Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S0080-62342008000200026 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751 |
Resumo: | O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo. |
id |
USP-24_a233eaf30a2ee151dce571d3aea0b6f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41751 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
spelling |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiroDimensión ética del hacer cotidiano en el proceso de formación del enfermeroThe ethic dimension of daily tasks in the formation process of nursesEducationnursingEthicsCurriculumEducación en enfermeríaÉtica de enfermeríaCurriculumEducação em enfermagemÉtica de enfermagemCurrículoO presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.El presente artículo teórico tuvo como objeto de estudio la dimensión ética del proceso de formación del enfermero, considerando la implementación de las Directrices Curriculares Nacionales del Pregrado en Enfermería. Se fundamentó en las premisas de la ética, sus relaciones con la implementación del cambio en el proceso de formación del enfermero, tomando como referencia factores del hacer ético en la formación, buscando oportunidades de reflexiones y contribuir con los rumbos de la educación en enfermería. Se concluye que la dimensión ética en la formación del enfermero involucra valores que permean las relaciones entre los sujetos de ese proceso y la propia naturaleza. El estudio recomienda la necesidad de transformación de la práctica del educando/educador y del modelo curricular constituido, apuntando elementos que indican que la preocupación con la ética en el desarrollo del currículo no se limita a la enseñanza en una disciplina, sino que atraviesa todas las prácticas que se dan al interior del proceso educativo.This theoretical article had as its object of study the ethic dimension of the formation process of nurses taking in consideration the National Curricular Directives for Nursing Courses. It was based on the presuppositions of ethics and their relationship with the implementation of changes in the formation process of nurses, using as reference elements of ethical behavior in the formation and attempting to bring the reflection to current times and thus contribute to define a direction to Nursing education. It was concluded that the ethical dimension in the formation of nurses involves values that permeate the relations between the subjects of this process and nature itself. The study points out the need to transform the practices of students and teachers and change the current curriculum f framework, highlighting elements that indicate that the concern with ethics when developing the curriculum framework is not limited to how a discipline is taught, but pass through as practices that take place in the education process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4175110.1590/S0080-62342008000200026Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 2 (2008); 396-403Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 2 (2008); 396-403Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 2 (2008); 396-4031980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751/45366http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Josicélia DumêtRosa, Darci de Oliveira SantaVieira, Therezinha TeixeiraSadigursky, Dora2012-09-03T17:45:27Zoai:revistas.usp.br:article/41751Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:45:27Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro Dimensión ética del hacer cotidiano en el proceso de formación del enfermero The ethic dimension of daily tasks in the formation process of nurses |
title |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
spellingShingle |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro Fernandes, Josicélia Dumêt Education nursing Ethics Curriculum Educación en enfermería Ética de enfermería Curriculum Educação em enfermagem Ética de enfermagem Currículo Fernandes, Josicélia Dumêt Education nursing Ethics Curriculum Educación en enfermería Ética de enfermería Curriculum Educação em enfermagem Ética de enfermagem Currículo |
title_short |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
title_full |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
title_fullStr |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
title_sort |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
author |
Fernandes, Josicélia Dumêt |
author_facet |
Fernandes, Josicélia Dumêt Fernandes, Josicélia Dumêt Rosa, Darci de Oliveira Santa Vieira, Therezinha Teixeira Sadigursky, Dora Rosa, Darci de Oliveira Santa Vieira, Therezinha Teixeira Sadigursky, Dora |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Darci de Oliveira Santa Vieira, Therezinha Teixeira Sadigursky, Dora |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Josicélia Dumêt Rosa, Darci de Oliveira Santa Vieira, Therezinha Teixeira Sadigursky, Dora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education nursing Ethics Curriculum Educación en enfermería Ética de enfermería Curriculum Educação em enfermagem Ética de enfermagem Currículo |
topic |
Education nursing Ethics Curriculum Educación en enfermería Ética de enfermería Curriculum Educação em enfermagem Ética de enfermagem Currículo |
description |
O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751 10.1590/S0080-62342008000200026 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342008000200026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751/45366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 2 (2008); 396-403 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 2 (2008); 396-403 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 2 (2008); 396-403 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1822179110746587136 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342008000200026 |