Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Beatriz Molina
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Furtado, Maria Cândida de Carvalho, Chinalia, Gustavo Travaini, Caritá, Edilson Carlos, Sanguino, Gabriel Zanin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224464
Resumo: Objetivo: desenvolver e validar aplicativo móvel para o ensino de graduandos sobre a primeira consulta de Enfermagem ao recém-nascido na atenção básica. Método: estudo metodológico com referencial Design Instrucional; conteúdo elaborado a partir de documentos científicos acerca do cuidado ao recém-nascido e sua família, apoiado em resultados de revisão integrativa sobre o tema. A ferramenta Integrated Development Environment Android Studio 4.0.1 e a plataforma IntelliJ IDEA foram utilizadas para a construção da tecnologia digital. Experts validaram conteúdo e alunos avaliaram navegabilidade. Resultados: a versão final do aplicativo móvel contém 67 telas agrupadas em 12 seções com acesso aleatório. O dispositivo é apresentado na tela introdutória; na sequência, tem-se conteúdo referente ao exame físico, triagem neonatal, alimentação, saúde bucal, calendário vacinal, crescimento, desenvolvimento, sinais de perigo, prevenção de acidentes; ao final, ficha técnica e referências. Recursos audiovisuais (textos, imagens e vídeos) complementam o aplicativo; para experts Índice de Validade de Conteúdo (IVC)=1,00; para estudantes de Enfermagem, todos os itens apresentaram IVC=1,00; somente o item “ layout e apresentação” obteve IVC=0,95. Conclusão: a tecnologia digital obteve avaliação satisfatória entre experts e estudantes; é inovadora para a área da saúde da criança, com potencial para uso no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Enfermagem.  
id USP-38_8748f51555dddb2ad75e82464c3650e3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/224464
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básicaBaby Date: a mobile application for teaching nursing care to newborns in primary careBaby Date: aplicativo móvel para ensino da consulta de enfermagem ao recém-nascido na atenção básicaPediatric Nursing; Primary Health Care; Mobile Applications; Educational Technology; Education, Nursing; Students, NursingEnfermería Pediátrica; Atención Primaria de Salud; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional; Educación en Enfermería; Estudiantes de EnfermeríaEnfermagem Pediátrica; Atenção Primária à Saúde; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Estudantes de EnfermagemObjetivo: desenvolver e validar aplicativo móvel para o ensino de graduandos sobre a primeira consulta de Enfermagem ao recém-nascido na atenção básica. Método: estudo metodológico com referencial Design Instrucional; conteúdo elaborado a partir de documentos científicos acerca do cuidado ao recém-nascido e sua família, apoiado em resultados de revisão integrativa sobre o tema. A ferramenta Integrated Development Environment Android Studio 4.0.1 e a plataforma IntelliJ IDEA foram utilizadas para a construção da tecnologia digital. Experts validaram conteúdo e alunos avaliaram navegabilidade. Resultados: a versão final do aplicativo móvel contém 67 telas agrupadas em 12 seções com acesso aleatório. O dispositivo é apresentado na tela introdutória; na sequência, tem-se conteúdo referente ao exame físico, triagem neonatal, alimentação, saúde bucal, calendário vacinal, crescimento, desenvolvimento, sinais de perigo, prevenção de acidentes; ao final, ficha técnica e referências. Recursos audiovisuais (textos, imagens e vídeos) complementam o aplicativo; para experts Índice de Validade de Conteúdo (IVC)=1,00; para estudantes de Enfermagem, todos os itens apresentaram IVC=1,00; somente o item “ layout e apresentação” obteve IVC=0,95. Conclusão: a tecnologia digital obteve avaliação satisfatória entre experts e estudantes; é inovadora para a área da saúde da criança, com potencial para uso no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Enfermagem.  Objective: to develop and validate a mobile application for teaching undergraduates about the first nursing visit to a newborn in primary care. Method: methodological study with an Instructional Design framework; content drawn up from scientific documents on caring for newborns and their families, supported by the results of an integrative review on the subject. The Integrated Development Environment Android Studio 4.0.1 tool and the IntelliJ IDEA platform were used to build the digital technology. Experts validated content and students evaluated navigability. Results: the final version of the mobile application contains 67 screens grouped into 12 sections with random access. The device is presented on the introductory screen; this is followed by content on the physical examination, neonatal screening, nutrition, oral health, the vaccination calendar, growth, development, danger signs, and accident prevention; at the end, there is a fact sheet and references. Audiovisual resources (texts, images, and videos) complement the application; experts presented a Content Validity Index (CVI) = 1.00; for nursing students all the items had a CVI = 1.00; only the item “layout and presentation” had a CVI = 0.95. Conclusion: the digital technology received a satisfactory evaluation from experts and students. It is innovative in child health care, with the potential to be used in the teaching-learning process of nursing students.Objetivo: desarrollar y validar aplicación móvil para instrucción de estudiantes sobre la primera consulta de Enfermería al recién nacido en atención básica. Método: estudio metodológico con referencial Diseño Instruccional; contenido elaborado partiendo de documentos científicos sobre atención al recién nacido y su familia, respaldado en resultados de revisión integrativa del tema. Fueron utilizadas la herramienta Integrated Development Environment Android Studio 4.0.1 y la plataforma IntelliJ IDEA para construir la tecnología digital. Expertos validaron contenido, y estudiantes evaluaron navegabilidad. Resultados: la versión final de la aplicación móvil incluye 67 pantallas agrupadas en 12 secciones de acceso aleatorio. El dispositivo es presentado en la pantalla introductora, a continuación, se muestra contenido referente al examen físico, cribado neonatal, alimentación, salud bucal, calendario de vacunación, crecimiento, desarrollo, señales de riesgo, prevención de accidentes; al final, ficha técnica y referencias. Recursos audiovisuales (textos, imágenes y videos) complementan la aplicación; para expertos, Índice de Validez de Contenido (IVC)=1,00; y para estudiantes de Enfermería, todos los ítems presentaron IVC=1,00; solo el ítem “ layout y presentación” obtuvo IVC=0,95. Conclusión: la tecnología digital fue evaluada satisfactoriamente por expertos y estudiantes; es innovadora en el área de salud del niño, con potencial uso en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes de Enfermería.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2024-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/22446410.1590/1518-8345.7022.4165Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4165Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4165Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e41651518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaporenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224464/204016https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224464/204014https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224464/204015Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Beatriz MolinaFurtado, Maria Cândida de CarvalhoChinalia, Gustavo TravainiCaritá, Edilson CarlosSanguino, Gabriel Zanin2024-04-29T14:46:13Zoai:revistas.usp.br:article/224464Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2024-04-29T14:46:13Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básica
Baby Date: a mobile application for teaching nursing care to newborns in primary care
Baby Date: aplicativo móvel para ensino da consulta de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica
title Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básica
spellingShingle Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básica
Carvalho, Beatriz Molina
Pediatric Nursing; Primary Health Care; Mobile Applications; Educational Technology; Education, Nursing; Students, Nursing
Enfermería Pediátrica; Atención Primaria de Salud; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional; Educación en Enfermería; Estudiantes de Enfermería
Enfermagem Pediátrica; Atenção Primária à Saúde; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem
title_short Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básica
title_full Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básica
title_fullStr Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básica
title_full_unstemmed Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básica
title_sort Baby Date: aplicación móvil instructora de consulta de enfermería al recién nacido en atención básica
author Carvalho, Beatriz Molina
author_facet Carvalho, Beatriz Molina
Furtado, Maria Cândida de Carvalho
Chinalia, Gustavo Travaini
Caritá, Edilson Carlos
Sanguino, Gabriel Zanin
author_role author
author2 Furtado, Maria Cândida de Carvalho
Chinalia, Gustavo Travaini
Caritá, Edilson Carlos
Sanguino, Gabriel Zanin
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Beatriz Molina
Furtado, Maria Cândida de Carvalho
Chinalia, Gustavo Travaini
Caritá, Edilson Carlos
Sanguino, Gabriel Zanin
dc.subject.por.fl_str_mv Pediatric Nursing; Primary Health Care; Mobile Applications; Educational Technology; Education, Nursing; Students, Nursing
Enfermería Pediátrica; Atención Primaria de Salud; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional; Educación en Enfermería; Estudiantes de Enfermería
Enfermagem Pediátrica; Atenção Primária à Saúde; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem
topic Pediatric Nursing; Primary Health Care; Mobile Applications; Educational Technology; Education, Nursing; Students, Nursing
Enfermería Pediátrica; Atención Primaria de Salud; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional; Educación en Enfermería; Estudiantes de Enfermería
Enfermagem Pediátrica; Atenção Primária à Saúde; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem
description Objetivo: desenvolver e validar aplicativo móvel para o ensino de graduandos sobre a primeira consulta de Enfermagem ao recém-nascido na atenção básica. Método: estudo metodológico com referencial Design Instrucional; conteúdo elaborado a partir de documentos científicos acerca do cuidado ao recém-nascido e sua família, apoiado em resultados de revisão integrativa sobre o tema. A ferramenta Integrated Development Environment Android Studio 4.0.1 e a plataforma IntelliJ IDEA foram utilizadas para a construção da tecnologia digital. Experts validaram conteúdo e alunos avaliaram navegabilidade. Resultados: a versão final do aplicativo móvel contém 67 telas agrupadas em 12 seções com acesso aleatório. O dispositivo é apresentado na tela introdutória; na sequência, tem-se conteúdo referente ao exame físico, triagem neonatal, alimentação, saúde bucal, calendário vacinal, crescimento, desenvolvimento, sinais de perigo, prevenção de acidentes; ao final, ficha técnica e referências. Recursos audiovisuais (textos, imagens e vídeos) complementam o aplicativo; para experts Índice de Validade de Conteúdo (IVC)=1,00; para estudantes de Enfermagem, todos os itens apresentaram IVC=1,00; somente o item “ layout e apresentação” obteve IVC=0,95. Conclusão: a tecnologia digital obteve avaliação satisfatória entre experts e estudantes; é inovadora para a área da saúde da criança, com potencial para uso no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Enfermagem.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224464
10.1590/1518-8345.7022.4165
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224464
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.7022.4165
dc.language.iso.fl_str_mv spa
por
eng
language spa
por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224464/204016
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224464/204014
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224464/204015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4165
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4165
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4165
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222857895084032