Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cozin, Sheila Kátia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Turrini, Ruth Natalia Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001
Resumo: O estudo teve por objetivo avaliar a qualidade do atendimento da biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Utilizou-se questionário que avalia a satisfação do usuário com o serviço através de cinco componentes da qualidade: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, segurança e empatia. A taxa de satisfação foi calculada pela razão entre grau de importância e de satisfação. A análise das perguntas abertas foi quanti-qualitativa. Em confiabilidade e empatia, os usuários mostraram-se insatisfeitos quanto aos treinamentos de busca bibliográfica e ao empenho do funcionário da biblioteca em atender as necessidades de informação dos clientes, respectivamente. A receptividade não satisfez os usuários plenamente, discordando dos prestadores, porém, ambos concordam que o acervo está desatualizado. Equipamentos e ruídos foram, dentre os aspectos tangíveis, os mais criticados. Os resultados evidenciaram que a biblioteca oferece serviço de qualidade aos seus usuários.
id USP-38_829954f1cfdd6a09ae13334773d623ef
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/17001
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuárioEvaluation of products and services of a nursing library: user satisfactionEvaluación de los productos y servicios en una biblioteca de enfermería: satisfacción del usuariobibliotecas de enfermagemacervo de bibliotecasatisfação dos consumidoresenfermagembibliotecas de enfermeríamateriales bibliográficossatisfacción de los consumidoresenfermeríalibrariesnursinglibrary materialsconsumer satisfactionO estudo teve por objetivo avaliar a qualidade do atendimento da biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Utilizou-se questionário que avalia a satisfação do usuário com o serviço através de cinco componentes da qualidade: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, segurança e empatia. A taxa de satisfação foi calculada pela razão entre grau de importância e de satisfação. A análise das perguntas abertas foi quanti-qualitativa. Em confiabilidade e empatia, os usuários mostraram-se insatisfeitos quanto aos treinamentos de busca bibliográfica e ao empenho do funcionário da biblioteca em atender as necessidades de informação dos clientes, respectivamente. A receptividade não satisfez os usuários plenamente, discordando dos prestadores, porém, ambos concordam que o acervo está desatualizado. Equipamentos e ruídos foram, dentre os aspectos tangíveis, os mais criticados. Os resultados evidenciaram que a biblioteca oferece serviço de qualidade aos seus usuários.The goal of the study was to evaluate the quality of the services provided by the library at the Nursing School of the University of São Paulo. A questionnaire evaluating users' satisfaction with the service was employed, covering five quality components: tangibles, reliability, responsiveness, assurance and empathy. The Satisfaction Rate was calculated through the degree of importance in relation to satisfaction. The analysis of the open-ended answers was quanti-qualitative. For Reliability and Empathy, the users showed dissatisfaction with the training for bibliographic research and the librarian's willingness to meet the clients' information needs, respectively. Responsiveness did not fully satisfy the users, disagreeing with the providers. However, both agreed that the archives are outdated. Among the tangible aspects, equipment and noise were criticized most often. The results show that the library offers good service quality to its users.El estudio tuvo por objetivo evaluar la calidad de la atención en la biblioteca de la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo. Se utilizó un cuestionario que evalúa la satisfacción del usuario a través de cinco componentes de calidad: tangible, confiable, receptivo, seguridad y empatía. La Tasa de Satisfacción se calculó mediante la razón entre el grado de importancia y satisfacción. El análisis de las preguntas abiertas fue cuanti-cualitativo. En Confiabilidad y Empatía, los usuarios se mostraron insatisfechos con los entrenamientos para búsqueda bibliográfica y sobre el empeño del empleado para atender las necesidades de los clientes. Los usuarios no estuvieron plenamente satisfechos con la receptividad, sin embargo ambos concordaron que la bibliografía estaba desactualizada. Dentro de los aspectos tangibles, los equipos y el ruido fueron los más criticados. Los resultados demostraron que la biblioteca ofrece servicio de calidad a sus usuarios.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1700110.1590/S0104-11692008000400017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 4 (2008); 758-764Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 Núm. 4 (2008); 758-764Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 No. 4 (2008); 758-7641518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18944https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18945https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18946Cozin, Sheila KátiaTurrini, Ruth Natalia Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T13:57:19Zoai:revistas.usp.br:article/17001Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-22T13:57:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário
Evaluation of products and services of a nursing library: user satisfaction
Evaluación de los productos y servicios en una biblioteca de enfermería: satisfacción del usuario
title Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário
spellingShingle Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário
Cozin, Sheila Kátia
bibliotecas de enfermagem
acervo de biblioteca
satisfação dos consumidores
enfermagem
bibliotecas de enfermería
materiales bibliográficos
satisfacción de los consumidores
enfermería
libraries
nursing
library materials
consumer satisfaction
title_short Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário
title_full Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário
title_fullStr Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário
title_full_unstemmed Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário
title_sort Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário
author Cozin, Sheila Kátia
author_facet Cozin, Sheila Kátia
Turrini, Ruth Natalia Teresa
author_role author
author2 Turrini, Ruth Natalia Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cozin, Sheila Kátia
Turrini, Ruth Natalia Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv bibliotecas de enfermagem
acervo de biblioteca
satisfação dos consumidores
enfermagem
bibliotecas de enfermería
materiales bibliográficos
satisfacción de los consumidores
enfermería
libraries
nursing
library materials
consumer satisfaction
topic bibliotecas de enfermagem
acervo de biblioteca
satisfação dos consumidores
enfermagem
bibliotecas de enfermería
materiales bibliográficos
satisfacción de los consumidores
enfermería
libraries
nursing
library materials
consumer satisfaction
description O estudo teve por objetivo avaliar a qualidade do atendimento da biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Utilizou-se questionário que avalia a satisfação do usuário com o serviço através de cinco componentes da qualidade: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, segurança e empatia. A taxa de satisfação foi calculada pela razão entre grau de importância e de satisfação. A análise das perguntas abertas foi quanti-qualitativa. Em confiabilidade e empatia, os usuários mostraram-se insatisfeitos quanto aos treinamentos de busca bibliográfica e ao empenho do funcionário da biblioteca em atender as necessidades de informação dos clientes, respectivamente. A receptividade não satisfez os usuários plenamente, discordando dos prestadores, porém, ambos concordam que o acervo está desatualizado. Equipamentos e ruídos foram, dentre os aspectos tangíveis, os mais criticados. Os resultados evidenciaram que a biblioteca oferece serviço de qualidade aos seus usuários.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001
10.1590/S0104-11692008000400017
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692008000400017
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18944
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18945
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 4 (2008); 758-764
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 Núm. 4 (2008); 758-764
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 No. 4 (2008); 758-764
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222847570804736