Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem em eventos adversos em enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4429 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sobre gerenciamento em eventos adversos, para educação permanente de enfermeiros, abordando as temáticas: úlcera por pressão, erros de medicação, flebite, queda e perda de sonda nasogastroenteral. O referencial pedagógico foi fundamentado na teoria de processamento de informação e a metodologia, uma pesquisa aplicada, utilizou o modelo de desenvolvimento de programas de instrução auxiliada pelo computador (CAI). O ambiente foi desenvolvido na linguagem HTML, utilizando o programa Microsoft Office Word 2003®. Os exercícios de avaliação, inseridos em cada módulo, foram criados pelas autoras deste estudo, com a utilização do programa Hot Potatoes, versão 6.0, para Windows. Conclui-se que a metodologia adotada foi adequada para o alcance do objetivo proposto. Como metas futuras, as autoras avaliarão o produto desenvolvido e verificarão a possibilidade de seu uso nos serviços de enfermagem. |
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Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem em eventos adversos em enfermagem Desarrollo de ambiente virtual de aprendizaje en eventos adversos en enfermería Development of a virtual learning environment addressing adverse events in nursing EnfermagemVigilância de Evento SentinelaSoftwareEducação a DistânciaEnfermeríaVigilancia de GuardiaProgramas InformáticosEducación a DistanciaNursingSentinel SurveillanceSoftwareDistance Education O estudo teve como objetivo desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sobre gerenciamento em eventos adversos, para educação permanente de enfermeiros, abordando as temáticas: úlcera por pressão, erros de medicação, flebite, queda e perda de sonda nasogastroenteral. O referencial pedagógico foi fundamentado na teoria de processamento de informação e a metodologia, uma pesquisa aplicada, utilizou o modelo de desenvolvimento de programas de instrução auxiliada pelo computador (CAI). O ambiente foi desenvolvido na linguagem HTML, utilizando o programa Microsoft Office Word 2003®. Os exercícios de avaliação, inseridos em cada módulo, foram criados pelas autoras deste estudo, com a utilização do programa Hot Potatoes, versão 6.0, para Windows. Conclui-se que a metodologia adotada foi adequada para o alcance do objetivo proposto. Como metas futuras, as autoras avaliarão o produto desenvolvido e verificarão a possibilidade de seu uso nos serviços de enfermagem. The authors have developed a Virtual Learning Environment (VLE) addressing the management of adverse events to promote continuing education for nurses, including the following themes: pressure ulcer, medication errors, phlebitis, fall, and loss of nasogastroenteral probes. The pedagogical framework was grounded on the information processing theory and this applied study used the Computer Assisted Instruction (CAI) model to develop the program. The environment was developed with HTML language through Microsoft Office Word 2003®. The authors developed evaluation exercises in each module through the Hot Potatoes program, version 6.0 for Windows. The conclusion is that the methodology utilized was appropriate for achieving the proposed objectives. In the future, the authors will assess the developed product and verify the possibility of using it in nursing services. El estudio tuvo como objetivo desarrollar un ambiente virtual de aprendizaje (AVA) sobre administración en eventos adversos para educación permanente de enfermeros, abordando las temáticas: úlcera por presión, errores de medicación, flebitis, caída y pérdida de sonda nasogastroenteral. El marco pedagógico fue fundamentado en la teoría de procesamiento de información y la metodología, una investigación aplicada, utilizó el Modelo de desarrollo de programas de Instrucción Auxiliado por Computador (IAC). El ambiente fue desarrollado en el lenguaje HTML utilizando el programa Microsoft Office Word 2003®. Los ejercicios de evaluación de cada módulo fueron creados por las autoras de este estudio con la utilización del programa Hot Potatoes versión 6.0 para Windows. Se concluyó que la metodología adoptada fue adecuada para el alcance del objetivo propuesto. Como metas futuras, las autoras evaluaran el producto desarrollado y verificaran la posibilidad de su uso en los servicios de enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/442910.1590/S0104-11692011000500016Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 5 (2011); 1181-1187 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 5 (2011); 1181-1187 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 5 (2011); 1181-1187 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4429/5828https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4429/5829https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4429/5830Xelegati, RosiclerÉvora, Yolanda Dora Martinezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:59:11Zoai:revistas.usp.br:article/4429Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:59:11Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O estudo teve como objetivo desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sobre gerenciamento em eventos adversos, para educação permanente de enfermeiros, abordando as temáticas: úlcera por pressão, erros de medicação, flebite, queda e perda de sonda nasogastroenteral. O referencial pedagógico foi fundamentado na teoria de processamento de informação e a metodologia, uma pesquisa aplicada, utilizou o modelo de desenvolvimento de programas de instrução auxiliada pelo computador (CAI). O ambiente foi desenvolvido na linguagem HTML, utilizando o programa Microsoft Office Word 2003®. Os exercícios de avaliação, inseridos em cada módulo, foram criados pelas autoras deste estudo, com a utilização do programa Hot Potatoes, versão 6.0, para Windows. Conclui-se que a metodologia adotada foi adequada para o alcance do objetivo proposto. Como metas futuras, as autoras avaliarão o produto desenvolvido e verificarão a possibilidade de seu uso nos serviços de enfermagem. |
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