Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tobase, Lucia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Peres, Heloisa Helena Ciqueto, Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli, Teodoro, Simone Valentim, Ramos, Meire Bruna, Polastri, Thatiane Facholi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868
Resumo: Objetivo: avaliar o aprendizado de estudantes no curso online sobre suporte básico de vida com dispositivos de retroalimentação imediata, em simulação de atendimento em parada cardiorrespiratória. Método: pesquisa quase-experimental, do tipo antes-depois. Foi desenvolvido curso online sobre suporte básico e aplicado aos participantes, como intervenção educacional. O aprendizado teórico foi avaliado por meio de pré e pós-teste e, para verificar a prática, utilizou-se simulação com dispositivos de retroalimentação imediata. Resultados: 62 concluintes, sendo 87% mulheres, 90% do primeiro e segundo ano de faculdade, idade média de 21,47 (desvio-padrão 2,39). Com índice de confiabilidade de 95%, a média das notas no pré-teste foi 6,4 (desvio-padrão 1,61) e, no pós-teste, 9,3 (desvio-padrão 0,82), p
id USP-38_81dfbec350149765c85c84ca1b638190
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/140868
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediatoSoporte vital básico: evaluación del aprendizaje con uso de simulación y dispositivos de retroalimentación inmediataBasic life support: evaluation of learning using simulation and immediate feedback devicesEducation NursingEducation DistanceEducational TechnologyCardiopulmonary ResuscitationSimulationBasic Cardiac Life SupportEducación en EnfermeríaEducación a DistanciaTecnología EducativaResucitación CardiopulmonarSimulaciónSoporte Vital BásicoEducação em EnfermagemEducação a DistânciaTecnologia EducacionalRessuscitação CardiopulmonarSimulaçãoSuporte Básico de Vida Objetivo: avaliar o aprendizado de estudantes no curso online sobre suporte básico de vida com dispositivos de retroalimentação imediata, em simulação de atendimento em parada cardiorrespiratória. Método: pesquisa quase-experimental, do tipo antes-depois. Foi desenvolvido curso online sobre suporte básico e aplicado aos participantes, como intervenção educacional. O aprendizado teórico foi avaliado por meio de pré e pós-teste e, para verificar a prática, utilizou-se simulação com dispositivos de retroalimentação imediata. Resultados: 62 concluintes, sendo 87% mulheres, 90% do primeiro e segundo ano de faculdade, idade média de 21,47 (desvio-padrão 2,39). Com índice de confiabilidade de 95%, a média das notas no pré-teste foi 6,4 (desvio-padrão 1,61) e, no pós-teste, 9,3 (desvio-padrão 0,82), p Objetivo: evaluar el aprendizaje de estudiantes en curso online sobre soporte vital básico de vida con dispositivos de retroalimentación inmediata, en simulación de asistencia en paro cardiorrespiratorio. Método: investigación casi-experimental, del tipo antes-después. Se desarrolló un curso online sobre soporte básico y aplicado a los participantes, como intervención educacional. El aprendizaje teórico fue evaluado por medio de pre y pos-test y, para verificar la práctica, se utilizó una simulación con dispositivos de retroalimentación inmediata. Resultados: 62 graduados, el 87% mujeres, el 90% del primero y segundo año de facultad, edad media de 21.47 (desviación estándar 2.39). Con índice de confiabilidad del 95%, la media de las notas en pre-test fue de 6.4 (desviación estándar1.61) y, en pos-test, 9.3 (desviación estándar 0.82), p Objective: to evaluate students’ learning in an online course on basic life support with immediate feedback devices, during a simulation of care during cardiorespiratory arrest. Method: a quasi-experimental study, using a before-and-after design. An online course on basic life support was developed and administered to participants, as an educational intervention. Theoretical learning was evaluated by means of a pre- and post-test and, to verify the practice, simulation with immediate feedback devices was used. Results: there were 62 participants, 87% female, 90% in the first and second year of college, with a mean age of 21.47 (standard deviation 2.39). With a 95% confidence level, the mean scores in the pre-test were 6.4 (standard deviation 1.61), and 9.3 in the post-test (standard deviation 0.82, p Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/14086810.1590/1518-8345.1957.2942Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 25 (2017); e2942-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2942-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2942-1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135941https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135942https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135943Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessTobase, LuciaPeres, Heloisa Helena CiquetoTomazini, Edenir Aparecida SartorelliTeodoro, Simone ValentimRamos, Meire BrunaPolastri, Thatiane Facholi2017-11-21T20:08:01Zoai:revistas.usp.br:article/140868Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2017-11-21T20:08:01Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato
Soporte vital básico: evaluación del aprendizaje con uso de simulación y dispositivos de retroalimentación inmediata
Basic life support: evaluation of learning using simulation and immediate feedback devices
title Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato
spellingShingle Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato
Tobase, Lucia
Education Nursing
Education Distance
Educational Technology
Cardiopulmonary Resuscitation
Simulation
Basic Cardiac Life Support
Educación en Enfermería
Educación a Distancia
Tecnología Educativa
Resucitación Cardiopulmonar
Simulación
Soporte Vital Básico
Educação em Enfermagem
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Ressuscitação Cardiopulmonar
Simulação
Suporte Básico de Vida
title_short Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato
title_full Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato
title_fullStr Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato
title_full_unstemmed Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato
title_sort Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato
author Tobase, Lucia
author_facet Tobase, Lucia
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli
Teodoro, Simone Valentim
Ramos, Meire Bruna
Polastri, Thatiane Facholi
author_role author
author2 Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli
Teodoro, Simone Valentim
Ramos, Meire Bruna
Polastri, Thatiane Facholi
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tobase, Lucia
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli
Teodoro, Simone Valentim
Ramos, Meire Bruna
Polastri, Thatiane Facholi
dc.subject.por.fl_str_mv Education Nursing
Education Distance
Educational Technology
Cardiopulmonary Resuscitation
Simulation
Basic Cardiac Life Support
Educación en Enfermería
Educación a Distancia
Tecnología Educativa
Resucitación Cardiopulmonar
Simulación
Soporte Vital Básico
Educação em Enfermagem
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Ressuscitação Cardiopulmonar
Simulação
Suporte Básico de Vida
topic Education Nursing
Education Distance
Educational Technology
Cardiopulmonary Resuscitation
Simulation
Basic Cardiac Life Support
Educación en Enfermería
Educación a Distancia
Tecnología Educativa
Resucitación Cardiopulmonar
Simulación
Soporte Vital Básico
Educação em Enfermagem
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Ressuscitação Cardiopulmonar
Simulação
Suporte Básico de Vida
description Objetivo: avaliar o aprendizado de estudantes no curso online sobre suporte básico de vida com dispositivos de retroalimentação imediata, em simulação de atendimento em parada cardiorrespiratória. Método: pesquisa quase-experimental, do tipo antes-depois. Foi desenvolvido curso online sobre suporte básico e aplicado aos participantes, como intervenção educacional. O aprendizado teórico foi avaliado por meio de pré e pós-teste e, para verificar a prática, utilizou-se simulação com dispositivos de retroalimentação imediata. Resultados: 62 concluintes, sendo 87% mulheres, 90% do primeiro e segundo ano de faculdade, idade média de 21,47 (desvio-padrão 2,39). Com índice de confiabilidade de 95%, a média das notas no pré-teste foi 6,4 (desvio-padrão 1,61) e, no pós-teste, 9,3 (desvio-padrão 0,82), p
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868
10.1590/1518-8345.1957.2942
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.1957.2942
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135941
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135942
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140868/135943
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 25 (2017); e2942-
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2942-
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2942-
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222852894425088