Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jéssica França
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Natália Chantal Magalhães da, Sampaio, Rodrigo Soares, Ribeiro, Vanessa dos Santos, Carvalho, Emília Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210702
Resumo: Objetivo: construir, validar e avaliar um vídeo educativo sobre estratégias de comunicação enfermeiro-paciente para estudantes da graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo metodológico, com delineamento longitudinal e análise quantitativa. Foram percorridas as etapas de pré-produção, produção, pós-produção e avaliação do vídeo pelo público-alvo. Resultados: cinco enfermeiras avaliaram o storyboard do vídeo e apontaram a compreensão do tema, os tópicos abordados e a linguagem utilizada como adequadas e pertinentes à temática. Outras cinco enfermeiras consideraram presentes e desejáveis: qualidade da técnica audiovisual empregada, ambiente simulado, caracterização das personagens e desenvolvimento das estratégias de comunicação enfermeiro-paciente. A versão final do vídeo foi avaliada por nove estudantes de enfermagem que apresentaram nível de compreensão dos itens igual ou acima de 96%. O vídeo apresenta as seguintes estratégias: Estratégias gerais de comunicação, Comunicação Intercultural, NURSE, Tell me more, Ask-Tell-Ask, Comunicação Terapêutica e Comunicação de Más Notícias. Conclusão: este estudo retrata a criação de um vídeo, sua validação por peritos e sua avaliação pelo público-alvo, que manifestaram tratar-se de um recurso educativo relevante para o processo de ensino-aprendizagem de estratégias de comunicação. Os juízes e o público alvo consideraram o vídeo como um instrumento válido para ensinar sobre as estratégias de comunicação enfermeiro-paciente.
id USP-38_76d67732a09a13b24b1466e936cae8ad
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/210702
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagemEstrategias de comunicación enfermero-paciente: propuesta de un video educativo para estudiantes de enfermeríaNurse-patient communication strategies: A proposal of an educational video for Nursing studentsHealth Communication; Nurse-Patient Relations; Instructional Film and Video; Education, Nursing; Nursing Methodology Research; NursingComunicación en Salud; Relaciones Enfermero-Paciente; Película y Video Educativo; Educación en Enfermería; Investigación Metodológica en Enfermería; EnfermeríaComunicação em Saúde; Relações Enfermeiro-Paciente; Filme e Vídeo Educativo; Educação em Enfermagem; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; EnfermagemObjetivo: construir, validar e avaliar um vídeo educativo sobre estratégias de comunicação enfermeiro-paciente para estudantes da graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo metodológico, com delineamento longitudinal e análise quantitativa. Foram percorridas as etapas de pré-produção, produção, pós-produção e avaliação do vídeo pelo público-alvo. Resultados: cinco enfermeiras avaliaram o storyboard do vídeo e apontaram a compreensão do tema, os tópicos abordados e a linguagem utilizada como adequadas e pertinentes à temática. Outras cinco enfermeiras consideraram presentes e desejáveis: qualidade da técnica audiovisual empregada, ambiente simulado, caracterização das personagens e desenvolvimento das estratégias de comunicação enfermeiro-paciente. A versão final do vídeo foi avaliada por nove estudantes de enfermagem que apresentaram nível de compreensão dos itens igual ou acima de 96%. O vídeo apresenta as seguintes estratégias: Estratégias gerais de comunicação, Comunicação Intercultural, NURSE, Tell me more, Ask-Tell-Ask, Comunicação Terapêutica e Comunicação de Más Notícias. Conclusão: este estudo retrata a criação de um vídeo, sua validação por peritos e sua avaliação pelo público-alvo, que manifestaram tratar-se de um recurso educativo relevante para o processo de ensino-aprendizagem de estratégias de comunicação. Os juízes e o público alvo consideraram o vídeo como um instrumento válido para ensinar sobre as estratégias de comunicação enfermeiro-paciente.Objetivo: elaborar, validar y evaluar un video educativo sobre estrategias de comunicación enfermero-paciente para estudiantes de la carrera de enfermería. Método: se trata de un estudio metodológico, con diseño longitudinal y análisis cuantitativo. El público objetivo cumplió las etapas de preproducción, producción, postproducción y evaluación del video. Resultados: cinco enfermeras evaluaron el storyboard del video y consideraron que la comprensión del tema, los tópicos abordados y el lenguaje utilizado eran apropiados y relevantes para el tema. Otras cinco enfermeras consideraron que la calidad de la técnica audiovisual utilizada, el ambiente simulado, la caracterización de los personajes y el desarrollo de las estrategias de comunicación enfermero-paciente estaban presentes y eran adecuados. La versión final del video fue evaluada por nueve estudiantes de enfermería que tuvieron un nivel de comprensión de los ítems igual o superior al 96%. El video presenta las siguientes estrategias: Estrategias Generales de Comunicación, Comunicación Intercultural, NURSE, Tell me more, Ask-Tell-Ask, Comunicación Terapéutica y Comunicación de Malas Noticias. Conclusión: este estudio describe la creación de un video, la validación que realizaron del mismo los expertos y la evaluación del público objetivo, quienes consideraron que es un recurso educativo importante para el proceso de enseñanza-aprendizaje de las estrategias de comunicación. Los jueces y el público objetivo consideraron que el video era un instrumento válido para enseñar las estrategias de comunicación enfermero-paciente.Objective: to create, validate and evaluate an educational video on nurse-patient communication strategies for undergraduate Nursing students. Method: this is a methodological study with a longitudinal design and quantitative analysis. The following stages were conducted: pre-production, production, post-production and evaluation of the video by the target population. Results: five female nurses evaluated the video storyboard and indicated understanding of the subject matter, the topics addressed and the language used as adequate and pertinent to the theme. Another five female nurses considered the following as present and desirable elements: quality of the audiovisual technique employed, simulated environment, characterization of the characters, and development of the nurse-patient communication strategies The final version of the video was evaluated by nine Nursing students that presented a level of item understanding of at least 96%. The video presents the following strategies: General communication strategies, Intercultural Communication, NURSE, Tell me more, Ask-Tell-Ask, Therapeutic Communication and Communicating Bad News. Conclusion: this study portrays the creation of a video, its validation by experts and its evaluation by the target population, which indicated it as a relevant educational resource for the teaching-learning process regarding communication strategies. Both the evaluators and the target population considered that the video is a valid instrument to teach content about the nurse-patient communication strategies.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/21070210.1590/1518-8345.6177.3859 Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3859Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3859Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e38591518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210702/193148https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210702/193149https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210702/193150https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jéssica França Silva, Natália Chantal Magalhães da Sampaio, Rodrigo Soares Ribeiro, Vanessa dos Santos Carvalho, Emília Campos de 2023-04-18T13:26:20Zoai:revistas.usp.br:article/210702Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-04-18T13:26:20Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem
Estrategias de comunicación enfermero-paciente: propuesta de un video educativo para estudiantes de enfermería
Nurse-patient communication strategies: A proposal of an educational video for Nursing students
title Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem
spellingShingle Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem
Pereira, Jéssica França
Health Communication; Nurse-Patient Relations; Instructional Film and Video; Education, Nursing; Nursing Methodology Research; Nursing
Comunicación en Salud; Relaciones Enfermero-Paciente; Película y Video Educativo; Educación en Enfermería; Investigación Metodológica en Enfermería; Enfermería
Comunicação em Saúde; Relações Enfermeiro-Paciente; Filme e Vídeo Educativo; Educação em Enfermagem; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Enfermagem
title_short Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem
title_full Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem
title_fullStr Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem
title_sort Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem
author Pereira, Jéssica França
author_facet Pereira, Jéssica França
Silva, Natália Chantal Magalhães da
Sampaio, Rodrigo Soares
Ribeiro, Vanessa dos Santos
Carvalho, Emília Campos de
author_role author
author2 Silva, Natália Chantal Magalhães da
Sampaio, Rodrigo Soares
Ribeiro, Vanessa dos Santos
Carvalho, Emília Campos de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jéssica França
Silva, Natália Chantal Magalhães da
Sampaio, Rodrigo Soares
Ribeiro, Vanessa dos Santos
Carvalho, Emília Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Health Communication; Nurse-Patient Relations; Instructional Film and Video; Education, Nursing; Nursing Methodology Research; Nursing
Comunicación en Salud; Relaciones Enfermero-Paciente; Película y Video Educativo; Educación en Enfermería; Investigación Metodológica en Enfermería; Enfermería
Comunicação em Saúde; Relações Enfermeiro-Paciente; Filme e Vídeo Educativo; Educação em Enfermagem; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Enfermagem
topic Health Communication; Nurse-Patient Relations; Instructional Film and Video; Education, Nursing; Nursing Methodology Research; Nursing
Comunicación en Salud; Relaciones Enfermero-Paciente; Película y Video Educativo; Educación en Enfermería; Investigación Metodológica en Enfermería; Enfermería
Comunicação em Saúde; Relações Enfermeiro-Paciente; Filme e Vídeo Educativo; Educação em Enfermagem; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Enfermagem
description Objetivo: construir, validar e avaliar um vídeo educativo sobre estratégias de comunicação enfermeiro-paciente para estudantes da graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo metodológico, com delineamento longitudinal e análise quantitativa. Foram percorridas as etapas de pré-produção, produção, pós-produção e avaliação do vídeo pelo público-alvo. Resultados: cinco enfermeiras avaliaram o storyboard do vídeo e apontaram a compreensão do tema, os tópicos abordados e a linguagem utilizada como adequadas e pertinentes à temática. Outras cinco enfermeiras consideraram presentes e desejáveis: qualidade da técnica audiovisual empregada, ambiente simulado, caracterização das personagens e desenvolvimento das estratégias de comunicação enfermeiro-paciente. A versão final do vídeo foi avaliada por nove estudantes de enfermagem que apresentaram nível de compreensão dos itens igual ou acima de 96%. O vídeo apresenta as seguintes estratégias: Estratégias gerais de comunicação, Comunicação Intercultural, NURSE, Tell me more, Ask-Tell-Ask, Comunicação Terapêutica e Comunicação de Más Notícias. Conclusão: este estudo retrata a criação de um vídeo, sua validação por peritos e sua avaliação pelo público-alvo, que manifestaram tratar-se de um recurso educativo relevante para o processo de ensino-aprendizagem de estratégias de comunicação. Os juízes e o público alvo consideraram o vídeo como um instrumento válido para ensinar sobre as estratégias de comunicação enfermeiro-paciente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210702
10.1590/1518-8345.6177.3859
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210702
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6177.3859
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210702/193148
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210702/193149
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210702/193150
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3859
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3859
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3859
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222857494528000