changes which have been originated by the process of syllabus reform and of the psychiatric assistance. The change of paradigm still turns out be an utopia, not wholly shared by everyone concerned, yet searched for by the majority.La enseñanza de la disciplina de Enfermería Psiquiátrica en los Cursos de Pre-grado en Enfermería en el Estado de Ceará, tema de éste estudio, es una realidad que se viene construyendo, fundiéndose, en el contexto más amplio, con la enseñanza de Enfermería como un todo. Para estudiarla, buscamos sumergirnos en el discurso formal de las instituciones, ("currículos" y programas de disciplina) y en el discurso ideológico de los actores sociales responsables por la transmisión del saber ahí asimilado, producido y reproducido. En el análisis, hecho dentro de una perspectiva histórico ¾ estructural, fue posible constatar que las disciplinas de Enfermería Psiquiátrica pasan por un momento de reflexión, incertidumbres y mudanzas, provocado por el proceso de reforma curricular y de la asistencia psiquiátrica. El cambio de paradigma se muestra, aún, como una utopía no compartida integralmente por todos, pero buscada por la mayoría.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/142410.1590/S0104-11692000000100003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 1 (2000); 13-21Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 1 (2000); 13-21Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 1 (2000); 13-211518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424/1457Braga, Violante Augusta BatistaSilva, Graciette Borges dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/1424Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:26:39Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça The teaching of psychiatric nursing in Ceará: reality in outline La enseñanza de enfermería psiquiátrica en Ceará: la realidad que se esboza |
title |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça |
spellingShingle |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça Braga, Violante Augusta Batista ensino de enfermagem psiquiátrica reforma psiquiátrica enfermagem em saúde mental educação em enfermagem enseñanza de enfermería psiquiátrica reforma psiquiátrica enfermería en salud mental educación en enfermería psychiatric nursing teaching psychiatric reform mental health nursing nursing education |
title_short |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça |
title_full |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça |
title_fullStr |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça |
title_full_unstemmed |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça |
title_sort |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça |
author |
Braga, Violante Augusta Batista |
author_facet |
Braga, Violante Augusta Batista Silva, Graciette Borges da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Graciette Borges da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Violante Augusta Batista Silva, Graciette Borges da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de enfermagem psiquiátrica reforma psiquiátrica enfermagem em saúde mental educação em enfermagem enseñanza de enfermería psiquiátrica reforma psiquiátrica enfermería en salud mental educación en enfermería psychiatric nursing teaching psychiatric reform mental health nursing nursing education |
topic |
ensino de enfermagem psiquiátrica reforma psiquiátrica enfermagem em saúde mental educação em enfermagem enseñanza de enfermería psiquiátrica reforma psiquiátrica enfermería en salud mental educación en enfermería psychiatric nursing teaching psychiatric reform mental health nursing nursing education |
description |
O ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Ceará, tema deste estudo, é uma realidade que vem se construindo, fundindo-se, no contexto mais amplo, com o ensino de Enfermagem como um todo. Para estudá-la, procuramos mergulhar no discurso formal das Instituições, (Currículos e Programas de Disciplina) e no discurso ideológico dos atores sociais responsáveis pela transmissão do saber aí assimilado, produzido e reproduzido. Na análise, efetuada dentro de uma abordagem histórico-estrutural, foi possível constatar que as disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica passam por um momento de reflexão, incertezas e mudanças, provocado pelo processo de reforma curricular e da assistência psiquiátrica. A mudança de paradigma mostra-se, ainda, como uma "utopia" não partilhada integralmente por todos, mas buscada pela maioria. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424 10.1590/S0104-11692000000100003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692000000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1424/1457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 1 (2000); 13-21 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 1 (2000); 13-21 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 1 (2000); 13-21 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1824325820296986624 |