Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001 |
Resumo: | O estudo teve por objetivo avaliar a qualidade do atendimento da biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Utilizou-se questionário que avalia a satisfação do usuário com o serviço através de cinco componentes da qualidade: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, segurança e empatia. A taxa de satisfação foi calculada pela razão entre grau de importância e de satisfação. A análise das perguntas abertas foi quanti-qualitativa. Em confiabilidade e empatia, os usuários mostraram-se insatisfeitos quanto aos treinamentos de busca bibliográfica e ao empenho do funcionário da biblioteca em atender as necessidades de informação dos clientes, respectivamente. A receptividade não satisfez os usuários plenamente, discordando dos prestadores, porém, ambos concordam que o acervo está desatualizado. Equipamentos e ruídos foram, dentre os aspectos tangíveis, os mais criticados. Os resultados evidenciaram que a biblioteca oferece serviço de qualidade aos seus usuários. |
id |
USP-38_829954f1cfdd6a09ae13334773d623ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/17001 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuárioEvaluation of products and services of a nursing library: user satisfactionEvaluación de los productos y servicios en una biblioteca de enfermería: satisfacción del usuariobibliotecas de enfermagemacervo de bibliotecasatisfação dos consumidoresenfermagembibliotecas de enfermeríamateriales bibliográficossatisfacción de los consumidoresenfermeríalibrariesnursinglibrary materialsconsumer satisfactionO estudo teve por objetivo avaliar a qualidade do atendimento da biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Utilizou-se questionário que avalia a satisfação do usuário com o serviço através de cinco componentes da qualidade: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, segurança e empatia. A taxa de satisfação foi calculada pela razão entre grau de importância e de satisfação. A análise das perguntas abertas foi quanti-qualitativa. Em confiabilidade e empatia, os usuários mostraram-se insatisfeitos quanto aos treinamentos de busca bibliográfica e ao empenho do funcionário da biblioteca em atender as necessidades de informação dos clientes, respectivamente. A receptividade não satisfez os usuários plenamente, discordando dos prestadores, porém, ambos concordam que o acervo está desatualizado. Equipamentos e ruídos foram, dentre os aspectos tangíveis, os mais criticados. Os resultados evidenciaram que a biblioteca oferece serviço de qualidade aos seus usuários.The goal of the study was to evaluate the quality of the services provided by the library at the Nursing School of the University of São Paulo. A questionnaire evaluating users' satisfaction with the service was employed, covering five quality components: tangibles, reliability, responsiveness, assurance and empathy. The Satisfaction Rate was calculated through the degree of importance in relation to satisfaction. The analysis of the open-ended answers was quanti-qualitative. For Reliability and Empathy, the users showed dissatisfaction with the training for bibliographic research and the librarian's willingness to meet the clients' information needs, respectively. Responsiveness did not fully satisfy the users, disagreeing with the providers. However, both agreed that the archives are outdated. Among the tangible aspects, equipment and noise were criticized most often. The results show that the library offers good service quality to its users.El estudio tuvo por objetivo evaluar la calidad de la atención en la biblioteca de la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo. Se utilizó un cuestionario que evalúa la satisfacción del usuario a través de cinco componentes de calidad: tangible, confiable, receptivo, seguridad y empatía. La Tasa de Satisfacción se calculó mediante la razón entre el grado de importancia y satisfacción. El análisis de las preguntas abiertas fue cuanti-cualitativo. En Confiabilidad y Empatía, los usuarios se mostraron insatisfechos con los entrenamientos para búsqueda bibliográfica y sobre el empeño del empleado para atender las necesidades de los clientes. Los usuarios no estuvieron plenamente satisfechos con la receptividad, sin embargo ambos concordaron que la bibliografía estaba desactualizada. Dentro de los aspectos tangibles, los equipos y el ruido fueron los más criticados. Los resultados demostraron que la biblioteca ofrece servicio de calidad a sus usuarios.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1700110.1590/S0104-11692008000400017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 4 (2008); 758-764Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 Núm. 4 (2008); 758-764Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 No. 4 (2008); 758-7641518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18944https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18945https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18946Cozin, Sheila KátiaTurrini, Ruth Natalia Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T13:57:19Zoai:revistas.usp.br:article/17001Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-22T13:57:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário Evaluation of products and services of a nursing library: user satisfaction Evaluación de los productos y servicios en una biblioteca de enfermería: satisfacción del usuario |
title |
Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário |
spellingShingle |
Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário Cozin, Sheila Kátia bibliotecas de enfermagem acervo de biblioteca satisfação dos consumidores enfermagem bibliotecas de enfermería materiales bibliográficos satisfacción de los consumidores enfermería libraries nursing library materials consumer satisfaction |
title_short |
Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário |
title_full |
Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário |
title_fullStr |
Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário |
title_sort |
Avaliação dos produtos e serviços de uma biblioteca de enfermagem: satisfação do usuário |
author |
Cozin, Sheila Kátia |
author_facet |
Cozin, Sheila Kátia Turrini, Ruth Natalia Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Turrini, Ruth Natalia Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cozin, Sheila Kátia Turrini, Ruth Natalia Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bibliotecas de enfermagem acervo de biblioteca satisfação dos consumidores enfermagem bibliotecas de enfermería materiales bibliográficos satisfacción de los consumidores enfermería libraries nursing library materials consumer satisfaction |
topic |
bibliotecas de enfermagem acervo de biblioteca satisfação dos consumidores enfermagem bibliotecas de enfermería materiales bibliográficos satisfacción de los consumidores enfermería libraries nursing library materials consumer satisfaction |
description |
O estudo teve por objetivo avaliar a qualidade do atendimento da biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Utilizou-se questionário que avalia a satisfação do usuário com o serviço através de cinco componentes da qualidade: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, segurança e empatia. A taxa de satisfação foi calculada pela razão entre grau de importância e de satisfação. A análise das perguntas abertas foi quanti-qualitativa. Em confiabilidade e empatia, os usuários mostraram-se insatisfeitos quanto aos treinamentos de busca bibliográfica e ao empenho do funcionário da biblioteca em atender as necessidades de informação dos clientes, respectivamente. A receptividade não satisfez os usuários plenamente, discordando dos prestadores, porém, ambos concordam que o acervo está desatualizado. Equipamentos e ruídos foram, dentre os aspectos tangíveis, os mais criticados. Os resultados evidenciaram que a biblioteca oferece serviço de qualidade aos seus usuários. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001 10.1590/S0104-11692008000400017 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692008000400017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18944 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18945 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17001/18946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 4 (2008); 758-764 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 Núm. 4 (2008); 758-764 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 No. 4 (2008); 758-764 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222847570804736 |