Concepções e sentimentos de enfermeiros que atuam no atendimento pré-hospitalar sobre a prática e a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanzini, Evânio Márcio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bock, Lisnéia Fabiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4147
Resumo: Este é estudo descritivo, com abordagem qualitativa, e teve como objetivo identificar os sentimentos resultantes da atuação e formação dos enfermeiros do serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) móvel de urgência. Foram entrevistados 9 enfermeiros, em setembro de 2007. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin, que auxiliou na formação de seis categorias: "sentimentos despertados no APH", "experiências decorrentes no dia a dia do trabalho", "atividades do enfermeiro no APH", "preparo pessoal e profissional", "refletindo sobre a formação profissional" e "percepção do enfermeiro sobre o APH". A importância deste trabalho reside na necessidade de enfermeiros com capacitação pessoal, profissional e emocional, também no reconhecimento e valorização da atuação da enfermagem nesse Serviço. Os resultados revelaram que os enfermeiros do APH se sentem seguros, preparados e motivados para atuar, experimentam diversos sentimentos como compaixão, gratidão, raiva, pena, tristeza, ansiedade, e consideram como motivador o reconhecimento e a possibilidade de restaurar vidas.
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Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin, que auxiliou na formação de seis categorias: "sentimentos despertados no APH", "experiências decorrentes no dia a dia do trabalho", "atividades do enfermeiro no APH", "preparo pessoal e profissional", "refletindo sobre a formação profissional" e "percepção do enfermeiro sobre o APH". A importância deste trabalho reside na necessidade de enfermeiros com capacitação pessoal, profissional e emocional, também no reconhecimento e valorização da atuação da enfermagem nesse Serviço. Os resultados revelaram que os enfermeiros do APH se sentem seguros, preparados e motivados para atuar, experimentam diversos sentimentos como compaixão, gratidão, raiva, pena, tristeza, ansiedade, e consideram como motivador o reconhecimento e a possibilidade de restaurar vidas. Este es estudio descriptivo, con abordaje cualitativo que tuvo como objetivo identificar los sentimientos resultantes de la actuación y formación de los enfermeros del servicio de atención pre-hospitalaria (APH) móvil de emergencia. Fueron entrevistados 9 enfermeros, en septiembre de 2007. Se utilizó la técnica de análisis de contenido de Bardin, que auxilió en la formación de seis categorías: "sentimientos despertados en el APH", "experiencias provenientes en el día a día del trabajo", "actividades del enfermero en el APH", "preparación personal y profesional", "reflexionando sobre la formación profesional", y, "percepción del enfermero sobre el APH". La importancia de este trabajo reside en la necesidad de contar con enfermeros con capacitación personal, profesional y emocional, también obtener el reconocimiento y valorización de la actuación de la enfermería en ese Servicio. Los resultados revelaron que los enfermeros del APH se sienten seguros, preparados y motivados para actuar, experimentan diversos sentimientos como compasión, gratitud, rabia, pena, tristeza, ansiedad, y consideran como incentivos el reconocimiento y la posibilidad de restaurar vidas. This descriptive study with qualitative approach aimed to identify the feelings that result from the practice and training of nurses working in mobile Emergency Medical Services (EMS). Nine nurses were interviewed in September 2007. Bardin's content analysis was used and six categories emerged: "Feelings aroused in the EMS", "Experiences in the daily routine", "nurses' activities in EMS", "Personal and professional preparedness", "Reflecting on the professional training" and "Nurses' perceptions of the EMS". The importance of this study lays in the need for personally, professionally and emotionally prepared nurses and also in the need to acknowledge and value the nursing practice in this service. The results revealed that nurses working in EMS feel secure, prepared and motivated to work and they also experience diverse feelings such as compassion, gratitude, anger, pity, sadness and anxiety. Acknowledgment and the possibility of restoring lives motivate them. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/414710.1590/S0104-11692010000200015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 2 (2010); 240-246 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 2 (2010); 240-246 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 2 (2010); 240-246 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4147/5082https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4147/5083https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4147/5084Romanzini, Evânio MárcioBock, Lisnéia Fabianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:19:25Zoai:revistas.usp.br:article/4147Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:19:25Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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