A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933 |
Resumo: | OBJETIVO: discutir as concepções de professores sobre a dimensão ética da formação do enfermeiro, com base nas relações estabelecidas entre ética, competências e perfil profissional, bem como identificar os espaços e estratégias para o ensino da ética nesse processo de formação. MÉTODO: estudo qualitativo, delineado como estudo de caso. Os dados foram coletados entre grupos focais, com professores de seis cursos de graduação de enfermagem de uma universidade do Estado de Santa Catariana, totalizando 50 sujeitos. Tomando-se como base o discurso dos professores, foram analisadas as concepções e mútuas relações entre competências profissionais, processo formativo e ética. RESULTADOS: os resultados foram organizados e exploram a discussão acerca das categorias temáticas: a ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros, as concepções de professores e espaços e estratégias para o ensino da ética na formação em enfermagem. CONCLUSÕES: o tema da ética mostrou-se transversal no processo formativo. O estudo evidenciou o desafio de se criar espaços e estratégias de ensino e fomenta a discussão acerca das novas demandas por mudanças colocadas às escolas, da qualificação do cenário do cuidado e do exercício da educação problematizadora e crítica. |
id |
USP-38_878d137c2a627d347cb56b4f715dc68d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/52933 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias La ética que se construye en el proceso de formación de enfermeros: concepciones, espacios y estrategias Ethics constructed through the process of nurse training: conceptions, spaces and strategies Educación en EnfermeríaInvestigación en Educación en EnfermeríaÉticaEducation NursingNursing Education ResearchEthicsEducação em EnfermagemPesquisa em Educação de EnfermagemÉtica OBJETIVO: discutir as concepções de professores sobre a dimensão ética da formação do enfermeiro, com base nas relações estabelecidas entre ética, competências e perfil profissional, bem como identificar os espaços e estratégias para o ensino da ética nesse processo de formação. MÉTODO: estudo qualitativo, delineado como estudo de caso. Os dados foram coletados entre grupos focais, com professores de seis cursos de graduação de enfermagem de uma universidade do Estado de Santa Catariana, totalizando 50 sujeitos. Tomando-se como base o discurso dos professores, foram analisadas as concepções e mútuas relações entre competências profissionais, processo formativo e ética. RESULTADOS: os resultados foram organizados e exploram a discussão acerca das categorias temáticas: a ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros, as concepções de professores e espaços e estratégias para o ensino da ética na formação em enfermagem. CONCLUSÕES: o tema da ética mostrou-se transversal no processo formativo. O estudo evidenciou o desafio de se criar espaços e estratégias de ensino e fomenta a discussão acerca das novas demandas por mudanças colocadas às escolas, da qualificação do cenário do cuidado e do exercício da educação problematizadora e crítica. OBJECTIVE: to discuss the professors' conceptions about the ethical dimension of nurse training based on the relationships which this establishes with the competencies with the professional profile; and to identify the spaces and strategies for the teaching of ethics in this process. METHOD: A qualitative study delineated as a case study. The data was collected based on focus groups with professors from six undergraduate nursing courses in the state of Santa Catarina, Brazil, totaling 50 subjects. Based on the professors' discourse, the conceptions and mutual relations between professional competencies, the formative process and ethics were analyzed. RESULTS: The results were organized and the discussion explored through the thematic categories: The ethics constructed in the process of training nurses - the professors' conceptions, and spaces and strategies for the teaching of ethics in nurse training. CONCLUSIONS: The issue of ethics was shown to be transversal in the formative process. The study evidenced the challenge of creating spaces and strategies for teaching and fosters discussion about the new demands for changes placed upon the nursing schools, about the suitability of the care setting, and about the exercising of critical and problem-based education. OBJETIVO: Discutir las concepciones de los profesores sobre la dimensión ética de la formación del enfermero, a partir de las relaciones que establece con las competencias del perfil profesional; e identificar los espacios y estrategias para la enseñanza de la ética. MÉTODOS: Estudio cualitativo delineado como estudio de caso. Los datos fueron obtenidos a partir de grupos focales, con profesores de seis cursos de pregrado en Enfermería del estado de Santa Catarina, totalizando 50 sujetos. RESULTADOS: Los resultados fueran organizados y exploran la discusión de dos categorías temáticas: La ética que construye en el proceso de formación en enfermería - las concepciones de profesores y Los espacios y estrategias para la enseñanza de la ética en la formación de enfermería. CONCLUSIONES: La ética se mostró transversal en el proceso formativo. El estudio mostró el reto de desarrollar espacios y estrategias de enseñanza y sus contribuciones fueron la discusión sobre las nuevas demandas por cambios presentadas a las escuelas y sobre la cualificación del escenario del cuidado y del ejercicio de la educación problematizadora y crítica. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5293310.1590/S0104-11692013000700015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 113-121 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 113-121 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 113-121 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933/56923https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933/56924Ramos, Flávia Regina de SouzaBrehmer, Laura Cavalcanti de FariasVargas, Mara Ambrosina de OliveiraSchneider, Dulcinéia GhizoniDrago, Laila Crespoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:01:40Zoai:revistas.usp.br:article/52933Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:01:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias La ética que se construye en el proceso de formación de enfermeros: concepciones, espacios y estrategias Ethics constructed through the process of nurse training: conceptions, spaces and strategies |
title |
A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias |
spellingShingle |
A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias Ramos, Flávia Regina de Souza Educación en Enfermería Investigación en Educación en Enfermería Ética Education Nursing Nursing Education Research Ethics Educação em Enfermagem Pesquisa em Educação de Enfermagem Ética |
title_short |
A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias |
title_full |
A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias |
title_fullStr |
A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias |
title_full_unstemmed |
A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias |
title_sort |
A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias |
author |
Ramos, Flávia Regina de Souza |
author_facet |
Ramos, Flávia Regina de Souza Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira Schneider, Dulcinéia Ghizoni Drago, Laila Crespo |
author_role |
author |
author2 |
Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira Schneider, Dulcinéia Ghizoni Drago, Laila Crespo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Flávia Regina de Souza Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira Schneider, Dulcinéia Ghizoni Drago, Laila Crespo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación en Enfermería Investigación en Educación en Enfermería Ética Education Nursing Nursing Education Research Ethics Educação em Enfermagem Pesquisa em Educação de Enfermagem Ética |
topic |
Educación en Enfermería Investigación en Educación en Enfermería Ética Education Nursing Nursing Education Research Ethics Educação em Enfermagem Pesquisa em Educação de Enfermagem Ética |
description |
OBJETIVO: discutir as concepções de professores sobre a dimensão ética da formação do enfermeiro, com base nas relações estabelecidas entre ética, competências e perfil profissional, bem como identificar os espaços e estratégias para o ensino da ética nesse processo de formação. MÉTODO: estudo qualitativo, delineado como estudo de caso. Os dados foram coletados entre grupos focais, com professores de seis cursos de graduação de enfermagem de uma universidade do Estado de Santa Catariana, totalizando 50 sujeitos. Tomando-se como base o discurso dos professores, foram analisadas as concepções e mútuas relações entre competências profissionais, processo formativo e ética. RESULTADOS: os resultados foram organizados e exploram a discussão acerca das categorias temáticas: a ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros, as concepções de professores e espaços e estratégias para o ensino da ética na formação em enfermagem. CONCLUSÕES: o tema da ética mostrou-se transversal no processo formativo. O estudo evidenciou o desafio de se criar espaços e estratégias de ensino e fomenta a discussão acerca das novas demandas por mudanças colocadas às escolas, da qualificação do cenário do cuidado e do exercício da educação problematizadora e crítica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933 10.1590/S0104-11692013000700015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692013000700015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933/56923 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933/56924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 113-121 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 113-121 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 113-121 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222848592117760 |