Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360 |
Resumo: | O estudo busca caracterizar as práticas docentes - a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem - utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação "bancária", segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas. |
id |
USP-38_7c6f482f59e1730f4565170472721516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1360 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúdeUn analisis de las prácticas docentes de profesores universitarios del área de la saludAn analysis of the teaching practices of faculties in the health areapráticas docentesprofessor universitárioárea de saúdeprácticas docentesprofesor universitarioarea de la saludteaching practicesfacultyhealth areaO estudo busca caracterizar as práticas docentes - a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem - utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação "bancária", segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.The study aims to describe teaching practices - in planning, execution and evaluation of the teaching-learning process - used by faculty of some courses in the health field in Brazil: Odontology, Medicine, Nursing, Pharmacy, Psychology, Nutrition, Social Work and Veterinary Medicine. The sample was made up by 29 faculties enrolled in a didactic subject course at graduate programs. They answered a questionnaire with semi-open questions. The answers obtained point to a "banking" education practice, according to Paulo Freire. This kind of education is characterized by: 1) emphasis on the transmission of information; 2) many hours of education; 3) little integration between courses and 4) lecture classes.El estudio busca caracterizar las prácticas docentes a nivel de la planeación, ejucución y evaluación de actividades de enseñanza-aprendizaje, utilizadas por los profesores de algunos cursos del área de la salud en Brasil: Odontología, Medicina, Enfermería, Farmacia, Psicología, Serviço Social, Nutrición y Medicina Veterinaria. La muestra fue constituida por 29 profesores, inscritos en una disciplina de didáctica a nivel de postgraduación, que respondieron a un cuestionario compuesto por preguntas semi abiertas. Las respuestas obtenidas apuntan a una práctica de educación "bancaria", según la denominación de Paulo Freire, caracterizado por el énfasis en la transmisión de informaciones, cargas horarias muy grandes, poca integración de las disciplinas y clases magistrales.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1999-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/136010.1590/S0104-11691999000200003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 2 (1999); 15-23Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 2 (1999); 15-23Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 2 (1999); 15-231518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360/1389Rozendo, Célia AlvesCasagrande, Lizete Diniz RibasSchneider, Jacó FernandoPardini, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:09:40Zoai:revistas.usp.br:article/1360Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:09:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde Un analisis de las prácticas docentes de profesores universitarios del área de la salud An analysis of the teaching practices of faculties in the health area |
title |
Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde |
spellingShingle |
Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde Rozendo, Célia Alves práticas docentes professor universitário área de saúde prácticas docentes profesor universitario area de la salud teaching practices faculty health area |
title_short |
Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde |
title_full |
Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde |
title_fullStr |
Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde |
title_full_unstemmed |
Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde |
title_sort |
Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde |
author |
Rozendo, Célia Alves |
author_facet |
Rozendo, Célia Alves Casagrande, Lizete Diniz Ribas Schneider, Jacó Fernando Pardini, Luiz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Casagrande, Lizete Diniz Ribas Schneider, Jacó Fernando Pardini, Luiz Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rozendo, Célia Alves Casagrande, Lizete Diniz Ribas Schneider, Jacó Fernando Pardini, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas docentes professor universitário área de saúde prácticas docentes profesor universitario area de la salud teaching practices faculty health area |
topic |
práticas docentes professor universitário área de saúde prácticas docentes profesor universitario area de la salud teaching practices faculty health area |
description |
O estudo busca caracterizar as práticas docentes - a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem - utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação "bancária", segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360 10.1590/S0104-11691999000200003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691999000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360/1389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 2 (1999); 15-23 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 2 (1999); 15-23 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 2 (1999); 15-23 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222836761034752 |