Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868 |
Resumo: | Objetivo: avaliar o aprendizado de estudantes no curso online sobre suporte básico de vida com dispositivos de retroalimentação imediata, em simulação de atendimento em parada cardiorrespiratória. Método: pesquisa quase-experimental, do tipo antes-depois. Foi desenvolvido curso online sobre suporte básico e aplicado aos participantes, como intervenção educacional. O aprendizado teórico foi avaliado por meio de pré e pós-teste e, para verificar a prática, utilizou-se simulação com dispositivos de retroalimentação imediata. Resultados: 62 concluintes, sendo 87% mulheres, 90% do primeiro e segundo ano de faculdade, idade média de 21,47 (desvio-padrão 2,39). Com índice de confiabilidade de 95%, a média das notas no pré-teste foi 6,4 (desvio-padrão 1,61) e, no pós-teste, 9,3 (desvio-padrão 0,82), p |
id |
USP-38_81dfbec350149765c85c84ca1b638190 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/140868 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediatoSoporte vital básico: evaluación del aprendizaje con uso de simulación y dispositivos de retroalimentación inmediataBasic life support: evaluation of learning using simulation and immediate feedback devicesEducation NursingEducation DistanceEducational TechnologyCardiopulmonary ResuscitationSimulationBasic Cardiac Life SupportEducación en EnfermeríaEducación a DistanciaTecnología EducativaResucitación CardiopulmonarSimulaciónSoporte Vital BásicoEducação em EnfermagemEducação a DistânciaTecnologia EducacionalRessuscitação CardiopulmonarSimulaçãoSuporte Básico de Vida Objetivo: avaliar o aprendizado de estudantes no curso online sobre suporte básico de vida com dispositivos de retroalimentação imediata, em simulação de atendimento em parada cardiorrespiratória. Método: pesquisa quase-experimental, do tipo antes-depois. Foi desenvolvido curso online sobre suporte básico e aplicado aos participantes, como intervenção educacional. O aprendizado teórico foi avaliado por meio de pré e pós-teste e, para verificar a prática, utilizou-se simulação com dispositivos de retroalimentação imediata. Resultados: 62 concluintes, sendo 87% mulheres, 90% do primeiro e segundo ano de faculdade, idade média de 21,47 (desvio-padrão 2,39). Com índice de confiabilidade de 95%, a média das notas no pré-teste foi 6,4 (desvio-padrão 1,61) e, no pós-teste, 9,3 (desvio-padrão 0,82), p Objetivo: evaluar el aprendizaje de estudiantes en curso online sobre soporte vital básico de vida con dispositivos de retroalimentación inmediata, en simulación de asistencia en paro cardiorrespiratorio. Método: investigación casi-experimental, del tipo antes-después. Se desarrolló un curso online sobre soporte básico y aplicado a los participantes, como intervención educacional. El aprendizaje teórico fue evaluado por medio de pre y pos-test y, para verificar la práctica, se utilizó una simulación con dispositivos de retroalimentación inmediata. Resultados: 62 graduados, el 87% mujeres, el 90% del primero y segundo año de facultad, edad media de 21.47 (desviación estándar 2.39). Con índice de confiabilidad del 95%, la media de las notas en pre-test fue de 6.4 (desviación estándar1.61) y, en pos-test, 9.3 (desviación estándar 0.82), p Objective: to evaluate students’ learning in an online course on basic life support with immediate feedback devices, during a simulation of care during cardiorespiratory arrest. Method: a quasi-experimental study, using a before-and-after design. An online course on basic life support was developed and administered to participants, as an educational intervention. Theoretical learning was evaluated by means of a pre- and post-test and, to verify the practice, simulation with immediate feedback devices was used. Results: there were 62 participants, 87% female, 90% in the first and second year of college, with a mean age of 21.47 (standard deviation 2.39). With a 95% confidence level, the mean scores in the pre-test were 6.4 (standard deviation 1.61), and 9.3 in the post-test (standard deviation 0.82, p Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/14086810.1590/1518-8345.1957.2942Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 25 (2017); e2942-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2942-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2942-1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135941https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135942https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135943Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessTobase, LuciaPeres, Heloisa Helena CiquetoTomazini, Edenir Aparecida SartorelliTeodoro, Simone ValentimRamos, Meire BrunaPolastri, Thatiane Facholi2017-11-21T20:08:01Zoai:revistas.usp.br:article/140868Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2017-11-21T20:08:01Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato Soporte vital básico: evaluación del aprendizaje con uso de simulación y dispositivos de retroalimentación inmediata Basic life support: evaluation of learning using simulation and immediate feedback devices |
title |
Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato |
spellingShingle |
Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato Tobase, Lucia Education Nursing Education Distance Educational Technology Cardiopulmonary Resuscitation Simulation Basic Cardiac Life Support Educación en Enfermería Educación a Distancia Tecnología Educativa Resucitación Cardiopulmonar Simulación Soporte Vital Básico Educação em Enfermagem Educação a Distância Tecnologia Educacional Ressuscitação Cardiopulmonar Simulação Suporte Básico de Vida |
title_short |
Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato |
title_full |
Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato |
title_fullStr |
Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato |
title_full_unstemmed |
Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato |
title_sort |
Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato |
author |
Tobase, Lucia |
author_facet |
Tobase, Lucia Peres, Heloisa Helena Ciqueto Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli Teodoro, Simone Valentim Ramos, Meire Bruna Polastri, Thatiane Facholi |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Heloisa Helena Ciqueto Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli Teodoro, Simone Valentim Ramos, Meire Bruna Polastri, Thatiane Facholi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tobase, Lucia Peres, Heloisa Helena Ciqueto Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli Teodoro, Simone Valentim Ramos, Meire Bruna Polastri, Thatiane Facholi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education Nursing Education Distance Educational Technology Cardiopulmonary Resuscitation Simulation Basic Cardiac Life Support Educación en Enfermería Educación a Distancia Tecnología Educativa Resucitación Cardiopulmonar Simulación Soporte Vital Básico Educação em Enfermagem Educação a Distância Tecnologia Educacional Ressuscitação Cardiopulmonar Simulação Suporte Básico de Vida |
topic |
Education Nursing Education Distance Educational Technology Cardiopulmonary Resuscitation Simulation Basic Cardiac Life Support Educación en Enfermería Educación a Distancia Tecnología Educativa Resucitación Cardiopulmonar Simulación Soporte Vital Básico Educação em Enfermagem Educação a Distância Tecnologia Educacional Ressuscitação Cardiopulmonar Simulação Suporte Básico de Vida |
description |
Objetivo: avaliar o aprendizado de estudantes no curso online sobre suporte básico de vida com dispositivos de retroalimentação imediata, em simulação de atendimento em parada cardiorrespiratória. Método: pesquisa quase-experimental, do tipo antes-depois. Foi desenvolvido curso online sobre suporte básico e aplicado aos participantes, como intervenção educacional. O aprendizado teórico foi avaliado por meio de pré e pós-teste e, para verificar a prática, utilizou-se simulação com dispositivos de retroalimentação imediata. Resultados: 62 concluintes, sendo 87% mulheres, 90% do primeiro e segundo ano de faculdade, idade média de 21,47 (desvio-padrão 2,39). Com índice de confiabilidade de 95%, a média das notas no pré-teste foi 6,4 (desvio-padrão 1,61) e, no pós-teste, 9,3 (desvio-padrão 0,82), p |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868 10.1590/1518-8345.1957.2942 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.1957.2942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135941 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135942 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 25 (2017); e2942- Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2942- Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2942- 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444196882481152 |