La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75967 |
Resumo: | MÉTODOS: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 10 coordenadores de grupos, distribuídos em cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados de março a julho de 2009, com observação não participante no próprio grupo e entrevista semiestruturada com os coordenadores. As informações foram organizadas e categorizadas, segundo a análise temática. Para interpretação dos dados, utilizou-se, além dos referenciais teóricos sobre música, comunicação e educação em saúde, as concepções snyderianas. RESULTADOS: foram encontrados três núcleos temáticos: a dimensão afetiva da música, a dimensão recreativa da música e a dimensão reflexiva da música. CONCLUSÃO: observou-se uma tentativa de os coordenadores transporem as barreiras do patológico a partir do uso da música, considerando o grupo em sua integralidade. Este estudo indicou, como avanço para a produção do conhecimento, a necessidade de capacitação desses coordenadores por meio de oficinas e acompanhamento constante de suas práticas musicais. |
id |
USP-38_70afd667ef5bff991dfc36a1c330be8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/75967 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia The use of music in group educational activities in Family Health A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família MÉTODOS: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 10 coordenadores de grupos, distribuídos em cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados de março a julho de 2009, com observação não participante no próprio grupo e entrevista semiestruturada com os coordenadores. As informações foram organizadas e categorizadas, segundo a análise temática. Para interpretação dos dados, utilizou-se, além dos referenciais teóricos sobre música, comunicação e educação em saúde, as concepções snyderianas. RESULTADOS: foram encontrados três núcleos temáticos: a dimensão afetiva da música, a dimensão recreativa da música e a dimensão reflexiva da música. CONCLUSÃO: observou-se uma tentativa de os coordenadores transporem as barreiras do patológico a partir do uso da música, considerando o grupo em sua integralidade. Este estudo indicou, como avanço para a produção do conhecimento, a necessidade de capacitação desses coordenadores por meio de oficinas e acompanhamento constante de suas práticas musicais. OBJETIVO: describir como la música es utilizada en el desarrollo de actividad educativa en grupo en la Salud de la Familia. MÉTODOS: estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, efectuado con 10 coordinadores de grupos, distribuidos en cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Los datos fueron recolectados de marzo a julio de 2009, con observación no participante en el propio grupo y entrevista semiestructurada con los coordinadores. Las informaciones fueron organizadas y categorizadas según el análisis temático. Para interpretación de los datos se utilizó, además de los marcos teóricos sobre música, comunicación y educación en salud, las concepciones de Snyders. RESULTADOS: fueron encontrados tres núcleos temáticos: la dimensión afectiva de la música; la dimensión recreativa de la música; y la dimensión reflexiva de la música. CONCLUSIÓN: se observó la intención de los coordinadores de transponer las barreras de lo patológico a partir del uso de la música, considerando al grupo en su totalidad. Este estudio considera un avance, para la producción del conocimiento, la necesidad de capacitar esos coordinadores por medio de talleres y acompañamiento constante de sus prácticas musicales. OBJECTIVE: describe how music is used in the development of group educational activity in Family Health. METHODS: a qualitative, descriptive and exploratory study, developed with 10 group coordinators, distributed in five basic care units in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Data were collected from March to July, 2009, with non participant observation in the group itself, and semi-structured interviews with the coordinators. Information was organized and categorized according to thematic analysis. To interpret the data, the Snyderian concepts in addition to theoretical references about music, communication and health education were used. RESULTS: three thematic nuclei were found: the affective dimension of music; recreative dimension of music and the reflexive dimension of music. CONCLUSION: an attempt by the coordinators was observed, to overcome the pathological barriers with the use of music, considering the group as a whole. As advancement for the production of knowledge, this study shows the need for qualification of these coordinators, by means of workshops and constant follow-up of their musical practices. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/7596710.1590/S0104-11692013000200022Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 2 (2013); 632-640Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 2 (2013); 632-640Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 2 (2013); 632-6401518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75967/79487https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75967/79488https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75967/79489Silva, Líliam Barbosa Soares, Sônia Maria Silva, Maria Júlia Paes da Santos, Graziela da Costa Fernandes, Maria Teresinha de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-10T18:50:37Zoai:revistas.usp.br:article/75967Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2014-03-10T18:50:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia The use of music in group educational activities in Family Health A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família |
title |
La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia |
spellingShingle |
La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia Silva, Líliam Barbosa |
title_short |
La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia |
title_full |
La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia |
title_fullStr |
La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia |
title_full_unstemmed |
La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia |
title_sort |
La utilización de la música en actividades educativas en grupo en la Salud de la Familia |
author |
Silva, Líliam Barbosa |
author_facet |
Silva, Líliam Barbosa Soares, Sônia Maria Silva, Maria Júlia Paes da Santos, Graziela da Costa Fernandes, Maria Teresinha de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Sônia Maria Silva, Maria Júlia Paes da Santos, Graziela da Costa Fernandes, Maria Teresinha de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Líliam Barbosa Soares, Sônia Maria Silva, Maria Júlia Paes da Santos, Graziela da Costa Fernandes, Maria Teresinha de Oliveira |
description |
MÉTODOS: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 10 coordenadores de grupos, distribuídos em cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados de março a julho de 2009, com observação não participante no próprio grupo e entrevista semiestruturada com os coordenadores. As informações foram organizadas e categorizadas, segundo a análise temática. Para interpretação dos dados, utilizou-se, além dos referenciais teóricos sobre música, comunicação e educação em saúde, as concepções snyderianas. RESULTADOS: foram encontrados três núcleos temáticos: a dimensão afetiva da música, a dimensão recreativa da música e a dimensão reflexiva da música. CONCLUSÃO: observou-se uma tentativa de os coordenadores transporem as barreiras do patológico a partir do uso da música, considerando o grupo em sua integralidade. Este estudo indicou, como avanço para a produção do conhecimento, a necessidade de capacitação desses coordenadores por meio de oficinas e acompanhamento constante de suas práticas musicais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75967 10.1590/S0104-11692013000200022 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75967 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692013000200022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75967/79487 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75967/79488 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75967/79489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 2 (2013); 632-640 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 2 (2013); 632-640 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 2 (2013); 632-640 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222848764084224 |