Duración del sueño nocturno y desempeño cognitivo de adultos mayores de la comunidad
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/1518-8345.4269.3439 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188051 |
Resumo: | Objetivo: analisar a relação entre a duração do sono noturno autorrelatada e o desempenho cognitivo de idosos. Método: a amostra foi constituída por 156 idosos cadastrados em Unidades de Saúde da Família (USF) de um munícipio paulista divididos em quartis segundo a duração do sono noturno. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário de caracterização, Exame Cognitivo de Addenbrooke – Revisado (ACE-R) e Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). Foram feitas análises estatísticas descritivas, comparativas e correlacionais. Resultados: os idosos obtiveram média de 61,94 pontos no ACE-R e 55,1% apresentavam boa qualidade de sono. As análises comparativas evidenciaram diferenças entre os grupos apenas no domínio cognitivo fluência verbal (p=0,018). As análises post-hoc apontaram que idosos que dormiam maior número de horas, em média 8,85 horas (Q1), tinham escores inferiores quando comparados aos idosos que dormiam em média 6,11 horas (Q3) (p=0,004) e 4,52 horas (Q4) (p=0,045). O modelo ajustado com aplicação do método stepwise apontou relação das variáveis independentes escolaridade e duração do sono com o domínio fluência verbal. Conclusão: conclui-se que a duração do sono tem relação com o domínio cognitivo fluência verbal. |
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Duración del sueño nocturno y desempeño cognitivo de adultos mayores de la comunidadDuração do sono noturno e desempenho cognitivo de idosos da comunidadeDuration of night sleep and cognitive performance of community older adultsSonoCogniçãoLinguagemIdosoSaúde do IdosoGeriatriaSueñoCogniciónLenguajeAncianoSalud del AncianoGeriatríaSleepCognitionLanguageAgedHealth of the ElderlyGeriatricsObjetivo: analisar a relação entre a duração do sono noturno autorrelatada e o desempenho cognitivo de idosos. Método: a amostra foi constituída por 156 idosos cadastrados em Unidades de Saúde da Família (USF) de um munícipio paulista divididos em quartis segundo a duração do sono noturno. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário de caracterização, Exame Cognitivo de Addenbrooke – Revisado (ACE-R) e Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). Foram feitas análises estatísticas descritivas, comparativas e correlacionais. Resultados: os idosos obtiveram média de 61,94 pontos no ACE-R e 55,1% apresentavam boa qualidade de sono. As análises comparativas evidenciaram diferenças entre os grupos apenas no domínio cognitivo fluência verbal (p=0,018). As análises post-hoc apontaram que idosos que dormiam maior número de horas, em média 8,85 horas (Q1), tinham escores inferiores quando comparados aos idosos que dormiam em média 6,11 horas (Q3) (p=0,004) e 4,52 horas (Q4) (p=0,045). O modelo ajustado com aplicação do método stepwise apontou relação das variáveis independentes escolaridade e duração do sono com o domínio fluência verbal. Conclusão: conclui-se que a duração do sono tem relação com o domínio cognitivo fluência verbal.Objetivo: analizar la relación entre la duración del sueño nocturno autoinformado y el rendimiento cognitivo de los adultos mayores. Método: la muestra estuvo conformada por 156 ancianos inscritos en Unidades de Salud de la Familia (USF) de una ciudad de São Paulo, divididos en cuartiles según la duración del sueño nocturno. La recolección de datos se realizó mediante un cuestionario de caracterización, el Examen cognitivo revisado de Addenbrooke (ACE-R) y el Índice de calidad del sueño de Pittsburgh (PSQI). Se realizaron análisis estadísticos descriptivos, comparativos y correlacionales. Resultados: los ancianos tuvieron una media de 61,94 puntos en el ACE-R y el 55,1% tuvo buena calidad del sueño. Los análisis comparativos mostraron diferencias entre los grupos solo en el dominio cognitivo de la fluidez verbal (p=0,018). Los análisis post-hoc mostraron que las personas mayores que durmieron más horas, en promedio 8,85 horas (Q1), tuvieron puntuaciones más bajas en comparación con las personas mayores que durmieron en promedio 6,11 horas (Q3) (p=0,004) y 4,52 horas (Q4) (p=0,045). El modelo ajustado con la aplicación del método stepwise mostró una relación entre las variables independientes educación y duración del sueño con el dominio fluidez verbal. Conclusión: se concluye que la duración del sueño está relacionada con el dominio cognitivo de la fluidez verbal.Objective: to analyze the relationship between the duration of self-reported night sleep and the cognitive performance of older adults. Method: the sample consisted of 156 older adults registered in Family Health Units (FHUs) in a city of São Paulo, divided into quartiles according to the duration of night sleep. Data collection was performed using a characterization questionnaire, Addenbrooke’s Cognitive Exam – Revised (ACE-R) and Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). Descriptive, comparative and correlational statistical analyses were performed. Results: the older adults obtained a mean of 61.94 points in ACE-R and 55.1% presented good sleep quality. Comparative analyses showed differences between the groups only in the cognitive domain of verbal fluency (p=0.018). The post-hoc analyses showed that older adults who slept more hours, a mean of 8.85 hours (Q1), had lower scores when compared to those who slept a mean of 6.11 hours (Q3) (p=0.004) and of 4.52 hours (Q4) (p=0.045). The adjusted model with application of the stepwise method showed a relationship between the independent variables of schooling and sleep duration and the domain verbal fluency. Conclusion: it is concluded that sleep duration is related to the verbal fluency cognitive domain.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18805110.1590/1518-8345.4269.3439Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3439Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3439Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34391518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188051/173626https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188051/173627https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188051/173628Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Élen dos SantosPavarini, Sofia Cristina Iost Luchesi, Bruna MorettiOttaviani, Ana CarolinaCardoso, Juliana de Fátima ZacarinInouye, Keika2021-07-01T18:23:02Zoai:revistas.usp.br:article/188051Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-07-01T18:23:02Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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