A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Flávia Regina de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias, Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira, Schneider, Dulcinéia Ghizoni, Drago, Laila Crespo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933
Resumo: OBJETIVO: discutir as concepções de professores sobre a dimensão ética da formação do enfermeiro, com base nas relações estabelecidas entre ética, competências e perfil profissional, bem como identificar os espaços e estratégias para o ensino da ética nesse processo de formação. MÉTODO: estudo qualitativo, delineado como estudo de caso. Os dados foram coletados entre grupos focais, com professores de seis cursos de graduação de enfermagem de uma universidade do Estado de Santa Catariana, totalizando 50 sujeitos. Tomando-se como base o discurso dos professores, foram analisadas as concepções e mútuas relações entre competências profissionais, processo formativo e ética. RESULTADOS: os resultados foram organizados e exploram a discussão acerca das categorias temáticas: a ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros, as concepções de professores e espaços e estratégias para o ensino da ética na formação em enfermagem. CONCLUSÕES: o tema da ética mostrou-se transversal no processo formativo. O estudo evidenciou o desafio de se criar espaços e estratégias de ensino e fomenta a discussão acerca das novas demandas por mudanças colocadas às escolas, da qualificação do cenário do cuidado e do exercício da educação problematizadora e crítica.
id USP-38_878d137c2a627d347cb56b4f715dc68d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52933
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias La ética que se construye en el proceso de formación de enfermeros: concepciones, espacios y estrategias Ethics constructed through the process of nurse training: conceptions, spaces and strategies Educación en EnfermeríaInvestigación en Educación en EnfermeríaÉticaEducation NursingNursing Education ResearchEthicsEducação em EnfermagemPesquisa em Educação de EnfermagemÉtica OBJETIVO: discutir as concepções de professores sobre a dimensão ética da formação do enfermeiro, com base nas relações estabelecidas entre ética, competências e perfil profissional, bem como identificar os espaços e estratégias para o ensino da ética nesse processo de formação. MÉTODO: estudo qualitativo, delineado como estudo de caso. Os dados foram coletados entre grupos focais, com professores de seis cursos de graduação de enfermagem de uma universidade do Estado de Santa Catariana, totalizando 50 sujeitos. Tomando-se como base o discurso dos professores, foram analisadas as concepções e mútuas relações entre competências profissionais, processo formativo e ética. RESULTADOS: os resultados foram organizados e exploram a discussão acerca das categorias temáticas: a ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros, as concepções de professores e espaços e estratégias para o ensino da ética na formação em enfermagem. CONCLUSÕES: o tema da ética mostrou-se transversal no processo formativo. O estudo evidenciou o desafio de se criar espaços e estratégias de ensino e fomenta a discussão acerca das novas demandas por mudanças colocadas às escolas, da qualificação do cenário do cuidado e do exercício da educação problematizadora e crítica. OBJECTIVE: to discuss the professors' conceptions about the ethical dimension of nurse training based on the relationships which this establishes with the competencies with the professional profile; and to identify the spaces and strategies for the teaching of ethics in this process. METHOD: A qualitative study delineated as a case study. The data was collected based on focus groups with professors from six undergraduate nursing courses in the state of Santa Catarina, Brazil, totaling 50 subjects. Based on the professors' discourse, the conceptions and mutual relations between professional competencies, the formative process and ethics were analyzed. RESULTS: The results were organized and the discussion explored through the thematic categories: The ethics constructed in the process of training nurses - the professors' conceptions, and spaces and strategies for the teaching of ethics in nurse training. CONCLUSIONS: The issue of ethics was shown to be transversal in the formative process. The study evidenced the challenge of creating spaces and strategies for teaching and fosters discussion about the new demands for changes placed upon the nursing schools, about the suitability of the care setting, and about the exercising of critical and problem-based education. OBJETIVO: Discutir las concepciones de los profesores sobre la dimensión ética de la formación del enfermero, a partir de las relaciones que establece con las competencias del perfil profesional; e identificar los espacios y estrategias para la enseñanza de la ética. MÉTODOS: Estudio cualitativo delineado como estudio de caso. Los datos fueron obtenidos a partir de grupos focales, con profesores de seis cursos de pregrado en Enfermería del estado de Santa Catarina, totalizando 50 sujetos. RESULTADOS: Los resultados fueran organizados y exploran la discusión de dos categorías temáticas: La ética que construye en el proceso de formación en enfermería - las concepciones de profesores y Los espacios y estrategias para la enseñanza de la ética en la formación de enfermería. CONCLUSIONES: La ética se mostró transversal en el proceso formativo. El estudio mostró el reto de desarrollar espacios y estrategias de enseñanza y sus contribuciones fueron la discusión sobre las nuevas demandas por cambios presentadas a las escuelas y sobre la cualificación del escenario del cuidado y del ejercicio de la educación problematizadora y crítica. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5293310.1590/S0104-11692013000700015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 113-121 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 113-121 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 113-121 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933/56923https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933/56924Ramos, Flávia Regina de SouzaBrehmer, Laura Cavalcanti de FariasVargas, Mara Ambrosina de OliveiraSchneider, Dulcinéia GhizoniDrago, Laila Crespoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:01:40Zoai:revistas.usp.br:article/52933Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:01:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias
La ética que se construye en el proceso de formación de enfermeros: concepciones, espacios y estrategias
Ethics constructed through the process of nurse training: conceptions, spaces and strategies
title A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias
spellingShingle A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias
Ramos, Flávia Regina de Souza
Educación en Enfermería
Investigación en Educación en Enfermería
Ética
Education Nursing
Nursing Education Research
Ethics
Educação em Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Ética
title_short A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias
title_full A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias
title_fullStr A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias
title_full_unstemmed A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias
title_sort A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias
author Ramos, Flávia Regina de Souza
author_facet Ramos, Flávia Regina de Souza
Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias
Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
Schneider, Dulcinéia Ghizoni
Drago, Laila Crespo
author_role author
author2 Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias
Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
Schneider, Dulcinéia Ghizoni
Drago, Laila Crespo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Flávia Regina de Souza
Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias
Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
Schneider, Dulcinéia Ghizoni
Drago, Laila Crespo
dc.subject.por.fl_str_mv Educación en Enfermería
Investigación en Educación en Enfermería
Ética
Education Nursing
Nursing Education Research
Ethics
Educação em Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Ética
topic Educación en Enfermería
Investigación en Educación en Enfermería
Ética
Education Nursing
Nursing Education Research
Ethics
Educação em Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Ética
description OBJETIVO: discutir as concepções de professores sobre a dimensão ética da formação do enfermeiro, com base nas relações estabelecidas entre ética, competências e perfil profissional, bem como identificar os espaços e estratégias para o ensino da ética nesse processo de formação. MÉTODO: estudo qualitativo, delineado como estudo de caso. Os dados foram coletados entre grupos focais, com professores de seis cursos de graduação de enfermagem de uma universidade do Estado de Santa Catariana, totalizando 50 sujeitos. Tomando-se como base o discurso dos professores, foram analisadas as concepções e mútuas relações entre competências profissionais, processo formativo e ética. RESULTADOS: os resultados foram organizados e exploram a discussão acerca das categorias temáticas: a ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros, as concepções de professores e espaços e estratégias para o ensino da ética na formação em enfermagem. CONCLUSÕES: o tema da ética mostrou-se transversal no processo formativo. O estudo evidenciou o desafio de se criar espaços e estratégias de ensino e fomenta a discussão acerca das novas demandas por mudanças colocadas às escolas, da qualificação do cenário do cuidado e do exercício da educação problematizadora e crítica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933
10.1590/S0104-11692013000700015
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692013000700015
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933/56923
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52933/56924
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 113-121
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 113-121
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 113-121
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444192322224128