Detecção dos transtornos invasivos na criança: perspectiva das mães
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1955 |
Resumo: | Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento se caracterizam por alterações presentes desde idades precoces e se manifestam nas áreas de desenvolvimento da comunicação, comportamento e relação interpessoal. O objetivo deste estudo foi apreender, através da perspectiva materna, como se deu o processo de detecção desses transtornos. Para tanto, realizou-se um estudo quanti-qualitativo a partir de entrevista semi-estruturada com 20 mães de crianças portadoras desses quadros. A classificação se deu por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o diagnóstico desses transtornos está sendo realizado após a idade preconizada e que os primeiros sinais característicos são percebidos pela família, principalmente, pela mãe. Esses resultados sugerem que os profissionais de saúde infantil parecem não estar sensibilizados para a importância do efetivo acompanhamento do desenvolvimento, o que permitiria a detecção precoce desses desvios, minimizando, assim, seus efeitos negativos presentes e futuros. |
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Detecção dos transtornos invasivos na criança: perspectiva das mãesDetección de los trastornos invasivos en el niño: perspectiva de madresDetection of pervasive disorders in the child: a maternal perspectivedesenvolvimento infantilcrianças portadoras de deficiênciadiagnóstico precocedesarrollo infantilniños con discapacidaddiagnóstico tempranochild developmentdisabled childrenearly diagnosisOs Transtornos Invasivos do Desenvolvimento se caracterizam por alterações presentes desde idades precoces e se manifestam nas áreas de desenvolvimento da comunicação, comportamento e relação interpessoal. O objetivo deste estudo foi apreender, através da perspectiva materna, como se deu o processo de detecção desses transtornos. Para tanto, realizou-se um estudo quanti-qualitativo a partir de entrevista semi-estruturada com 20 mães de crianças portadoras desses quadros. A classificação se deu por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o diagnóstico desses transtornos está sendo realizado após a idade preconizada e que os primeiros sinais característicos são percebidos pela família, principalmente, pela mãe. Esses resultados sugerem que os profissionais de saúde infantil parecem não estar sensibilizados para a importância do efetivo acompanhamento do desenvolvimento, o que permitiria a detecção precoce desses desvios, minimizando, assim, seus efeitos negativos presentes e futuros.Invasive Developmental Disorders are characterized by the early occurrence of changes that come up in the areas of communication development, behavior and interpersonal relationship. This study aimed to discover how the disorder detection process took place from a maternal perspective. A quantitative and qualitative study was carried, based on a semi-structured survey with 20 mothers of children in this condition. Results were processed through content analysis and indicated that these disorders have been diagnosed after the established age and that early typical signs are noticed by the family, particularly by the mother. These findings that child health professionals do not seem to be aware of the importance of effective developmental follow-up, which would lead to the early detection of these disorders, thus minimizing its present and future negative effects.Los Trastornos Invasivos del Desarrollo se caracterizan por alteraciones presentes en edades precoces y se manifiestan en las áreas de desarrollo de la comunicación, comportamiento y relación interpersonal. El objetivo de este estudio ha sido aprender a través de la perspectiva materna como ocurrió el proceso de detección de estos trastornos. Para eso, se realizó un estudio cuanti-cualitativo a partir de una encuesta semi-estructurada con 20 niños portadores de estos cuadros. La clasificación fue realizada a través de análisis de contenido. Los resultados indicaron que el diagnóstico de estos trastornos está siendo realizado tras la edad preconizada y que las primeras señales características son percibidas por la familia, principalmente por la madre. Estos resultados sugieren que los profesionales de salud infantil parecen no estar sensibilizados para la importancia del efectivo acompañamiento del desarrollo, lo que permitiría la detección temprana de estos desvios minimizando, así, efectos negativos presentes y futuros.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/195510.1590/S0104-11692004000600006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 6 (2004); 884-889Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 6 (2004); 884-889Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 6 (2004); 884-8891518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1955/2022Braga, Maria RitaÁvila, Lazslo Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:52:58Zoai:revistas.usp.br:article/1955Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:52:58Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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