Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozendo, Célia Alves
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Casagrande, Lizete Diniz Ribas, Schneider, Jacó Fernando, Pardini, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360
Resumo: O estudo busca caracterizar as práticas docentes - a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem - utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação "bancária", segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.
id USP-38_7c6f482f59e1730f4565170472721516
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1360
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúdeUn analisis de las prácticas docentes de profesores universitarios del área de la saludAn analysis of the teaching practices of faculties in the health areapráticas docentesprofessor universitárioárea de saúdeprácticas docentesprofesor universitarioarea de la saludteaching practicesfacultyhealth areaO estudo busca caracterizar as práticas docentes - a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem - utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação "bancária", segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.The study aims to describe teaching practices - in planning, execution and evaluation of the teaching-learning process - used by faculty of some courses in the health field in Brazil: Odontology, Medicine, Nursing, Pharmacy, Psychology, Nutrition, Social Work and Veterinary Medicine. The sample was made up by 29 faculties enrolled in a didactic subject course at graduate programs. They answered a questionnaire with semi-open questions. The answers obtained point to a "banking" education practice, according to Paulo Freire. This kind of education is characterized by: 1) emphasis on the transmission of information; 2) many hours of education; 3) little integration between courses and 4) lecture classes.El estudio busca caracterizar las prácticas docentes a nivel de la planeación, ejucución y evaluación de actividades de enseñanza-aprendizaje, utilizadas por los profesores de algunos cursos del área de la salud en Brasil: Odontología, Medicina, Enfermería, Farmacia, Psicología, Serviço Social, Nutrición y Medicina Veterinaria. La muestra fue constituida por 29 profesores, inscritos en una disciplina de didáctica a nivel de postgraduación, que respondieron a un cuestionario compuesto por preguntas semi abiertas. Las respuestas obtenidas apuntan a una práctica de educación "bancaria", según la denominación de Paulo Freire, caracterizado por el énfasis en la transmisión de informaciones, cargas horarias muy grandes, poca integración de las disciplinas y clases magistrales.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1999-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/136010.1590/S0104-11691999000200003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 2 (1999); 15-23Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 2 (1999); 15-23Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 2 (1999); 15-231518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360/1389Rozendo, Célia AlvesCasagrande, Lizete Diniz RibasSchneider, Jacó FernandoPardini, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:09:40Zoai:revistas.usp.br:article/1360Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:09:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde
Un analisis de las prácticas docentes de profesores universitarios del área de la salud
An analysis of the teaching practices of faculties in the health area
title Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde
spellingShingle Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde
Rozendo, Célia Alves
práticas docentes
professor universitário
área de saúde
prácticas docentes
profesor universitario
area de la salud
teaching practices
faculty
health area
title_short Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde
title_full Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde
title_fullStr Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde
title_full_unstemmed Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde
title_sort Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde
author Rozendo, Célia Alves
author_facet Rozendo, Célia Alves
Casagrande, Lizete Diniz Ribas
Schneider, Jacó Fernando
Pardini, Luiz Carlos
author_role author
author2 Casagrande, Lizete Diniz Ribas
Schneider, Jacó Fernando
Pardini, Luiz Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozendo, Célia Alves
Casagrande, Lizete Diniz Ribas
Schneider, Jacó Fernando
Pardini, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv práticas docentes
professor universitário
área de saúde
prácticas docentes
profesor universitario
area de la salud
teaching practices
faculty
health area
topic práticas docentes
professor universitário
área de saúde
prácticas docentes
profesor universitario
area de la salud
teaching practices
faculty
health area
description O estudo busca caracterizar as práticas docentes - a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem - utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação "bancária", segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360
10.1590/S0104-11691999000200003
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691999000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1360/1389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 2 (1999); 15-23
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 2 (1999); 15-23
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 2 (1999); 15-23
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836761034752