Análise da produção científica sobre a utilização de atividades grupais no trabalho do enfermeiro no Brasil: 1980 a 2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Maria Tereza Hagen de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Munari, Denize Bouttelet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2364
Resumo: Dentre as atividades do enfermeiro, muitas estão organizadas no contexto grupal. A constatação de que não havia estudo sistematizado, no Brasil, que oferecesse parâmetro para compreender como o enfermeiro utiliza esse recurso, motivou o desenvolvimento deste estudo, cujo objetivo foi analisar a produção científica sobre a utilização da atividade grupal, relacionada ao trabalho do enfermeiro entre 1980/2003. Pesquisa descritiva/exploratória, realizada por meio de investigação bibliográfica em periódicos nacionais, tendo como base um protocolo específico. Identificou-se 151 artigos que foram analisados quanto à expansão desse conhecimento e às diversas situações em que o grupo é utilizado nas atividades do enfermeiro. Na análise qualitativa, realizada a partir de categorias pré-definidas, identificou-se que o enfermeiro tem utilizado esse recurso na assistência, produção de conhecimento e formação de recursos humanos. A investigação permitiu traçar um panorama dessa produção e elaborar um catálogo que identifica aspectos importantes na construção desse conhecimento pela enfermagem brasileira.
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Pesquisa descritiva/exploratória, realizada por meio de investigação bibliográfica em periódicos nacionais, tendo como base um protocolo específico. Identificou-se 151 artigos que foram analisados quanto à expansão desse conhecimento e às diversas situações em que o grupo é utilizado nas atividades do enfermeiro. Na análise qualitativa, realizada a partir de categorias pré-definidas, identificou-se que o enfermeiro tem utilizado esse recurso na assistência, produção de conhecimento e formação de recursos humanos. A investigação permitiu traçar um panorama dessa produção e elaborar um catálogo que identifica aspectos importantes na construção desse conhecimento pela enfermagem brasileira.Among the many and diverse activities carried out by nurses, many are organized within the context of a group approach. The realization that there were no systematized studies in Brazil, capable of providing parameters that would help to understand how nurses use this resource, motivated the authors to develop this study, whose objective was to review scientific literature on the use of group activity, as it relates to the work carried out by nurses, between 1980 and 2003. This was a descriptive/exploratory research developed through a bibliographic review in Brazilian journals, on the basis of a specific protocol. We were able to identify 151 articles that were reviewed in terms of the expansion of this knowledge and the different situations in which a group is used by nurses. The qualitative analysis done on pre-established categories enabled the authors to verify that nurses have been using this technique while delivering care, producing knowledge and developing human resources. This investigation allowed us to outline a panoramic view of this literature and to develop a catalogue, identifying important aspects in the construction of this knowledge by Brazilian nursing personnel.Entre las actividades del enfermero, muchas están organizadas en el contexto del trabajo en grupo. La constatación de que no había estudio sistematizado, en Brasil, que permitiese un parámetro para comprender como el enfermero utiliza ese recurso, motivó el desarrollo de este estudio, cuyo objetivo fue analizar la producción científica sobre la utilización de la actividad en grupo relacionada al trabajo del enfermero entre 1980/2003. Investigación descriptiva/exploratoria realizada a través de investigación bibliográfica en periódicos nacionales, teniendo como base un protocolo específico. Identificamos 151 artículos que fueron analizados en cuanto a la expansión de ese conocimiento y las distintas situaciones en que el grupo es utilizado en las actividades del enfermero. En el análisis cualitativo, realizado a partir de categorías previamente definidas, identificamos que el enfermero viene utilizando ese recurso en la asistencia, producción de conocimiento y formación de recursos humanos. La investigación nos permitió trazar un panorama de esa producción y elaborar un catálogo que identifica aspectos importantes en la construcción de ese conocimiento por la enfermería brasileña.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/236410.1590/S0104-11692006000500023Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 5 (2006); 786-802Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 5 (2006); 786-802Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 5 (2006); 786-8021518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2364/2558https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2364/2559Godoy, Maria Tereza Hagen deMunari, Denize Boutteletinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:14:12Zoai:revistas.usp.br:article/2364Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:14:12Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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